Chefe diz que Haas pode manter Mazepin “sob controle”: “Vamos ajudá-lo”

Guenther Steiner se disse focado apenas na performance do russo. Há poucos dias, o piloto causou polêmica ao divulgar nas redes sociais um vídeo em que abusava de uma mulher

A Haas acredita que pode manter Nikita Mazepin “sob controle”. A equipe prometeu lidar seriamente com o russo após o caso de abuso, mas já dá indícios de que, se tomar uma providência, não passará muito de um puxão de orelha.

No último dia 9, Mazepin postou um vídeo em que apalpava o seio de uma mulher sem consentimento. O russo era passageiro de um carro e estava filmando um amigo ao volante quando vira para trás, exibe a mulher e a toca. A moça, então, afasta a mão do piloto da Fórmula 2 e mostra o dedo do meio para a câmera.

Mazepin ainda fez questão de marcar a mulher na postagem e completou com a frase “ela é a melhor”. O vídeo do momento do abuso foi apagado pouco depois.

Guenther Steiner não pretende revelar conduta com Mazepin (Foto: Getty Images)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A Haas, então, passou a ser cobrada nas redes sociais por um movimento que subiu a hashtag ‘#WeSayNotoMazepin’ [‘Dizemos não a Mazepin’, em português], a equipe norte-americana condenou o comportamento do piloto, que se desculpou, dizendo que precisa se “segurar e me manter em um alto nível como um piloto de Fórmula 1”.

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e a Fórmula 1 condenaram o que classificaram em uma nota conjunta como “ações condenáveis”, mas deixou nas mãos da Haas qualquer medida disciplinar.

A equipe, porém, não parece inclinada a tomar qualquer medida severa, já que o chefe da Haas acredita ser capaz de ter Mazepin sob controle.

“Sabemos disso sobre Nikita e acho que posso mantê-lo sob controle”, disse Steiner à emissora Channel 4. “Olho para a performance dele. Em relação ao resto, podemos ajudá-lo. Só temos de garantir que ele não continue fazendo essas coisas e guiá-lo nessa direção”, completou.

Em outra entrevista ainda em Abu Dhabi, Steiner assegurou que vai lidar com a questão, mas reconheceu que o público talvez nunca saiba qual a postura adotada pela equipe. O dirigente tampouco disse como a Haas pretende manter o piloto sob controle.

“Nós tínhamos a corrida, então não foquei nisso. Esse vai ser o meu trabalho nas próximas semanas, quando voltar para o escritório. Estou viajando, e aí vou lidar com isso”, contou. “Mas nós conversamos antes do início do fim de semana e eu disse que não fazia sentido fazer alguma coisa agora, porque existe um foco, que precisa ser mantido”, defendeu.

Apesar de o pai de Nikita, Dmitry, estar investindo na Haas, Steiner garante que a equipe pode manter a objetiva para lidar com o assunto.

“Sim, posso fazer uma avaliação objetiva, obviamente. Mas, como eu disse, vou lidar com isso nas próximas semanas. Mas, como eu disse, vou lidar com isso na próxima semana. Talvez vocês nunca saibam com que lidamos e quais são as circunstâncias, pois vou mantê-las privadas”, declarou.

Ainda, o dirigente destacou que precisa conhecer todos os fatos antes de poder julgar e tomar uma decisão.

“Acho que não tem a ver com a minha reação pessoal. Minha primeira reação foi, olhei para aquilo e não tive reação, pois preciso permanecer objetivo. Então não posso reagir”, afirmou Steiner. “Preciso reunir os fatos, falar com as pessoas, falar com as pessoas envolvidas e sobre como aconteceu. E aí posso fazer a minha avaliação”, continuou.

“Não me atingiu pessoalmente naquele momento. Não posso fazer isso, pois aí não sou mais objetivo. Preciso ser objetivo sobre tudo”, completou.

Russo tem histórico de polêmicas dentro e fora das pistas

Na etapa final da temporada 2020 da Fórmula 2, Mazepin empurrou Yuki Tsunoda para fora da pista e teve atitude antidesportiva em briga com Felipe Drugovich. O competidor, que havia terminado no pódio, recebeu duas punições de 5s e caiu para nono, dando o top-3 para o brasileiro.

Na corrida 2 da rodada dupla em Sóchi, se envolveu em um acidente com Jack Aitken e Noburo Matsushita, sendo penalizado em 15 posições no grid por uma “total falta de preocupação com seus companheiros”. Na época, escapou da pista e retornou de forma negligente, causando a confusão.

A lista ainda conta com pedidos de nudes [foto sem roupas] para uma garota para conseguir acesso ao paddock, foi proibido de correr a primeira corrida da temporada 2016 da F3 Europeia após um soco no rosto de Callum Ilot, comentários ofensivos por conta da pandemia do coronavírus, entre tantas outras coisas.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.