Câmara dos Deputados concede título de cidadão honorário do Brasil a Hamilton

A Câmara dos Deputados do Brasil aprovou, nesta quinta-feira (9), a homenagem a Lewis Hamilton. O heptacampeão se torna brasileiro honorário

HAMILTON APAIXONADO + FIA CONTRA O BOM SENSO + FÓRMULA 1 2022 EM BAKU | TT GP #56

Lewis Hamilton é cidadão honorário do Brasil! A definição veio nesta quinta-feira (9), quando a Câmara dos Deputados aprovou aprovou uma resolução que pedia a concessão do título ao piloto heptacampeão mundial. Agora aprovada, Hamilton receberá o título em breve.

O anúncio foi feito pela Câmara dos Deputados no começo da tarde após a promulgação da homenagem PRC 79/21 sugerida pelo deputado André Figueiredo [PDT-CE]. De acordo com o Parlamento, o título “será entregue em sessão solene ainda sem data marcada”.

 ▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A homenagem veio depois de Hamilton ser condecorado como cavaleiro da Rainha e receber o título de ‘Sir’. O projeto da Câmara dos Deputados do Brasil foi apresentado no dia 16 de novembro, dois dias após a vitória do britânico em Interlagos. Na ocasião, Hamilton superou duas punições, saindo de último na corrida sprint para quinto, e depois de décimo para primeiro no GP de São Paulo. Lewis comemorou a vitória com a bandeira do Brasil, repetindo o gesto de Ayrton Senna.

A atitude do piloto foi o motivo da criação do Projeto de Resolução. No documento, o deputado afirma que “Esse gesto de respeito à memória do maior piloto brasileiro repercutiu em todos e cada um de nossos cidadãos. Senna não era apenas um piloto, mas representava a imagem de um Brasil que dava certo, que ganhava, que era visto positivamente pelo mundo. Era nosso orgulho pois nos lembrava de nossas potencialidades”.

Lewis Hamilton venceu o GP de São Paulo em Interlagos e se vestiu com a bandeira do Brasil no pódio (Foto: AFP)
Paddockast #151: Pérez fica! E Ricciardo? Gasly vai? O mercado de pilotos da F1 2023

O luto causado pela pandemia da Covid-19, que vitimou mais de 650 mil brasileiros, também é citado. O gesto de Hamilton teria lembrado ao brasileiro “que as cores nacionais não têm partido nem dono”, e ajudaria a resgatar nossa bandeira como símbolo de união nacional. 

“Nesse sentido, sugerimos prestar uma homenagem ao piloto britânico, concedendo-lhe o título de cidadão honorário da República Federativa do Brasil. Esperamos que esse gesto nos ajude no processo de reconciliação nacional e de retomada de nossos símbolos nacionais como patrimônio de todos os brasileiros”, atesta o documento.

A proposta chegou à mesa diretora da Câmara dos Deputados no dia 7 de fevereiro e recebeu votação no plenário agora.

BOTTAS É O PILOTO MAIS FELIZ DA FÓRMULA 1 2022
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.