7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Como estão duelos internos das equipes na F1 2024 após GP da China
Fórmula 1

Chefe da Mercedes compara final da F1 2021 com polêmico gol de mão de Maradona

Toto Wolff voltou a mostrar irritação com a decisão da Fórmula 1 em 2021, no GP de Abu Dhabi, e lembrou de um polêmico lance da história das Copas do Mundo para exemplificar

Mercedes conseguiu quarto e sexto lugares na França, mas Wolff não ficou feliz (Foto: Sebastian Kawka/Mercedes)

Mercedes conseguiu quarto e sexto lugares na França, mas Wolff não ficou feliz (Foto: Sebastian Kawka/Mercedes)

 
HAMILTON TEM RAZÃO AO DIZER QUE GP DE ABU DHABI FOI MANIPULADO?

Quase uma semana depois da polêmica e intensa final da Fórmula 1 em Abu Dhabi, os protagonistas do espetáculo continuam falando sobre os incidentes das voltas finais da corrida. Toto Wolff, chefe da Mercedes, por exemplo, segue indignado com a atuação do diretor de provas Michael Masi e não fez questão de esconder.

O austríaco afirmou não querer contato com Masi, diretor de provas da FIA e diretamente envolvido na polêmica que tomou conta da categoria após a conquista do holandês.

“Não me interessa conversar com Michael Masi”, afirmou Wolff ao ser perguntado se teve algum contato com o diretor de provas da FIA. “As decisões que aconteceram nos últimos quatro minutos da corrida roubaram Lewis Hamilton de um merecido campeonato mundial”, reclamou Toto.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O épico gol de mão anotado por Maradona sobre a Inglaterra (Foto: Reprodução)

Para expressar melhor sua raiva, Wolff comparou o GP da Abu Dhabi com um dos lances mais controversos da história do futebol: o gol de mão marcado por Diego Maradona contra a Inglaterra na Copa do Mundo de 1986. O lance, marcado no folclore do esporte, foi apelidado de “Mão de Deus” pelos argentinos. O dirigente também lembrou da polêmica final da Copa de 1966, quando criou-se uma discussão se a bola decisiva entrou ou não.

“O que aconteceu é do nível da ‘Mão de Deus’ ou de Wembley [em 1966]. Não queríamos vence ro título mundial no tribunal porque seria estranho para a FIA se defender e julgar ao mesmo tempo”, disse Wolff ao jornal Bild.

“Isso nos deixou sem esperanças, assim como a volta final de domingo. Não me sentia desse jeito desde criança”, acrescentou o chefe da Mercedes.

Wolff seguiu em seu discurso inflamado, inclusive utilizando palavras fortes. O dirigente disse que o octacampeonato de Lewis Hamilton foi “roubado” pela direção de prova, mas evitou tecer ataques diretos à Red Bull ou a Verstappen — que foi elogiado.

“Sua pilotagem, principalmente nas últimas quatro corridas, foi sem erros. Teve uma liderança incontestável no domingo em Abu Dhabi desde o início. Roubá-lo na última volta é inaceitável”, declarou. “É por isso que, por um ponto de vista pessoal e profissional, meus valores e meu senso de integridade não são compatíveis com as decisões tomadas no domingo”, finalizou.

LEIA TAMBÉM
Campeão, Verstappen consolida troca de guarda e fim da dinastia Hamilton na F1
Verstappen triunfa em rivalidade contra nêmesis de uma vida apenas aos 24 anos
Verstappen vence batalha árdua em primeiro título e sinaliza nova era na Fórmula 1
Red Bull enfim entrega carro vencedor e dá condição de título a Verstappen na F1

https://www.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Verstappen-x-Hamilton-ultima-volta.mp4
A dramática última volta do GP de Abu Dhabi de F1 (Vídeo: TSN)