Chefe afasta “tensão na Red Bull”, mas garante: “Não vamos impedir se Verstappen quiser sair”

Christian Horner comentou a recente declaração de Max Verstappen, que atrelou a permanência na Red Bull a Helmut Marko, e disse que nenhum funcionário seria forçado a ficar na equipe contra a vontade, fosse quem fosse

Imaginar Max Verstappen fora da Red Bull antes do final do atual contrato era algo impossível até então, mas os recentes desdobramentos do ‘Caso Horner’ mostraram que é uma chance, sim, a ser considerada. E o chefe dos taurinos afirmou que por mais que confie no comprometimento do neerlandês, não vai impedi-lo de sair se essa for a vontade do piloto.

O caso envolvendo Christian Horner ganhou novos capítulos durante o fim de semana da Fórmula 1 na Arábia Saudita. Primeiro, a funcionária que denunciou o líder da Red Bull por “comportamento inapropriado” foi afastada da equipe; em seguida, Helmut Marko revelou ao canal austríaco ORF que havia a chance de ser suspenso, uma vez que era o suspeito de ter vazado à mídia as informações sobre a investigação interna que a equipe conduzira a partir das alegações da funcionária.

Só que a maior surpresa veio de Verstappen, indo a público declarar lealdade ao consultor, deixando claro que a permanência no time estava atrelada a Helmut.

Marko se encontrou com Oliver Mintzlaff, CEO da marca, e confirmou o fico. No domingo (10), o ‘novo episódio’ da série trouxe uma reviravolta: a mulher que acusou Horner anunciou um esclarecimento público para dar a sua versão dos fatos, enquanto o britânico, considerado inocente das acusações num primeiro momento, viu-se com o cargo novamente ameaçado após nova reunião dos CEOs da Red Bull e a preocupação com a imagem nas vendas.

CHRISTIAN HORNER; MAX VERSTAPPEN; RED BULL; F1; FÓRMULA 1; GP DE ABU DHABI;
Horner disse que não vai impedir Verstappen de deixar Red Bull se ele quiser (Foto: Bryn Lennon/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Em meio a todo o turbilhão nos bastidores, Horner foi sincero ao comentar as declarações de Verstappen quanto à condição para ficar em Milton Keynes até o final de 2028. “É como tudo na vida: não se pode forçar alguém a estar em algum lugar só por causa de um pedaço de papel.”

“Se alguém não quisesse estar nesta equipe, não o forçaríamos a ficar contra a vontade. Isso se aplica quer seja um operador de máquina, um projetista ou alguém em uma das funções de apoio na empresa. Estar em uma equipe como esta envolve comprometimento e paixão. Max tem isso. Já vimos isso, ele está aqui desde os 18 anos. Não tenho dúvidas quanto ao comprometimento e a paixão dele no futuro”, salientou.

Na pista, o que se viu em Jedá foi mais uma performance incontestável de Verstappen, que puxou mais uma dobradinha com Sergio Pérez. E o dirigente britânico reiterou que assim como no relacionamento com Marko, não tem nenhum problema de convívio com Max.

“Está tudo bem com Max. Ele está trabalhando bem dentro da equipe. Não há tensão, não há estresse, dá para ver como ele está relaxado nos boxes com todos da equipe. Isso também se traduz no desempenho na pista. Portanto, não há nenhum problema com Max”, concluiu.

Fórmula 1 volta entre os dias 22 24 de março com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do fim de semana.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.