Prost elogia “caráter e atitude mental” e vê Verstappen “faminto pelo sucesso”

Tetracampeão mundial de F1, Alain Prost vê Max Verstappen "motivado e faminto" na busca pelo título da temporada 2024. De acordo com o francês, o piloto da Red Bull se sobressai em comparação com nomes como Charles Leclerc e Lando Norris

Apenas duas etapas da temporada 2024 da Fórmula 1 foram concluídas e Max Verstappen já provou que realmente é o grande favorito a conquista do título. Eterno rival de Ayrton Senna e tetracampeão do Mundial de Pilotos, Alain Prost vê o neerlandês tão motivado quanto estava na corrida pelo troféu do ano passado. De acordo com o francês, a consistência do piloto da Red Bull é o ponto-chave de seu sucesso.

Caso, de fato, termine o atual campeonato no topo da classificação, Verstappen vai igualar Prost e o alemão Sebastian Vettel em número de títulos na F1. O ex-piloto da McLaren, por sua vez, não tem dúvidas que o filho de Jos Verstappen vá igualá-lo ao fim de 2024, já que o dono do carro #1 ainda continua “faminto pelo sucesso”.

“Para os pilotos, nos dias de hoje, a cabeça é tão importante quanto ter um ‘pé pesado’. Para se tornar campeão mundial é preciso combinar velocidade com consistência”, disse Alain à emissora austríaca ServusTV.

“Não basta vencer algumas corridas. Depois de ganhar seu primeiro título, a filosofia muda. Você alcançou um grande objetivo em sua carreira, agora precisa de uma nova meta. Isto é particularmente importante numa situação como a de Verstappen hoje”, continuou o francês, que não acredita que o companheiro de Sergio Pérez terá problemas para encontrar motivação. “Agora ele tem três títulos e venceu muitas corridas em 2023. É preciso ser capaz de se motivar constantemente. Não vejo Max tendo problemas com isso. Pela maneira como ele conduz sua vida, sua atitude, seu caráter, ele sempre parece renovado e faminto pelo sucesso”, explicou.

Alain Prost vê Max Verstappen tão motivado quanto sempre esteve (Foto: Red Bull Content Pool)

A principal categoria do automobilismo vem sendo muito criticada por estar se tornando previsível e entediante devido ao domínio avassalador dos taurinos desde a mudança de regulamento em 2022. Prost sabe que o sucesso pode incomodar muitas pessoas, mas não acredita que Verstappen se sinta incomodado com tal situação.

“Quando você tem muitas vitórias, algumas pessoas esperam que você tenha sucesso novamente, enquanto outras esperam que você tropece porque querem ver outros pilotos vencerem ou querem algo novo. Acho que Max está muito consciente de sua situação”, observou o tetracampeão. “Afinal, quando você consegue, é preciso levar em conta que muitos querem ver você fracassar. É da natureza humana que nem todos te amem. Mas vejo um Verstappen tão motivado a caminho do quarto título como estava há um ano a caminho do terceiro”, declarou.

Acredita-se que, para ser tornar campeão de F1, o piloto precisa ter personalidade forte. No entanto, o ex-consultor da Renault não acha que essa seja uma regra que deva ser obrigatoriamente seguida. Para ele, é completamente possível ser o ‘mocinho’ ao mesmo tempo em que se vence e conquista títulos.

“Tenho de decepcionar as pessoas, mas acho que é possível. É claro que é preciso ser egoísta e ter um caráter forte para ter sucesso, mas um não deve excluir o outro”, comentou.

Prost acredita que Leclerc e Norris são outros pilotos que podem ter sucesso na F1 (Foto: Red Bull Content Pool)

Além de Verstappen, Prost reconheceu que há outros pilotos no atual grid que são talentosos e que poderiam, caso tivessem um carro tão dominante em mãos, fazer o mesmo que o neerlandês está fazendo agora. Porém, para o ‘Professor’, o pupilo de Helmut Marko ainda se sobressai em relação aos demais.

“Max vem antes de todos os outros, não só pelo seu talento excepcional, com o qual consegue tirar mais proveito do carro do que seus companheiros de equipe, ou por seu grande controle do carro. É também uma questão de caráter e de atitude mental”, argumentou.

“Alguns dos outros jovens pilotos demonstraram uma velocidade fabulosa: Charles Leclerc, Lando Norris, Oscar Piastri. Charles já venceu corridas, Lando e Oscar sem dúvida são capazes de fazer o mesmo. Mas uma coisa é vencer e outra é andar consistentemente ao mais alto nível durante uma temporada inteira e ser capaz de lutar pelo título. Mesmo para mim, hoje, é impossível dizer como eles lidariam com esta pressão caso se encontrassem nesta situação”, finalizou Prost.

Fórmula 1 volta entre os dias 22 24 de março com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do fim de semana.

O FANTASY GAME DO GRANDE PRÊMIO: clique na imagem, faça seu cadastro e dê os palpites para a próxima etapa da F1
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.