Sainz se surpreende com McLaren, mas mira pódio: “Vai ser uma corrida emocionante”

Carlos Sainz não ficou impressionado com ritmo da Ferrari em Silverstone e ainda teve de lidar com uma desavença com Charles Leclerc durante a classificação

Mesmo com um pequeno desentendimento com Charles Leclerc, Carlos Sainz conseguiu ao final da classificação para o GP da Inglaterra deste sábado (8), a quinta posição no grid de largada com sua Ferrari e afirmou que, além do carro não estar ruim, se surpreendeu com o desempenho da rival McLaren em Silverstone.

Apesar das boas posições entre os cinco primeiros, a frente de competidores diretos no campeonato de construtores, a equipe de Maranello ainda viu uma pequena confusão entre Sainz e Leclerc devido a posições na pista ao final do Q1.

“Em termos de ritmo e sensação no carro, não foi tão ruim. Ter os dois da McLaren na frente é que foi inesperado. Parece que eles estão encontrando o caminho. Mas é mais ou menos o que esperávamos, talvez as circunstâncias tenham sido um pouco complicadas, mas é esse o nosso desempenho. Estamos tendo classificações muito difíceis, com condições de pista e clima que têm variado muito”, explicou Sainz.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Sainz teve um desentendimento com Charles Leclerc durante a classificação (Foto: Ferrari)

O espanhol acabou 0s012 atrás de Leclerc no grid de largada e espera que, na corrida, a Ferrari tenha mais ritmo que a McLaren e que a Mercedes, que ficaram logo atrás na classificação. “Nossas esperanças são tentar repetir a performance, mas sabendo que somos 0s6 ou 0s7 mais lentos que a Red Bull. Precisamos nos concentrar em tentar vencer as McLaren amanhã, o que nos colocará no pódio, e bater os Mercedes, que estão muito mais fortes do que nós em ritmo de corrida. Será uma corrida emocionante”, afirmou.

Durante a sessão, a interrupção causada pela bandeira vermelha ocasionada pela Haas de Kevin Magnussen gerou uma corrida aos boxes ao final do Q1 e um desentendimento na Ferrari. Embora no momento da parada estivessem respectivamente em terceiro e quarto lugar, os pilotos decidiram ir à pista mais uma vez. Um primeiro momento de atrito entre Sainz e a garagem já foi visto na saída do pit-lane, quando o espanhol teve de deixar Leclerc passar por acordos feitos anteriormente, já levando a protestos do espanhol.

“É um pouco injusto o que você me pediu para fazer, me fez perder a temperatura dos pneus. Estou mais em risco, sou o quarto, ele é o terceiro”, reclamou Sainz pelo rádio da equipe. O #55, então, ultrapassou Leclerc na pista, seguindo o que Max Verstappen e Lewis Hamilton fizeram, por medo de não conseguirem completar sua volta. O monegasco foi ao rádio imediatamente: “Bravo, Carlos, parabéns. Boa ultrapassagem na última curva”.

Após a classificação e sabendo de toda a tensão propagada pelos rádios, Sainz explicou o motivo de ter feito a manobra sobre seu companheiro de equipe.

“Há uma regra de que em um fim de semana eu vou primeiro, e no outro ele [Leclerc]. Obviamente, neste é a vez dele sair antes. Quando você está atrás na tabela de classificação, você tem mais pressa do que o normal para conseguir abrir uma volta. Se ficasse atrás talvez eu não conseguisse mais esse giro que fiz, por isso tive de ultrapassar”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Fórmula 1 2023 AO VIVO e EM TEMPO REAL. No domingo, a largada está marcada para as 11h (de Brasília, GMT-3). O GP transmite em segunda tela em parceria com a Voz do Esporte.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.