5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP de Mônaco da Fórmula 1 2024

Charles Leclerc comandou uma sexta-feira de treinos livres interessantíssima em Mônaco. As Mercedes surgiram fortes, enquanto Max Verstappen lutou com uma Red Bull desequilibrada e a McLaren teve dia mais tímido. Até a Aston Martin veio para a festa

A sexta-feira (24) de trabalhos iniciais da F1 em Mônaco foi daquelas. Charles Leclerc deixou os treinos livres favorito à pole, mas tem como rival um Max Verstappen que já saiu das cordas em outras oportunidades para brilhar aos sábados. E estamos falando justamente do sábado mais importante do ano.

A Ferrari mostrou o ritmo mais forte em classificação, mas tende a enfrentar concorrência pesada da Red Bull pensando nos stints longos. A questão é: em uma pista tão travada e estreita, o sábado fica ainda mais importante. Daí o ligeiro favoritismo italiano.

A McLaren, que chega com três top-2 seguidos de Lando Norris, teve um dia mais tímido, com os dois carros entre os mais velozes no TL1, mas caindo de rendimento no sempre tão importante TL2. Mais constante que os laranjinhas, incrivelmente, foi a Mercedes, que até chegou a liderar a sessão da manhã e parece no páreo. E até a Aston Martin subiu de nível e se meteu no bolo. O sábado, tão decisivo para a etapa, promete.

O GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos na sexta-feira do GP de Mônaco, oitava etapa da Fórmula 1 2024:

Charles Leclerc surgiu muito forte em Mônaco (Foto: Ferrari)

Mônaco, quem diria, se desenha como etapa mais aberta possível. Ao menos no sábado

O GP de Mônaco não deve arrancar suspiros de ninguém em termos de competitividade, ultrapassagens e coisas do tipo, mas ele se desenha interessante em 2024, isso é um fato. Em um momento em que a F1 passa por uma deliciosa instabilidade da força dominante Red Bull e vê a McLaren crescendo de forma assustadora, a Ferrari resolveu caprichar atrás da pole mais importante do ano e até Mercedes e Aston Martin subiram degraus. Para domingo, é capaz que isso não valha de nada, que alguém tranque a rua lá na frente e nada aconteça, mas o sábado vira entretenimento puro.

Verstappen começa sofrendo de novo, mas Ímola prova que pole pode vir

A Red Bull não mostrou muita coisa na sexta-feira de Mônaco, os discursos são pouco animados na batalha com a Ferrari e os rádios de Verstappen beiraram o desespero. Ainda assim, foi uma equipe menos frágil do que nos treinos livres de Ímola e, naquela oportunidade, Max deu um jeito de cravar uma pole que foi fundamental para vencer no dia seguinte. O caminho parece menos árduo em Monte Carlo, impossível descartar que isso aconteça de novo.

Leclerc se impõe por pole, mas ritmo de corrida preocupa

A expectativa sobre o provável crescimento de Verstappen existe, claro, mas não apaga o favoritismo de Leclerc. Charles, dono de histórico tenebroso na corrida de casa, tem uma chance viva de cravar a pole e, ficando longe do muro, pode trancar a rua mesmo com um ritmo de corrida que não parece exatamente mágico. Vai ser curioso ver se a Ferrari vem realmente tão forte amanhã, mas uma coisa parece fato: os italianos seguiram o conceito de abordagem de cada fim de semana de uma forma e, em Mônaco, apostaram tudo na classificação, Calcanhar de Aquiles ferrarista em 2024. Podem colher os frutos, sim.

Mercedes aparece com chances pela 1ª vez em 2024. Só não pode mexer mais no carro

Parece mentira, mas a Mercedes está viva. Vai conseguir alguma coisa? Provável que não, o histórico recente é deplorável, só que a sexta-feira grita: há algum potencial ali. Hamilton liderou TL1, foi segundo no TL2, está com o carro nas mãos e empolgado. A Mercedes só não pode mexer em nada, nenhum ajuste, nada. Aí tem alguma chance de aprontar, se meter na briga.

Lewis Hamilton liderou o TL1 em Mônaco (Foto: Mercedes)

McLaren morna, Aston Martin quente e Mônaco pegando fogo

A McLaren não parece a grande rival da Red Bull em Mônaco. Os ingleses tiveram um dia inicial de oscilação, mas o que mais pega mesmo é o quão rápida está a Ferrari, o que dificulta bem a missão do quarto pódio seguido de Norris. O time precisa trabalhar duro para entrar firme na classificação, é meio que tudo ou nada ali. Por outro lado, a Aston Martin, que vinha em decadência total, teve um dia competitivo e, se largar no grupo da frente, vai dar trabalho. E aqui, claro, leia-se Fernando Alonso, que quase venceu a corrida do ano passado em Monte Carlo, aliás. Para fechar, ainda há a RB, com carinha de que pode aprontar para as grandonas. De novo, tudo, absolutamente tudo que está neste texto, fica pendente ao que rolar na classificação.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Mônaco de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após classificação e corrida. No sábado (25), o TL3 abre as atividades às 7h30 (de Brasília, GMT-3), ao passo que a classificação está marcada para as 11h. Por fim, a largada está marcada para as 10h do domingo.

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