Confira declarações dos pilotos após o GP da Austrália da F1 2022

Vitória dominante de Charles Leclerc, pódios para Sergio Pérez e George Russell, abandono para Max Verstappen. O GP da Austrália foi repleto de altos e baixos

O domingo (10) foi perfeito para Charles Leclerc em Melbourne. O monegasco sobrou no GP da Austrália, liderando desde o começo e vencendo com 20s de vantagem sobre Sergio Pérez, segundo colocado. Sem ser seriamente ameaçado em momento algum, o ferrarista venceu pela segunda vez em três corridas e deu sinais claros de que é o piloto a ser batido na briga pelo Mundial de Pilotos. Além de Pérez, George Russell também conseguiu o primeiro pódio do ano ao cruzar a linha de chegada em terceiro.

Lewis Hamilton apareceu em quarto, fazendo corrida de pouco destaque, mas também livre de erros. A zona de pontos teve ainda Lando Norris, Daniel Ricciardo, Esteban Ocon, Valtteri Bottas, Pierre Gasly e Alexander Albon.

Charles Leclerc venceu em Melbourne (Foto: Ferrari)

Relacionadas

Quem realmente se deu mal foi Max Verstappen. Não por erros próprios, porque fez uma corrida possível com a segunda posição garantida e tentando atacar Leclerc na única chance que deu. Estava claro que a Ferrari tinha a vantagem no Albert Park. O que aconteceu foi um problema no motor da Red Bull, mais um na temporada para os propulsores Red Bull Honda. Os 18 pontos que estavam assegurados, assim como no Bahrein, viraram fumaça.

Confira as declarações dos pilotos:

Charles Leclerc, primeiro: Leclerc vibra com vitória na Austrália e destaca carro “competitivo e confiável” da Ferrari

Sergio Pérez, segundo: Pérez valoriza 2º lugar na Austrália, mas lamenta por Verstappen: “Muito azar até aqui”

George Russell, terceiro: Russell comemora “sorte” da Mercedes: “Estávamos atrás de rivais e pegamos pódio”

Lewis Hamilton, quarto: Hamilton cita superaquecimento do motor e elogia “brilhante” Russell na Austrália

Lando Norris, quinto: Norris coloca melhora da McLaren na conta de “questão de pista e pequenos passos”

Daniel Ricciardo, sexto: Ricciardo deixa Austrália “satisfeito o bastante” pela primeira vez em 2022

Esteban Ocon, sétimo: “Sentimentos mistos. Foi legal pontuar de novo, são três corridas nos pontos em três possíveis, mas hoje a gente podia bem mais se classificássemos melhor. Acho que era corrida para top-5. Tiramos aprendizados importantes daqui, o carro não estava ótimo, mas sabemos a direção que devemos tomar. Estamos mais confiantes, hoje foi melhor que ontem.”

Valtteri Bottas, oitavo: “Gostei muito da corrida de hoje, foi um bom desempenho. Disputas apertadas e batalhas do início ao fim. Claro, o mais importante é que trouxemos alguns pontos para casa, e isso se deve a um bom trabalho feito por todos da equipe. Estou feliz com as decisões que foram feitas e como corremos. Definitivamente, a asa mais fina que nos puniu ontem revelou-se a escolha certa e nos ajudou a fazer progresso. Tive um dia divertido, apesar de ter tido que trabalhar duro, acelerando durante toda a corrida. Agora, espero que possamos continuar fortes e melhorar. Temos atualizações a vir nas próximas corridas, para que possamos continuar lutando por pontos em todas as etapas.”

Pierre Gasly, nono: “Aceito esses dois pontos hoje. Foi uma corrida bastante infeliz para mim, consegui passar dois carros na largada, mas tive azar de parar logo antes do safety-car e caí para 14º. Fiquei bravo na hora, mas mantive o foco e consegui voltar para nono. Tive uma boa batalha com Lance [Stroll], o que gostei, foi bem intensa em uma pista como essa. No final, consegui ultrapassá-lo. Objetivamente, foi um fim de semana difícil para nós, então acho que podemos ficar muito felizes com o resultado e com o fato de sairmos com dois pontos. Ainda sinto que temos algumas coisas para melhorar, temos algumas peças novas chegando nas próximas corridas, então temos que acompanhar o ritmo dos outros times se quisermos continuar lutando por posições. Gostaríamos de estar um pouco mais à frente no grid, então continuaremos pressionando.”

