Confira declarações dos pilotos após classificação para GP da Rússia, 16ª etapa da temporada 2018

A Mercedes largar da pole-position não surpreende, mas o piloto na posição de honra do grid ser Valtteri Bottas chega a impressionar. Neste sábado (29), o finlandês anotou o tempo de 1min31s387 para se colocar no primeiro posto da largada da Rússia, com Lewis Hamilton e Sebastian Vettel logo depois

A Mercedes é quem vai largar da pole-position no GP da Rússia. Mas surpreendentemente não é Lewis Hamilton quem assumiu a posição de honra do grid, mas sim Valtteri Bottas, que anotou o tempo de 1min31s387 para se colocar em primeiro neste sábado (29). O inglês é o segundo.
 
Com um ritmo que tem deixado muito a desejar neste final de semana russo, Sebastian Vettel é quem vai sair na terceira colocação ao fazer uma marca 0s613 inferior ao finlandês. Fechando a segunda fila da corrida aparece Kimi Räikkönen, com Kevin Magnussen completando o top-5 do grid.
 
Quem veio em sexto foi Esteban Ocon, com o monegasco Charles Leclerc abocanhando o sétimo posto. Esteban Ocon, Romain Grosjean e Marcus Ericsson foram os pilotos que conseguiram as colocações posteriores.
Lewis Hamilton, Valtteri Bottas e Sebastian Vettel (Foto: Mercedes)

Carlos Sainz Jr e Nico Hülkenberg não marcaram tempo durante o Q2 e conseguiram a 11ª e 12ª posições, respectivamente. A partir de então, a chuva de punições russa embaralhou toda a tabela da classificação.
 

Apesar de não terem apresentado ritmo notável durante a tomada de tempos, Sergey Sirotkin ficou em 13º, com Stoffel Vandoorne e Lance Stroll aparecendo logo após o piloto da casa. Depois, Fernando Alonso, Daniel Ricciardo, Max Verstappen, Pierre Gasly e Brendon Hartley terminam o grid de largada.

Confira declarações dos pilotos após treinos livres na Rússia:

Valtteri Bottas, primeiro: 

Pole pela segunda vez em 2018, Bottas evita empolgação e diz que é “apenas primeiro passo”

Lewis Hamilton, segundo: Hamilton admite “trabalho melhor” de Bottas na Rússia e erro no Q3: “Não vai ser ótimo sempre”

Sebastian Vettel, terceiro: 3º, Vettel diz que “era importante” ficar perto da Mercedes e vê “bom carro” como saldo positivo

Kimi Räiikönen, quarto: 3º, Vettel diz que “era importante” ficar perto da Mercedes e vê “bom carro” como saldo positivo

Kevin Magnussen, quinto: Magnussen lembra erro e comemora posição de melhor do resto no grid da Rússia: “É como uma pole”

Esteban Ocon, sexto: “O carro estava muito bom hoje e é claro que demos um passo nas últimas corridas. Estou feliz com o resultado, mas cometi um erro no final do Q3, o que significa que não fui capaz de brigar com Kevin Magnussen pelo quinto posto. É uma pena, mas largar em sexto nos dá uma boa chance amanhã. Será bastante interessante em ver como os pneus hipermacios se comportam na corrida e sabemos que terão muitos carros no fundo do pelotão com as borrachas hipermacias. Vamos ver quais serão as estratégias, mas acredito que podemos converter nosso bom desempenho em uma boa corrida amanhã.”

Charles Leclerc, sétimo: “Estou muito feliz com hoje. Demos um bom passo desde ontem e melhorei minha pilotagem um pouco. É ótimo ver o trabalho duro que tivemos nesse final de semana ser revertido na pista. Sétima posição é minha melhor colocação de largada na temporada, então estou ansioso para a corrida de amanhã.”

Charles Leclerc (Foto: Sauber)

Sergio Pérez, oitavo: “Estou feliz em como o carro esteve, mas acredito que poderíamos ficar mais alto no grid. Meu objetivo era ficar em quinto, mas minhas voltas no Q3 não foram as melhores e perdi um pouco de tempo. Com sorte amanhã seremos capazes de conseguir algumas posições na largada. Estou otimista para amanhã, mas vai ser uma longa corrida. Estratégia será crucial, pois não estamos largando com o melhor pneu. Precisaremos fazer os pneus hipermacios durarem e fazer o máximo no primeiro stint. Tenho certeza que terão oportunidades e precisaremos estar lá para aproveitá-las.”

