Bottas lidera TL2 de incêndio com Gasly e batida entre Stroll e Verstappen em Portugal
Valtteri Bottas voltou a liderar nesta sexta-feira em Portimão, mas o segundo treino livre foi bastante tumultuado com duas bandeiras vermelhas e um longo tempo para que a pista fosse liberada de volta para as atividades da Fórmula 1
Há tempos que a Fórmula 1 não tinha um treino livre tão confuso. A segunda sessão que fechou os trabalhos da programação da Fórmula 1 em Portugal nesta sexta-feira (23) foi marcada por duas interrupções com bandeira vermelha e duas longas esperas para a liberação da pista. O incêndio na AlphaTauri de Pierre Gasly e o acidente entre Lance Stroll e Max Verstappen na curva 1 do circuito de Portimão abreviaram a jornada de equipes e pilotos na pista lusitana. Na tabela de tempos, Valtteri Bottas repetiu o resultado da manhã e foi o mais rápido ao marcar 1min17s940 com o carro #77 da Mercedes.
Verstappen ainda conseguiu terminar na segunda posição da tabela de tempos com a Red Bull, enquanto Lando Norris, nos segundos finais, colocou a McLaren em terceiro, logo à frente da Ferrari de Charles Leclerc. Também no ‘apagar das luzes’, Carlos Sainz, com outra McLaren, foi o quinto, logo à frente da Ferrari de Sebastian Vettel.
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Gasly, mesmo sem ter andado durante boa parte da sessão por conta do incêndio, foi o sétimo e conseguiu terminar à frente de Lewis Hamilton, da Mercedes. Esteban Ocon, com a Renault, foi o nono, enquanto Alexander Albon fechou o top-10.
A Fórmula 1 volta a acelerar neste sábado em Portimão. O treino livre 3 está marcado para 7h (de Brasília), enquanto a sessão que vai definir o grid de largada do GP de Portugal acontece às 10h. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
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Saiba como foi o treino livre 2 do GP de Portugal de Fórmula 1
A grande novidade do treino da tarde em Portimão foi que a Pirelli disponibilizou aos pilotos os protótipos dos pneus que vão calçar os carros da Fórmula 1 na próxima temporada. Por isso, não houve marcação por meio de cor nos compostos utilizados nos 30 primeiros minutos da sessão.
Logo no começo da sessão, Carlos Sainz e Kevin Magnussen ficaram lado a lado na entrada da curva 1 do circuito lusitano e quase se chocaram. Pouco depois, o espanhol rodou, como já havia acontecido pela manhã, muito por conta da falta de aderência do asfalto de Portimão.
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Com todos os pilotos na pista logo nos primeiros minutos para testar os novos pneus, Lewis Hamilton virou 1min22s147 e assumiu a dianteira. Mas o tempo era muito distante do 1min18s410 registrado por Valtteri Bottas no TL1.
De saída da Haas — e, provavelmente, da Fórmula 1 — ao fim da temporada, Romain Grosjean foi outro a dar uma escapada nesta tarde. Ao passear pela caixa de brita, o franco-suíço espalhou muitas pedras pela pista, mas a direção de prova não chegou a intervir para fazer a limpeza.
A sessão era bastante movimentada por conta da presença de todos os carros na pista, mas Sebastian Vettel era um que reclamava da intensidade do treino: “Estão nos fazendo perder tempo dando voltas com tanto tráfego, é uma bobagem”, disparou.
Bottas tratou de manter a Mercedes na frente e virou 1min22s024, assumindo a liderança da sessão. Em seguida, Max Verstappen também superou Hamilton e ficou somente 0s050 atrás do finlandês para avançar à segunda colocação. Já Sergio Pérez rodou na curva 3, chamada Lagos, mas conseguiu voltar para o treino sem maiores problemas.
Hamilton se queixava de vibrações nos pneus dianteiros atendeu ao chamado da Mercedes para recolher aos boxes. Bottas, que não enfrentava os mesmos problemas, melhorou o tempo para 1min21s662. Charles Leclerc também tinha ótima performance com a Ferrari: o monegasco conseguiu subir para a segunda posição, 0s381 do tempo de Valtteri.
Mas no fim da primeira meia hora da sessão, Verstappen virou 1min21s575 para deixar Bottas para trás por apenas 0s087 e liderar a tabela de tempos. Já Romain Grosjean se queixava dos limites de pista impostos pela direção de prova na curva 1. “É impossível de ver, eu faço o melhor que posso”. Vários pilotos tiveram tempos deletados, de manhã e à tarde, por conta da infração nas curvas 1, 4 e 15.
