Leclerc diz que Ferrari pode escolher punição no Canadá por ser “fácil ultrapassar”

A punição a Charles Leclerc parece inevitável, mas o piloto admitiu que a Ferrari considera pagar logo neste fim de semana, no Canadá, por conta das características do circuito Gilles Villeneuve

A possibilidade de começar o GP do Canadá dez posições atrás do melhor tempo conquistado na classificação parece ser dos males, o menor, na opinião de Charles Leclerc. Mas isso apenas porque a corrida de domingo será em Montreal — uma pista que permite ao piloto chances de recuperação mais do que em outras. Portanto a troca de motor no carro do monegasco é, sim, uma opção que a Ferrari considera fortemente.

A escuderia italiana confirmou antes dos treinos livres desta sexta-feira (17) que a unidade de potência que forçou Leclerc ao abandono na última etapa, em Baku, possui danos “além do reparo”. Para evitar uma troca e, consequentemente, a perda de dez posições no grid, a equipe vai optar por uma configuração totalmente nova, porém a escolha de um novo motor ainda é uma alternativa válida.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Charles Leclerc abandonou em Baku com problemas no motor Ferrari (Foto: Reprodução/F1)

“Obviamente, não estamos na melhor situação possível”, reconheceu Leclerc, garantindo que ainda não há confirmação sobre a troca da unidade de potência. “Ainda há discussões em andamento sobre isso. Por enquanto, nenhuma decisão foi tomada, mas claro que não é a melhor posição para se estar”, completou.

O ponto-chave que a Ferrari considera são as características do circuito Gilles Villeneuve, que possui tanto trechos de alta velocidade quanto mais lentos, onde os italianos levam vantagem sobre a Red Bull. Mas o principal são as possibilidades de ultrapassagens que a pista canadense proporciona. Isso contaria a favor na decisão pela troca do motor, em vez de arriscar a mudança num circuito mais travado, comprometendo mais o resultado final de Leclerc.

“Cabe à equipe escolher a melhor pista onde quer receber uma punição, caso ela aconteça. Esta é uma daquelas em que é muito fácil ultrapassar, mas há pistas nas próximas três ou quatro etapas que também permitem ultrapassagens fáceis. Portanto, vamos discutir e tentar tomar a melhor decisão a partir daí”, finalizou o monegasco.

O primeiro treino livre para o GP do Canadá está marcado para as 15h (de Brasília, GMT-3). A segunda sessão será realizada às 18h, também horário de Brasília. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do circuito de Montreal AO VIVO e EM TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.