Confiabilidade e desempenho: Mercedes explica troca de peça do motor de Hamilton

A Mercedes surpreendeu ao decidir trocar apenas uma parte da unidade de potência do carro de Lewis Hamilton na Turquia, onde a F1 está para a 16ª etapa da temporada. A equipe entende que uma mudança completa não traria benefícios neste momento. Apesar disso, o inglês terá de cumprir punição

Depois de algumas especulações sobre uma possível troca para o quarto motor, a Mercedes tomou uma atitude que surpreendeu na Turquia, nesta sexta-feira (8). Ao invés de promover uma mudança completa, os engenheiros optaram por substituir apenas um dos elementos que compõem a unidade de potência do carro de Lewis Hamilton. A equipe decidiu somente por um novo motor de combustão interna.

A alteração significa também que o líder do campeonato 2021 da F1 terá de cumprir uma punição. Quer dizer, Hamilton vai perder dez posições no grid de largada da etapa turca deste fim de semana. Se a Mercedes optasse por uma unidade totalmente nova, o heptacampeão teria de partir do fundo do pelotão, como aconteceu com o companheiro Valtteri Bottas, na Itália, por exemplo, ou mesmo com o rival Max Verstappen, no GP da Rússia.

Mas há um motivo claro para essa decisão. Andrew Shovlin, engenheiro de pista dos alemães, explicou que uma substituição completa não traria vantagens suficientes para justificá-la neste momento da temporada. “Estamos simulando todas as corridas até o fim do ano”, revelou o inglês à Sky Sports F1.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

LEWIS HAMILTON; MERCEDES; TURQUIA;
Lewis Hamilton em Istambul para o GP da Turquia (Foto: LAT Images/Mercedes)

“Havia o risco de um problema de confiabilidade. É também uma questão evitar qualquer falha em corrida, o que ainda nos levaria a cumprir uma punição na próxima etapa”, completou.

“Então, há um elemento de desempenho porque as unidades de potência perdem alguns cavalos ao longo do ciclo de vida. A punição de dez posições no grid foi o melhor cenário diante de fatores de confiabilidade e desempenho. É por isso que acreditamos que é melhor do que largar do fundo do grid”, acrescentou o engenheiro.

Entretanto, a Mercedes ainda pode trocar outros componentes ao longo do fim de semana em Istambul, o que pode gerar novas punições. Mesmo assim, Shovlin entende que é pouco provável que aconteça.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“Isso exigiria algum trabalho invasivo, especialmente quando se começa a mudar esses elementos em um fim de semana de corrida, então estamos felizes com a decisões que tomamos até aqui”, afirmou.

Hamilton foi o mais rápido nos primeiros treinos livres do GP da Turquia. Mas disse que vê como necessária a pole-position neste sábado, para tentar minimizar o prejuízo. Lewis tem dois pontos de vantagem para Verstappen, que enfrentou problemas de acerto nesta sexta-feira e ficou apenas com o quinto tempo, 0s6 atrás do adversário.

A Fórmula 1 volta a acelerar em Istambul Park neste sábado. O treino livre 3 terá início às 6h (de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação está marcada para 9h. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar