Leclerc lidera manhã do 2º dia de testes no Bahrein encerrada por drama com bueiro

A manhã da quinta-feira (22) de testes coletivos da Fórmula 1 no Bahrein terminou bem antes do combinado após uma tampa de bueiro soltar em contato com os carros de Charles Leclerc e Lewis Hamilton. Leclerc foi o mais rápido

O segundo dia de testes coletivos de pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein começou de maneira diferente do que se esperava. Eis que a primeira bandeira vermelha da pré-temporada veio, nesta quinta-feira (22), não por conta de um problema de confiabilidade das equipes, mas da pista. Uma tampa de bueiro posicionada abaixo de uma zebra se soltou após contato com os carros de Charles Leclerc e Lewis Hamilton, o que fez o teste ser interrompido após 2h20 e encerrado 40 minutos depois, quando ainda havia uma hora no relógio. Leclerc foi o mais rápido.

Foi o próprio Leclerc o primeiro a atropelar a tampa de bueiro, que estava escondida. Instantes depois, Hamilton fez o mesmo movimento. O assoalho do carro da Ferrari ficou bastante danificado, enquanto o da Mercedes também sofreu. É mais um episódio da Ferrari sofrendo com bueiros, como também aconteceu com Carlos Sainz em Las Vegas.

Já na pista, Leclerc foi o mais rápido com o tempo de 1min31s750. Seria bom o bastante para liderar a manhã da quarta-feira, mas foi 0s5 mais lento que o tempo mais rápido de Max Verstappen na parte da tarde.

Oscar Piastri e Logan Sargeant ainda grudaram no mesmo segundo e ficaram nas posições dois e três, enquanto Sergio Pérez, Fernando Alonso, Hamilton, Guanyu Zhou, Pierre Gasly, Nico Hülkenberg e Yuki Tsunoda completaram o top-10.

O campeão de quilometragem foi justamente Tsunoda, que deu 40 giros. Na outra ponta, Sergio Pérez foi o que menos andou, só 20 voltas, mas com uma explicação. Após o primeiro stint do dia, ‘Checo’ voltou aos boxes e sofreu com um pequeno incêndio no freio dianteiro enquanto os mecânicos por ali mexiam. Ficou cerca de 25 minutos parado por conta do incidente.

Charles Leclerc foi o mais rápido, mas atropelou um bueiro no caminho (Foto: Scuderia Ferrari)

CONFIRA COMO FOI A PRIMEIRA PARTE DO DO DIA 2 DE TESTES NO BAHREIN

O segundo dia de atividades da Fórmula 1 no Bahrein começou com temperatura um pouco mais baixa que no dia anterior, mas ainda era uma janela que colocava o asfalto em 36°C. Com o avançar da hora e a chegada na hora do almoço, a expectativa era que o dia também ficasse bem quente, como foi na quarta-feira.

A manhã da quinta-feira apresentava os dois pilotos que ainda não tinham ido à pista na pré-temporada: Lewis Hamilton e Sergio Pérez. Os outros 18 andaram em algum momento da quarta-feira. Assim que a bandeira verde foi acionada, às 10h locais (4h de Brasília, GMT-3), os dois saíram e levaram Fernando Alonso e Oscar Piastri junto.

Além de Hamilton, Pérez, Alonso e Piastri, a manhã de testes contava ainda com Charles Leclerc, Pierre Gasly, Logan Sargeant, Yuki Tsunoda, Guanyu Zhou e Nico Hülkenberg. A direção de prova já adicionava 10 minutos no tempo da sessão, porque, afinal, ela também está em teste! Nos dez minutos adicionais, no fim da atividade, estava marcado uma prática do sistema de safety-car.

Assim como na manhã anterior, a pista encheu rapidamente. Tsunoda seria o último a entrar, após 13 minutos. Embora Leclerc aparecesse na frente naqueles primeiros instantes, as voltas eram muito altas em comparação com o que foi visto na quarta-feira. Era óbvio que ninguém havia buscado qualquer demonstração de desempenho.

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O primeiro a tentar algo assim foi Sargeant, que anotou 1min33s561 com a Williams. É bom destacar que a equipe inglesa foi a única com maiores problemas de confiabilidade na quarta-feira, ainda que nada tão dramático quanto testes costumam mostrar. Mas Alexander Albon sofreu com a bomba de combustível na parte inicial e, depois, Sargeant teve problemas na transmissão.

Já o primeiro caso grave do dia vinha justamente da Red Bull. Após a sequência inicial de voltas, Pérez foi para os boxes, onde apresentou um incêndio no freio dianteiro. Nada muito grande, mas o fogo foi visível naquela parte do bólido, enquanto parado na garagem. A equipe teve de desmontar a parte da frente do carro. O mexicano passaria quase meia hora parado.

