Audi decide abandonar outras categorias e concentra forças por sucesso na Fórmula 1

Para tornar o projeto de entrada na Fórmula 1 mais sustentável do ponto de vista financeiro, a Audi vai precisar abrir mão da participação em outras categorias do esporte a motor

A Audi já confirmou que vai fazer parte do grid da Fórmula 1 a partir de 2026, quando entram em vigor o novo regulamento de motores e também a parceria da marca com a Sauber. A decisão da empresa alemã, no entanto, acabou refletindo de maneira negativa em outras categorias do esporte a motor, uma vez que outros projetos precisarão ser abandonados em prol do objetivo de ter sucesso na F1.

Com isso, a Audi vai encerrar o suporte de fábrica em outras modalidades, como DTM, Dakar e GT, para concentrar todos os esforços na F1. Ao Motorsport-Magazin, Rolf Michl, diretor-administrativo da Audi Sport, confirmou que a decisão foi tomada pelo Conselho da montadora. Equipes, pilotos e patrocinadores, inclusive, já foram informados sobre a nova diretriz da marca de quatro argolas.

Relacionadas


▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Audi vai deixar de participar de outras categorias para focar apenas na Fórmula 1 (Foto: Audi)
Audi vai deixar de participar de outras categorias para focar apenas na Fórmula 1 (Foto: Audi)

De acordo com Michl, a saída das outras categorias está relacionada ao aspecto financeiro, uma vez que a empreitada na Fórmula 1 vai pesar no bolso dos alemães.

“Esta é uma decisão muito clara de que, com foco na entrada da Fórmula 1 em 2026, infelizmente não haverá mais suporte financeiro para nossas outras equipes”, admitiu. “Isso se refere especificamente ao suporte de pacotes de peças e aos pilotos da Audi”, destacou.

“Vamos garantir que nossos veículos atuais possam permanecer em operação em todos os aspectos, mas a implantação estratégica não foi mais aprovada para nós a partir de 2024. Com o coração pesado, tivemos de aceitar a decisão do Conselho da Audi”, finalizou Michl.

Com isso, o projeto da Audi no Dakar será concluído em 2024. A homologação do Audi R8 LMS GT3, por sua vez, será estendida para que equipes clientes possam continuar participando dos eventos.

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.