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, nono: “Tivemos muito tráfego na minha última volta do Q3, infelizmente. Os pneus estavam muito frios no começo da volta e eu não consegui aderência. Não consegui repetir a volta do Q2, o que é uma pena, mas acontece. Alguns carros estavam ficando muito lentos nas últimas duas curvas e isso criou uma fila. Na corrida teremos nós largando com hipermacios e a Renault largando atrás com ultramacios. Eles não andaram no Q2, mas acho que largam em 11º e 12º pelas punições dos outros. Não sei como vai ser e certamente vamos fazer nosso melhor, mas nono lugar não é o que eu queria.”

Marcus Ericsson, décimo: “É uma ótima conquista para a equipe ter os dois carros no Q3. Estivemos fortes durante todo o final de semana e devemos ter uma boa chance de conquistar pontos amanhã, o que é excelente. Estou confiante para a corrida e ansioso para ter boas brigas por um bom resultado.”

Carlos Sainz Jr, 11º: “Infelizmente, nós vimos que nosso ritmo não estava forte o suficiente para brigar pelo quinto ou sexto posto, então optar pela livre escolha de pneus era uma proposta muito atraente para ser ignorada com as borrachas daqui. Vimos o potencial dos benefícios dessa estratégia em Singapura e isso pode tornar a corrida interessante amanhã. No fim, nosso ritmo vai ditar nossa posição, mas nos demos as melhores chances.”

Carlos Sainz (Foto: Renault)

Nico Hülkenberg, 12º: “Hoje nós apostamos em uma estratégia sábia. Uma posição decente na classificação estava fora do alcance em termos de ritmo, então optamos por uma abordagem em que não teremos que largar com pneus hipermacios. Tudo que fizemos hoje deve nos ajudar amanhã.”

Sergey Sirotkin, 13º: “Foi uma sessão complicada e estou decepcionado com meu erro no final. Estamos sofrendo um pouco. Não acredito que tínhamos um desempenho impressionante hoje e tentei fazer mais do que era fisicamente possível. Tentei fazer algo especial e não consegui. Infelizmente, eu cometi um erro, sinto muito e me sinto decepcionado. Queria fazer algo mais do que apenas uma boa volta.”

Stoffel Vandoorne, 14º: “Sempre vai ser um final de semana difícil para nós por aqui. No TL3 nesta manhã, acredito que vimos que o ritmo do carro não estava muito bom. Indo para a classificação, nosso objetivo era tentar ficar na frente das Williams. Conseguimos bater uma delas hoje. Não sei ainda onde isso nos coloca com todas as punições. Nosso carro sofre com falta de desempeno em muitas áreas. O equilíbrio não está sempre perfeito, mas parece bom. Nos falta desempenho de forma geral.”

Fernando Alonso (Foto: McLaren)

Lance Stroll, 15º: “Dei minha primeira volta, mas travei os pneus tão forte que tive que abortá-la. Então, estava em uma boa volta, mas não consegui completa-la, pois tinham bandeiras amarelas por causa da rodada de Sergey. Estávamos fora do ritmo, como sempre, então nada mudou. É frustrante, mas não estávamos velozes. Veremos o que podemos fazer amanhã.”

Fernando Alonso, punido: Punido, Alonso diz que tinha duas missões na classificação: ajudar Vandoorne e se manter nos 107%

Daniel Ricciardo, punido: Ricciardo mostra otimismo, mas torce por degradação de pneus na Rússia para conseguir “bons pontos”

Max Verstappen, punido: Ricciardo mostra otimismo, mas torce por degradação de pneus na Rússia para conseguir “bons pontos”

Pierre Gasly, punido: “Acredito que tem sido muito positivo desde que introduzimos o novo motor ontem, houve algumas boas melhoras e decidimos trocar o motor de volta para o restante do final de semana para salvar milhagem para o restante do final de semana. Estou muito feliz com o carro, esse final de semana em Sóchi eu tenho um ótimo feeling, mas é uma pena que temos que largar do fundo do grid após a punição. Olhando para a corrida do ano passado, aqui parece ser difícil de ultrapassar, mas estou confiante. A degradação dos pneus será a chave amanhã, então espero que possamos fazer algo com a estratégia para um bom resultado.”

Brendon Hartley, punido: “Não colocamos muita ênfase na classificação hoje por causa das punições. Ontem, foi um grande exercício para a Honda introduzir os novos motores, mas a decisão tomada foi de não usá-lo pelo restante do final de semana. Definitivamente é rápido, não há dúvidas sobre isso, mas queremos que esteja perfeito para o Japão e ter certeza que tudo trabalha como deveria. O que torna essa corrida difícil é largar do fundo do pelotão. Nosso ritmo de corrida parece promissor com o pneu macio, então acho que podemos brigar amanhã. Já vimos alguns incidentes no passado, é uma primeira curva complicada, pois fica apertada, então veremos o que acontece amanhã.”

jm1829se77
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.