Após os 30 minutos iniciais, finalmente os tempos começaram a cair. Leclerc, de pneus C3, registrou 1min31s822. Bem rápido, apesar de ainda 0s5 pior que o tempo voador de Max Verstappen no primeiro dia de testes.

Assim como na manhã da quarta, Piastri demorava a registrar uma volta rápida. Quando vinha bem para passar entre os primeiros colocados, desistiu e voltou para os boxes. Nenhum problema aparente, porém.

Sargeant fora o primeiro a dar volta rápida e foi, também, o primeiro a sair da pista após pegar uma corrente de vento mais forte no contorno da curva 11. Nada grave, mas pegou a parte pintada da pista.

Leclerc melhoraria o tempo antes da marca de uma hora e chegaria, ainda com os pneus C3, a 1min37s750. Piastri finalmente andava rápido e ia ao segundo posto, enquanto Sargeant, Gasly e Zhou apareciam no top-5. Alonso não registrara volta rápida, apenas fazia instalações, e a Aston Martin aproveitou para explicar o que buscava com as grelhas instaladas no carro: entender o fluxo do ar e o funcionamento de freios e sistema de resfriamento. É para isso que servem os testes, afinal!

Fernando Alonso testou os elementos aerodinâmicos da Aston Martin (Foto: Aston Martin)

Alonso, que também ficou bastante tempo nos boxes antes do uso das grelhas, foi o último a registrar o tempo, logo após a marca de uma hora. Com todos em fluxo na pista, o teste progredia naturalmente, e Sargeant voltava a colocar pneus da gama mais macia para voltas velozes. Logan melhorou o tempo dele, mas seguiu em terceiro. Zhou já se aproximava da marca de 30 voltas e era o campeão de quilometragem.

Hamilton calçou pneus C3 novos e abriu volta rápida, mas estava claro que não era uma busca por desempenho: andou na casa de 1min34s. Logo depois, precisou travar pneus no começo da curva sete e subiu nas zebras.

Era a vez de Tsunoda ficar um período maior de tempo nos boxes enquanto os mecânicos da RB mexiam no carro. Enquanto isso, Alonso apertava o passo e subia para a quarta colocação. Zhou também fizera a melhor volta dele e estava em quinto.

Pérez só foi dar uma volta competitiva instantes antes do relógio bater duas horas de teste. Foi ao quarto posto, mas ainda sem tentar se aproximar dos tempos assombrosos de Verstappen. Com a marca da metade da sessão matinal já ultrapassada, Leclerc, Piastri, Sargeant, Pérez, Alonso, Zhou, Gasly, Hamilton, Hülkenberg e Tsunoda formavam o top-10.

O movimento na pista diminui um tanto no começo da terceira hora. Hamilton até andava mais rápido, mas Tsunoda e Hülkenberg faziam longas simulações de corrida. A maioria ajustava o carro nos boxes.

Eis que apareceu a bandeira vermelha! Após o primeiro dia de testes passar incólume às interrupções totais de atividades de pista, a sessão matinal da quinta-feira foi parada após pouco mais de 2h20. O motivo envolveu Leclerc e uma zebra metros antes da curva 11.

Charles, que acabara de voltar ao traçado após mais de 20 minutos fora, passou aberto demais na preparação para contornar a curva. No caminho, subiu na zebra em alta velocidade. O impacto fez a zebra começar a descolar da pista e, instantes depois, Hamilton passou no mesmo trecho e soltou tudo de vez. Sobrou um buraco entre zebra e a parte externa, além de machucar o assoalho da Ferrari de Leclerc. Logo, apareceu uma pessoa para mexer na zebra. E as companhias foram se somando, mas resolver o problema foi mais demorado do que se imaginava inicialmente.

Se num primeiro momento não deu para notar, depois ficou claro: havia uma tampa de bueiro abaixo da zebra. O bloco se soltou nas passagens dos carros de Leclerc e Hamilton e causou estrago.

Após cerca de 40 minutos de muita observação no local e deliberação entre o pessoal da FIA, a decisão foi encerrar o turno de testes. Assim, fim da atividade, que acabou tendo pouco mais de metade do tempo planejado. Leclerc foi mesmo o mais veloz.

F1 2024, Testes de Pré-Temporada, Bahrein, Dia 1, Manhã:

1C LECLERCFerrari1:31.750 36
2O PIASTRIMcLaren Mercedes1:32.328+0.57835
3L SARGEANTWilliams Mercedes1:32.578+0.82830
4S PÉREZRed Bull RBPT1:32.879+1.12920
5F ALONSOAston Martin Mercedes1:33.053+1.30331
6L HAMILTONMercedes1:33.225+1.47539
7G ZHOUSauber Ferrari1:33.715+1.96538
8P GASLYAlpine1:33.804+2.05433
9N HÜLKENBERGHaas Ferrari1:37.509+5.75931
10Y TSUNODARB RBPT1:38.074+6.32440
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