Confira declarações dos pilotos após primeiro dia de testes coletivos da pré-temporada em Barcelona

A pré-temporada começou pouco animada em Barcelona. Com bastante frio, os pilotos não fizeram muito, especialmente durante a tarde. Daniel Ricciardo foi quem liderou a atividade, com Valtteri Bottas em segundo

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Não foi o mais animado dos inícios de testes coletivos o desta segunda-feira (26) em Barcelona. Com frio intenso, a maioria dos pilotos não conseguiu ter grande performance e, especialmente, quilometragem. Daniel Ricciardo foi uma exceção, liderando com 1min20s179 e dando mais de 100 voltas, mas também não ficou lá muito satisfeito com o dia.

Valtteri Bottas ficou com a segunda colocação, dividindo o carro com Lewis Hamilton, que terminou em sexto. A terceira posição foi de Kimi Räikkönen, mais um que se incomodou bastante com a condição climática.

A Renault teve um desempenho excelente, apesar do dia complicado no geral. Nico Hülkenberg e Carlos Sainz Jr. dividiram o carro e se colocaram no top-5.

Atrás de Hamilton ficou Fernando Alonso, que originalmente tinha ficado em quarto, mas teve a melhor volta deletada por uma cortada incrível de pista. Assim, o espanhol foi sétimo, na frente de Brendon Hartley com a Toro Rosso Honda, Lance Stroll e Romain Grosjean.

Daniel Ricciardo liderou o primeiro dia em Barcelona (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira as declarações:
 
 
Valtteri Bottas, segundo: "Nossa primeira manhã aqui em Barcelona foi muito positiva. Fizemos tudo o que tínhamos planejado. A maior missão era conseguir informações para a aerodinâmica e isso foi feito com velocidades constantes. Também dei algumas voltas rápidas, mas de forma limitada. Não teve nada de performance, a gente não estava atrás disso, então não cheguei ao limite com o W09 ainda. A sensação inicial do carro foi boa, ele estava se comportando bem. Não consigo apontar nada de negativo até agora, só positivos em relação ao ano passado. Foi ótimo voltar ao carro, me senti à vontade rapidamente. Não demorei também a me acostumar com o carro, ótimo sinal. Me preparei bem durante o inverno, isso deu resultado. As condições climáticas não foram boas pelo frio, estava muito difícil fazer algo, os pneus não funcionavam. Algumas coisas não tinham mesmo como ser feitas, mas isso para todo mundo".
Valtteri Bottas foi o segundo colocado (Foto: Mercedes)


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Nico Hülkenberg, quarto: "Foi uma primeira manhã satisfatória no carro. Nosso plano hoje era era adquirir quilometragem e dar o maior número de voltas possíveis e nós fizemos o que deu. Foi um começo sólido, não tivemos grandes problemas. Me senti bem de cara no carro, mas foi um dia meio atípico. A pista foi recapeada, a sensação era bem boa de guiar ali. Certamente estamos bons passos à frente do que estávamos ano passado nessa altura, mas temos muito trabalho pela frente. Completamos todos os detalhes do programa previsto para a manhã, créditos para o time e para o trabalho duro deles".
 
Carlos Sainz Jr, quinto: "Foi um dia interessante, mas um pouco frustrante pelo clima polar da tarde. Estava tudo meio estranho, então não consegui pegar uma sensação certinha do carro. Toda vez que ia para a pista, demorava muito para aquecer meus pneus e aí eu tinha de ser muito cauteloso. Não consegui achar o limite do carro hoje, estou ansioso por amanhã. Espero que as condições sejam melhores".
Carlos Sainz (Foto: Renault)
 
 
Brendon Hartley, oitavo: “Foi um dia muito positivo. Não tivemos qualquer tipo de problema, mas tivemos de encerrar a sessão mais cedo por causa do clima, estava congelante lá fora. Tudo pareceu estar bem logo de cara. Testamos algumas peças, mas não conseguimos terminar de testar por causa do clima. Mas conseguir 93 voltas no primeiro dia de teste foi um ótimo começo para a parceria Toro Rosso-Honda. O carro esteve confortável em termos de equilíbrio, mas ainda temos potencial para mais. Acho que todo mundo sofreu com os pneus. Fazer uma curva mais devagar significava perder temperatura e aí virava patinação no gelo, então é desafiador ter pneus que funcionem o tempo todo. Acho que aprendemos muito e nos preparamos bem para o resto dos testes, principalmente para quando o clima melhorar na próxima semana”.
Brendon Hartley (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)


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Lance Stroll, nono: “Tudo bem até aqui, o que sempre é positivo no primeiro dia. É um carro novo, o que significa que precisamos fazer várias coisas até o domar, então que bom que não tivemos problemas na manhã. Ainda é cedo para dizer onde estamos [em relação a outras equipes], mas até aqui as coisas estão indo bem. Sobre o Halo, sou honesto ao dizer que não sou fã do visual. Mas vai ajudar a salvar vidas, e, se eu estou em um carro e posso diminuir o risco de me machucar, eu certamente vou querer. Reclamo do visual, mas ao mesmo tempo entendo a importância da segurança”.
 
Romain Grosjean, décimo: “Foi um dia bom, o primeiro dia em um carro sempre é empolgante. Minha primeira impressão do carro é bem positiva, e é bom ter isso considerando que as condições de hoje não foram fáceis. Fez frio, choveu e o asfalto é novo. Conseguimos quase 60 voltas e não tivemos nenhum grande problema com o carro. Mas o principal em um primeiro dia é que a sensação é boa”.
 
Marcus Ericsson, 11º: "Foi ótimo voltar à pista e guiar o C37. Durante o dia nós conseguimos algumas informações interessantes. O carro tem um conceito bem novo em todas as partes. Foi legal ver como essa mudança de conceito se refletiu na pista, no comportamento do carro. Completamos alguns bons stints, mas nosso trabalho foi reduzido durante a tarde pelas condições climáticas. Estava difícil ficar na pista com tanta temperatura baixa no ar, no asfalto. Apesar dessa dificuldade, foi um dia produtivo e positivo. O carro novo tem potencial e vamos seguir trabalhando duro para que ele evolua. Estou ansioso por quarta desde já".
Romain Grosjean (Foto: Haas)
Nikita Mazepin, 12º: "Nós não completamos tantas voltas assim hoje, mas isso é normal em um carro novo. As voltas que fizemos foram positivas e o carro pareceu bastante o do ano passado, com alguns pontos evoluídos. Me senti bem com o halo, mas eu abaixei um pouco meu banco e aí consegui ver tudo bem. Perdemos parte da tarde resolvendo um problema no sensor e aí o clima piorou de vez, ficamos pela garagem".
 
Sergey Sirotkin, 13º: “Foi um dia frio e chuvoso, infelizmente. Passamos o tempo inteiro tentando aproveitar o que dava nessas condições, mas acho que a situação era extrema demais para andar com consistência. Testamos coisas diferentes ao longo do dia, mas o novo asfalto está liso, o que não ajuda nessas condições. Pelo clima, não acho que deu para avaliar o carro propriamente. Claro que você tenta maximizar o ritmo e manter temperaturas, mas isso exige pisar fundo. Eu dei meu melhor, mas também não queremos danificar o carro tão cedo, e certamente tive momentos perigosos no dia. Fico empolgado por voltar depois de trabalhar pesado ao longo das férias. É bom tentar colocar no carro todo o esforço dos últimos meses”.
 

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO, em TEMPO REAL e ‘in loco’ todos os trabalhos desta semana de testes de pré-temporada da F1 em Barcelona com a repórter Evelyn Guimarães e o fotógrafo Xavi Bonilla.

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