Confira declarações após classificação do GP da Cidade do México da F1 2022

Max Verstappen cravou a pole do GP da Cidade do México da F1 2022 mesmo com a Mercedes chegando bem forte na disputa. George Russell, Lewis Hamilton, Sergio Pérez, Carlos Sainz e um surpreendente Valtteri Bottas fecham as três primeiras filas do grid de largada

Max Verstappen garantiu mais uma pole na F1 2022, com volta impressionante na classificação do GP da Cidade do México. Neste sábado (29), o holandês achou um giro em 1min17s775, enfiando mais de 0s3 na dupla da Mercedes, que chegou na definição do grid muito forte na altitude da capital mexicana.

Sergio Pérez ficou com a quarta melhor marca na classificação, na frente de Carlos Sainz e Charles Leclerc. Entre as duas Ferrari ainda apareceu Valtteri Bottas, fechando a terceira fila com a surpreendente Alfa Romeo.

O top-10 ainda teve, atrás de Leclerc, Lando Norris, Fernando Alonso e Esteban Ocon.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Cidade do México de Fórmula 1. No domingo, a largada está marcada para as 17h (de Brasília, GMT-3).

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Max Verstappen derrotou as Mercedes por 0s3 e garantiu a pole na Cidade do México (Foto: AFP)

Confira as declarações completas dos vinte pilotos no México:

Max Verstappen, pole: Verstappen destaca importância de “fazer boa largada” no México: “Temos uma longa reta”

George Russell, segundo: Russell lamenta erro que tirou pole na Cidade do México: “Merecíamos mais”

Lewis Hamilton, terceiro: Hamilton vê “melhor classificação do ano” no México e avisa: “Caminho é longo até curva 1”

Sergio Pérez, quarto: Pérez reclama de “bagunça” na classificação no México: “Poderíamos brigar por pole”

Carlos Sainz, quinto: Sainz se diz “decepcionado” com trabalho da Ferrari no México: “Brigamos com o carro”

Carlos Sainz garantiu a melhor posição da Ferrari no grid do México e sai em quinto (Foto: AFP)

Valtteri Bottas, sexto: Bottas destaca confiança com carro e diz que 6º no México “é encorajador” para Alfa Romeo

Charles Leclerc, sétimo: Leclerc reclama do motor e diz que Ferrari “simplesmente está lenta” no México

Lando Norris, oitavo: “Estou muito feliz, foi um bom dia hoje e estou satisfeito com a oitava colocação. Fiz uma volta muito boa no Q3 para nos colocar à frente da Alpine, que é o melhor que podíamos fazer nessas condições. Estamos muito longe das equipes à frente, mas isso é normal, então estou feliz porque nos demos uma boa chance para a corrida de amanhã. É um longo caminho até a curva 1, muitas coisas podem acontecer. Vamos nos concentrar na corrida e focar em ter uma largada limpa, abaixar a cabeça e ter uma corrida tranquila a partir de então”.

Fernando Alonso, nono: Alonso aponta “desconforto e falta de ritmo” da Alpine, mas festeja classificação no México

Esteban Ocon, décimo: “Foi uma boa classificação da equipe, com Fernando [Alonso] e eu entre os dez primeiros, que é sempre o nosso objetivo mínimo. Maximizamos o potencial do carro, embora eu ache que ainda tenha ficado um pouco de desempenho sobre a mesa no Q3 depois de um Q1 e um Q2 sólidos. No entanto, tudo está muito perto, estamos na disputa por pontos e sabemos que amanhã será uma luta. Vamos ter de estar no nosso melhor como equipe para sair da corrida com bons pontos. Sei que estaremos prontos para todas as possibilidades.”

Esteban Ocon sai em décimo no México (Foto: AFP)

Daniel Ricciardo, 11º: “Acho que foi certamente promissor em algumas áreas e tivemos um ritmo decente. A primeira volta no Q2 foi decente. Havia alguns lugares para melhorar – algumas curvas no setor intermediário – mas senti que era definitivamente alcançável. Na segunda volta, porém, saímos com muito tráfego e a volta foi comprometida: foi devagar e os freios e pneus não estavam prontos. Precisávamos nos preparar melhor para isso, e acabou nos custando. Acho que as coisas ainda parecem encorajadoras para amanhã. Devemos ter algum ritmo, mas eu adoraria ter mostrado um pouco mais e entrado no Q3 hoje”.

