5 coisas que aprendemos no sábado do GP de Mônaco da Fórmula 1 2024
Charles Leclerc confirmou o favoritismo e cravou a primeira pole da Ferrari na F1 2024. Max Verstappen perdeu o 100% de posições de honra na temporada e, de quebra, vai sair só na terceira fila do GP de Mônaco
Charles Leclerc cravou, pela terceira vez na carreira, a pole na corrida de casa, o GP de Mônaco. Neste sábado (25), o piloto da Ferrari confirmou um favoritismo bem estabelecido em cada uma das atividades de pista, superando a dupla da McLaren e Carlos Sainz em uma batalha interessante.
É a melhor chance que Charles tem para vencer em casa, porém. Na pole de 2021, nem chegou a largar, com o carro estragado de acidente na classificação. No ano seguinte, uma patacoada da Ferrari na tática jogou o rapaz para quarto. Chegou a hora, pois.
Para isso, Leclerc vai precisar segurar Oscar Piastri, Sainz e Lando Norris, que largam na sequência no grid. Max Verstappen, que tinha todas as poles da F1 2024, sai apenas de sexto depois de encontrar o muro no Q3, enfiado entre a dupla da Mercedes, com George Russell em quinto e Lewis Hamilton, sétimo. Yuki Tsunoda, Alexander Albon e Pierre Gasly completam o top-10 que inicia na frente a corrida nas ruas de Monte Carlo.
O GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos no sábado de classificação do GP de Mônaco, oitava etapa da Fórmula 1 2024:
Leclerc confirma pole. É hora de quebrar feitiço em Mônaco e entrar na briga de vez
Chegou a hora de Leclerc dar adeus à maldição em suas corridas de casa. O monegasco que, até outro dia, nunca tinha nem completado as provas em Mônaco, evoluiu de leve nos últimos anos e ao menos foi aos pontos em 2022 e 2023. No entanto, nenhum pódio ainda. É o momento de levantar troféu e de primeiro lugar, em uma Ferrari bem acertada para uma pista em que ultrapassar é missão praticamente impossível. Fechar a casinha, trancar a rua e vencer para entrar de vez na briga pelo título da F1 2024.
Verstappen se vê em péssimos lençóis e parte para redução de danos
É a primeira vez, desde o GP da Cidade do México de 2023, que Verstappen não vai largar na primeira fila. E isso acontece na pior hora possível, já que Mônaco tem toda aquela história de ser estreita, travada. A Red Bull que quicava tanto na sexta-feira, começou a escorregar no sábado. Max está irritado e deixa transparecer clara frustração no fim de semana. Entregou os pontos na entrevista pós-classificação, mas ainda dá para reduzir o estrago.
Norris leva melhor contra Verstappen, mas 4º lugar não é confortável
Lando não tem mostrado grande ritmo em Mônaco durante o fim de semana e, diante disso, o quarto lugar no grid não é ruim. Melhora quando Verstappen aparece em sexto, ou seja, o inglês tem boa condição de dar uma cortada na diferença no Mundial de Pilotos. Problema é que Leclerc, outro rival, sai na pole, além de que Piastri, companheiro de McLaren, fez primeira fila. Parada amanhã não vai ser simples, mas talvez seja mais jogo olhar menos para Max no retrovisor e mais para as possibilidades que podem surgir na frente.
Mercedes belisca Verstappen e tenta se meter no bolo de novo em Mônaco
É cristalino e evidente que a Mercedes não está na F1 para chegar em quinto e sétimo, mas é fato também que os prateados estão evoluindo, mesmo que a passos ‘tartaruguísticos’. O caminho é gigantesco, só que a Mercedes vem ali se pondo no grupo da frente, ainda que seja o grupo ‘atrás dos que estão na frente’. Em Mônaco, porém, tal pelotão engloba também Verstappen, ou seja, é uma ótima hora para Russell e Hamilton mostrarem que há algum potencial ali no carro.
Albon e Gasly recebem chance de ouro e precisam trancar rua por pontos valiosos
Williams e Alpine são duas das três piores equipes da temporada 2024. Em Mônaco, porém, demonstraram algum tipo de evolução, muito provavelmente coisa pontual para a pista, aliás. Fato é que Albon e Gasly largam do top-10 e simplesmente precisam capitalizar porque não dá para ter ideia de quando vão ter outra chance assim. São pontos cruciais para as duas capengas equipes azuis.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Mônaco de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após classificação e corrida. No domingo (26), a largada está marcada para as 10h (de Brasília, GMT-3).
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!