5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP do Canadá da Fórmula 1 2023

Em dia marcado pelo 'apagão' do TL1, Lewis Hamilton e George Russell surgiram quando boa parte do grid já fazia a simulação de corrida e comandaram o TL2 do GP do Canadá com a Mercedes. A Red Bull teve momento estranho, com Max Verstappen em sexto

Sim, a Mercedes liderou com Lewis Hamilton o TL2 do GP do Canadá. Nesta sexta-feira (16), a equipe surpreendeu e fez 1-2 naquela que foi basicamente a única sessão do dia, depois do ‘apagão’ do TL1, com o heptacampeão na frente ao virar 1min13s718. George Russell veio logo atrás e ainda falou no rádio que tinha mais a tirar da volta.

Ferrari teve uma sessão também interessante, aparecendo em terceiro com Carlos Sainz e em quinto com Charles Leclerc. Fernando Alonso foi quem surgiu dividindo os carros italianos, com o companheiro Lance Stroll em nono no TL2 de casa.

Red Bull teve um primeiro dia um pouco atípico, apenas em sexto com Max Verstappen e na oitava colocação com Sergio Pérez. Valtteri Bottas foi sétimo, com Pierre Gasly fechando o top-10.

A sessão teve mais contratempos. Depois da quebra de Gasly no TL1, o segundo treino livre viu Nico Hülkenberg estourar o motor e Esteban Ocon, companheiro de Pierre, encostar com um problema estranho que a Alpine identificou.

Lewis Hamilton foi o mais rápido no segundo treino livre do GP do Canadá (Foto: AFP)

Diante deste cenário, o GRANDE PRÊMIO aponta cinco coisas que aprendemos na sexta-feira da oitava etapa da temporada da F1 2023, no Canadá:

Dia atípico, sem TL1, faz com que todos os itens abaixo tenham asterisco

Podemos falar aqui que não houve TL1, né? O apagão das câmeras fez que a sessão tivesse cerca de 5 minutos de atividades, ou seja, tempo perdido. Aí veio o TL2 e teve chuva no fim, então, em geral, muita coisa deixou de rolar na sexta-feira no Canadá. É por isso que a gente já avisa aqui: todos os pontos do texto merecem ser tratados com cautela, ok?

Mercedes começando bem uma etapa: difícil não se empolgar

Vamos lá, de novo: cautela, hein? Mesmo assim, não podemos deixar de elogiar o desempenho da Mercedes no TL2. Eles falam que não foi bem assim, colocam rivais na frente, mas foi impactante. A Mercedes não tem o melhor carro do fim de semana, aproveitou momento de pista melhor, tudo isso, mas começa mais firme do que geralmente. Se é um time que costuma evoluir durante as etapas, olha que baita notícia aí.

Carlos Sainz e Charles Leclerc andaram forte na sexta-feira do Canadá (Foto: Ferrari)

Ferrari e Aston Martin ao menos parecem ter voltado aos trilhos

As duas grandes decepções do GP da Espanha renderam decentemente na sexta-feira em Montreal. A Ferrari um pouco melhor em ritmo de classificação, a Aston Martin se destacando também em simulação de corrida. Aliás, Alonso foi o mais veloz nos stints longos. Vencer? Difícil, mas ambas parecem postulantes ao pódio, provável briga boa com a Mercedes e até com Pérez.

Início da Red Bull foi estranho, sim, mas calma…

Então, ver a Red Bull fora do top-5 e também sem liderar a simulação de corrida não é normal e é natural que se ligue um sinalzinho de alerta por lá. Mas não muito mais que isso. É bastante provável que o time encontre o rumo das coisas já amanhã e, bom, deve chover, né? E aí para Verstappen o negócio fica especialmente bom. Ainda temos aqui o favorito.

Max Verstappen ainda não está totalmente contente com o carro da Red Bull no Canadá (Foto: AFP)

Alpine parece ter ritmo, mas sofre duas quebras. Alfa Romeo firme de novo

A Alpine andou muito bem em volta rápida de pneus médios, Gasly teve ritmo quase de ponteiro na simulação de corrida, lindo de ver. Problema aqui é que o time teve duas quebras, né? Aí não dá, é jogar muito com o risco o tempo todo. A ‘F1 B’ ainda teve a Alfa Romeo firme, com Bottas em versão mais interessante. Vale lembrar: os ítalo-suíços têm andado bem em circuitos permanentes, podem mesmo se firmar ali na sexta força, viu?

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana da Fórmula 1 no Canadá AO VIVO e EM TEMPO REAL. O TL3, neste sábado, está marcado para 13h30 (em Brasília). No sábado e no domingo, há também a segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.