Alexander Albon, décimo: Albon diz que precisou de “30 voltas de classificação” por 10° lugar na Austrália

Guanyu Zhou, 11°: “Estou orgulhoso da minha corrida, mas obviamente estou um pouco chateado por perder os pontos por uma margem tão apertada. Nosso ritmo era bom, mas perdemos algumas posições com o safety-car e isso dificultou muito nossa vida. Eu dei tudo e pisei fundo no final, mas não tinha pneus sobrando quando lutei contra Alex [Albon] e não consegui chegar à frente. Ainda assim, resolvemos o problema na largada e a corrida foi boa. Olhando para trás, nas minhas três primeiras corridas na Fórmula 1, e meu pior resultado é 11º. Então, posso construir em cima desse começo positivo, mirando marcar pontos em todas as corridas.”

Lance Stroll, 12°: “Não tivemos ritmo de pontos hoje, embora tenhamos conseguido defender uma posição entre os 10 primeiros por um tempo. Acho que tivemos a ideia certa com nossa estratégia, ao correr a maior parte da corrida no pneu duro, mas vamos analisar os dados e ver o que mais podemos aprender. A punição de cinco segundos foi frustrante, ainda que não tenha mudado nossa posição final. Alcancei Valtteri (Bottas) depois do safety-car virtual e recuperei uma posição, então foi frustrante receber uma penalidade por ziguezaguear na pista. Também quero agradecer à equipe mais uma vez: todos fizeram um trabalho tremendo para consertar os carros neste fim de semana. Vamos manter a cabeça erguida e analisar tudo, para tentarmos extrair mais do carro nas próximas corridas.”

Mick Schumacher, 13°: “Foi uma corrida muito intensa. Desde o início, com Carlos [Sainz] dando a volta e cortando a pista, penso que por alguns poucos metros não fomos atingidos e, obviamente, outro incidente com Yuki [Tsunoda] com o safety-car na pista. Acho que, em termos de ritmo, não estávamos muito longe. É uma pena que não temos uma grande quantidade de oportunidades de ultrapassagem aqui. Aprendemos muito, alguns pontos positivos, então temos que levar isso conosco e esperamos ser melhores em Ímola.”

Kevin Magnussen, 14°: “Foi divertido, uma boa pista. Decepcionado por não termos pontos hoje, mas fizemos uma pequena aposta no pneu duro, pois sentimos que éramos mais rápidos do que a nossa posição – o que éramos -, mas o carro de segurança veio e arruinou a estratégia. A configuração inicial que tínhamos aqui não era boa e estávamos lutando um pouco com os pneus neste novo asfalto, mas conseguimos dar a volta por cima e ficar muito mais perto do pelotão na corrida, tendo um ritmo bastante decente. Conseguimos mudar o panorama das coisas e marcaremos pontos na próxima vez.”

Yuki Tsunoda, 15°: “Hoje não tivemos nenhum ritmo. Lutamos durante toda a corrida, então precisamos descobrir como evitar que algo assim aconteça novamente. Foi muito difícil acompanhar outros carros e permanecer na área de DRS. Faltou desempenho geral e eu não esperava que fosse tão ruim. É o que é, temos que permanecer positivos e trabalhar para melhorar para a próxima corrida.”

Nicholas Latifi, 16°: “Foi definitivamente uma corrida complicada, mas esperávamos isso depois da sequência de alto uso de combustível que fizemos no TL2. Lutamos bastante com os pneus, experimentando granulação nos compostos e lutando para mantê-los na janela certa. Havia muita coisa acontecendo com vários carros de segurança e períodos de safety-car virtual. Foi ótimo ver Alex (Albon) terminar em 10º no fim, e estou super feliz por toda a equipe. Tem sido um começo de temporada difícil e ainda há muito a ser encontrado do meu lado. Se Alex é capaz de extrair esse desempenho do FW44, não há razão para eu não poder fazer isso também. Agora vamos gastar muito tempo analisando os dados e entendendo como podemos fazê-los funcionar.”

Fernando Alonso, 17°: “Sem palavras”, Alonso lamenta corrida difícil na Austrália: “Está tudo dando errado”

Max Verstappen, NC: Verstappen define quebra na Austrália como “inaceitável” e ignora luta por título

Sebastian Vettel, NC: Vettel admite problema com falta de ritmo, mas aposta em progresso: “Não tem como ficar pior”

Carlos Sainz Jr., NC: Sainz fala em GP da Austrália “de esquecer” e cobra perfeccionismo para reagir após erro

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.