Guanyu Zhou, 12º: “Em termos de classificação hoje, sinto que fiz o melhor que pude: no final, estive muito perto de entrar no Q3 novamente, fiquei fora por apenas dois décimos. Tive dificuldades durante todo o fim de semana até agora e não foi fácil ter uma sessão suave e sem problemas, especialmente em uma pista que não está entre as mais fáceis de pilotar. O setor 1 foi o mais difícil para mim hoje, então chegar tão perto do Q3 com minha última volta foi positivo. Tentei e acabei não conseguindo, mas pelo menos desta vez sinto que não faltou nada de performance. É ótimo ver Valtteri (Bottas) sendo tão rápido hoje e, no geral, o progresso de ambos os carros. A diferença para os dez primeiros está bem próxima e acho que estaremos em uma boa posição para lutar por pontos amanhã, então vamos ver como vai ser”.

Yuki Tsunoda, 13º: “É uma pena não termos alcançado o Q3 hoje. Se você olhar para o ritmo nas sessões de treinos, foi muito forte, então acho que deveríamos estar lá em cima. A posição de pista em nossa volta final no Q2 não foi ótima, o que significa que não consegui aquecer o carro e isso comprometeu a volta. Precisamos aproveitar ao máximo qualquer oportunidade que pudermos amanhã e mirarmos os pontos”.

Pierre Gasly, 14º: “Começamos o fim de semana muito bem ontem, mas desde o TL3 começamos a ter muitas dificuldades, escorregando por todos os lados. Normalmente conseguimos encontrar soluções antes da classificação, mas não conseguimos desta vez. Fiquei muito feliz com minha última volta esta tarde, mas infelizmente o ritmo não estava lá. Precisamos tentar algo amanhã, é uma pista complicada aqui e nosso ritmo longo parece mais forte, então com certeza há uma oportunidade na corrida”.

Mick Schumacher, 15º: “Minha primeira volta foi deletada, e era suficiente para sétimo, então não foi bom não avançar para o Q2. O ritmo estava lá, mas não pudemos usá-lo totalmente, já que os limites de pista foram o principal fator. Foi lamentável, pois estávamos para uma boa classificação que poderia ter deixado as coisas mais fáceis para amanhã, mas já conseguimos escalar o pelotão em corridas passadas, então estou esperançoso.”

Mick Schumacher é 15º no grid do México (Foto: Haas F1 Team)

Sebastian Vettel, 16º: Vettel admite decepção com 16º lugar no grid do México: “Esperava dar um passo à frente”

Alexander Albon, 17º: “O carro estava ok, e eu estava me sentindo bem no TL3, mas a pista ficou mais quente no Q1 e eu perdi muita aderência comparado ao TL3. Acho que teria sido difícil passar ao Q2 hoje, mas com a nossa volta, parecia que conseguiríamos passar. Estávamos no limite, e, ao final da volta, com a mesma velocidade nas curvas da volta anterior, saí muito de traseira. É realmente complicado pilotar esses carros no limite, especialmente para nós.”

Nicholas Latifi, 18º: “Hoje foi complicado. Sabíamos ao chegar neste fim de semana que esta seria uma pista difícil para nós. Parecia mais positiva antes da classificação, então é um pouco de surpresa não termos sido capazes de avançar na sessão.”

Kevin Magnussen, 19º: “Realmente tivemos um fim de semana um pouco difícil com o TL1 e também com os testes dos pneus Pirelli no TL2, então consegui correr muito pouco, mas, na verdade, acho que fomos bem, considerando tudo. Mudamos a asa dianteira, a asa traseira e o assoalho do TL3 para a classificação, mas o equilíbrio aerodinâmico mudou completamente e ficamos totalmente de fora, então tivemos de corrigir isso, porém conseguimos avançar para o Q2, que foi bom. Essa classificação não preocupou tanto por causa da punição de cinco posições no grid, então vamos começar do fundo, mas vamos ver o que seremos capazes de fazer”.

Lance Stroll, 20º: “Nós realmente lutamos com a aderência e o equilíbrio aqui, e é por isso que não estamos bem este fim de semana. Tentamos várias coisas ontem e hoje, mas não melhorou. De onde vamos começar, será um desafio terminar nos pontos amanhã. No entanto, é uma corrida longa, temos um desempenho melhor nessas condições e sabemos que tudo pode acontecer.”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.