Leclerc garante “racionalidade” em renovação com Ferrari: “Projeto tem de fazer sentido”

Charles Leclerc ressaltou "amor" pela Ferrari, mas garantiu que a renovação contratual foi uma decisão baseada na racionalidade e no que o projeto da equipe tinha a oferecer

De contrato renovado com a Ferrari para os próximos anos, Charles Leclerc admitiu que, apesar de todo o sentimento em torno da ligação com a escuderia italiana, a decisão de estender o vínculo foi tomada racionalmente, observando o projeto da equipe para o futuro. O monegasco ressaltou o longo período de parceria entre ele e o time de Maranello, mas explicou que “o projeto precisava fazer sentido” para que a assinatura acontecesse, até por uma questão de confiança.

“Por mais que eu goste de deixar o instinto falar na pista, quando você toma essas decisões sobre contratos, obviamente precisa ter um pensamento muito racional também”, disse Leclerc. “Eu amo a Ferrari. Sempre serei grato pelo que fizeram por mim desde os anos de GP3, quando acreditaram em mim, me deram a chance de chegar à F1 e então me juntar à equipe”, agradeceu.

“No entanto, o projeto precisa fazer sentido, porque também sei que se acreditar no projeto, estarei mais motivado como piloto”, explicou. “É nesse momento em que surge a melhor versão como piloto. Então, precisei me questionar se era o melhor lugar para mim e se me daria as melhores chances de vencer um campeonato nos próximos anos”, frisou.

A temporada de 2024 será a segunda com Frédéric Vasseur no comando da equipe, e o francês foi uma peça fundamental na chegada de Lewis Hamilton para 2025, no lugar de Carlos Sainz. Ao comentar sobre o trabalho do chefe, Leclerc afirmou que concorda com as direções tomadas pelo dirigente e se disse “alinhado” com o projeto da Ferrari para os próximos anos.

Leclerc vai para sua sexta temporada pela Ferrari em 2024 (Foto: Ferrari)

Além disso, o piloto monegasco ressaltou que a decisão de renovar o contrato com a equipe veio após analisar de maneira racional o que o projeto teria a oferecer em termos de competitividade.

“Não preciso pensar muito [sobre isso]. Temos conversas regulares com Fred [Vasseur] sobre o que ele quer alcançar e como quer alcançar. Estou totalmente de acordo. Realmente acredito na visão que ele tem para a Ferrari”, apontou.

“Estamos alinhados na forma que queremos vencer um Mundial o mais rápido possível”, prosseguiu Leclerc. “Provavelmente, fui um pouco mais racional do que normalmente sou, já que costumo tomar mais decisões com o coração do que com a cabeça. Mas, dessa vez, o projeto precisava ser considerado”, finalizou.

F1 abre a temporada 2024 no próximo fim de semana, entre os dias 29 de fevereiro e 2 de março, com o GP do Bahrein. O GRANDE PRÊMIO transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após cada dia de atividade.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.