Com os trabalhos de testes com os pneus de 2021 cumpridos, os pilotos tiveram cerca de uma hora para se dedicar de fato às simulações em ritmo de classificação e de corrida. Com os compostos médios, Pierre Gasly tomou a ponta com 1min20s037. O francês chegou a ser desbancado por muitos pilotos em seguida. Com a melhora da pista e o maior conhecimento por parte dos pilotos, muita gente conseguiu evoluir suas respectivas marcas. Até George Russell, da Williams, chegou a subir para P1.
Com 49 minutos de sessão percorridos, Vettel liderava com 1min19s175. Mas tudo mudou depois que a Mercedes mandou Hamilton e Bottas de novo para a pista, mas com pneus macios. Antes, Verstappen e Leclerc, ainda com os médios, tomaram a liderança.
Bottas colocou a Mercedes na frente segundos depois ao registrar 1min17s940. Até que, com 44min33s de sessão, o treino foi interrompido com bandeira vermelha. Tudo por conta do incêndio no carro de Gasly, que saiu rápido do cockpit enquanto os fiscais de pista usaram extintores para apagar o fogo.
Depois de 16 minutos de interrupção, a bandeira verde voltou a tremular em Portimão. Mas o longo tempo de bandeira vermelha comprometeu a programação das equipes para a sequência da sexta-feira. Na fase derradeira da sessão, com menos de 28 minutos para o desfecho, a maior parte dos pilotos voltou à pista com pneus macios para fazer as simulações em ritmo de classificação, principalmente.
Com 24 minutos para o fim, Portimão foi palco de uma cena quase inacreditável. Na abertura de uma volta rápida, Verstappen tentou pegar o vácuo da Racing Point de Lance Stroll no meio da reta, não conseguiu a ultrapassagem, mas andou lado a lado com o canadense por praticamente todo o trecho. Até que, na entrada da curva 1, os dois se chocaram e bateram, até com relativa violência. Verstappen ainda conseguiu seguir para os boxes, mas Stroll ficou parado na caixa de brita. Segunda bandeira vermelha nesta tarde em Portugal.
O holandês se mostrou enfurecido com a atitude do adversário: “Esse porra desse cara é cego? O que há de errado com ele?”, disparou.
Assim como aconteceu na primeira bandeira vermelha, houve uma grande demora para a liberação da pista. Na prática, restou pouco tempo, exatamente 8 minutos, para que os pilotos pudessem fazer alguma coisa com a bandeira verde no fim do treino. Destaque nos segundos finais para os dois carros da McLaren: Norris subiu para terceiro na tabela de tempos, enquanto Sainz foi o quinto. Na frente, Bottas se consolidou como o grande nome do dia em Portimão.
Fórmula 1 2020, GP de Portugal, Autódromo Internacional do Algarve, treino livre 2:
1 | V BOTTAS | Mercedes | 1:17.940 | 32 | |
2 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:18.535 | +0.595 | 34 |
3 | L NORRIS | McLaren Renault | 1:18.743 | +0.803 | 35 |
4 | C LECLERC | Ferrari | 1:18.838 | +0.898 | 34 |
5 | C SAINZ JR | McLaren Renault | 1:19.113 | +1.173 | 32 |
6 | S VETTEL | Ferrari | 1:19.175 | +1.235 | 34 |
7 | P GASLY | AlphaTauri Honda | 1:19.178 | +1.238 | 26 |
8 | L HAMILTON | Mercedes | 1:19.308 | +1.368 | 27 |
9 | E OCON | Renault | 1:19.496 | +1.556 | 32 |
10 | A ALBON | Red Bull Honda | 1:19.643 | +1.703 | 37 |
11 | G RUSSELL | Williams Mercedes | 1:19.821 | +1.881 | 33 |
12 | S PÉREZ | Racing Point Mercedes | 1:19.901 | +1.961 | 34 |
13 | D RICCIARDO | Renault | 1:19.987 | +2.047 | 28 |
14 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:20.465 | +2.525 | 33 |
15 | K RÄIKKÖNEN | Alfa Romeo Ferrari | 1:20.490 | +2.550 | 34 |
16 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:20.680 | +2.740 | 29 |
17 | D KVYAT | AlphaTauri Honda | 1:20.729 | +2.789 | 33 |
18 | R GROSJEAN | Haas Ferrari | 1:20.867 | +2.927 | 32 |
19 | L STROLL | Racing Point Mercedes | 1:20.983 | +3.043 | 26 |
20 | A GIOVINAZZI | Alfa Romeo Ferrari | 1:21.396 | +3.456 | 34 |
Tempo 107% | 1:23.396 | +5.456 |