Confira declarações dos pilotos após sexta-feira de treinos do GP da Malásia, 16ª etapa do Mundial 2016 de F1

Com 1min35s944, Lewis Hamilton cravou a melhor marca no primeiro dia de treinos da F1 em Sepang. 0s233 mais lento, Nico Rosberg assegurou o segundo tempo, com Sebastian Vettel completando o top-3

Lewis Hamilton foi o mais rápido no primeiro dia de treinos para o GP da Malásia de F1. Nesta sexta-feira (30), o britânico cravou 1min34s944 em sua melhor volta e garantiu o topo da tabela com 0s233 de margem para Nico Rosberg, o segundo colocado. Sebastian Vettel completa o rol dos três melhores.
 
Já 0s898 mais lento que o líder, Kimi Räikkönen aparece na quarta colocação, seguido pelo aniversariante Max Verstappen. Sergio Pérez colocou a Force India na sexta colocação, logo à frente de Fernando Alonso. Daniel Ricciardo, Nico Hülkenberg e Jenson Button completam o top-10.
Lewis Hamilton foi o mais rápido em Sepang (Foto: Mercedes)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Com 1min36s836, Carlos Sainz Jr. garantiu o 11º tempo, à frente de Jolyon Palmer, Valtteri Bottas e Esteban Gutiérrez. Felipe Massa anotou 1min37s110 em sua melhor volta e ficou com a 15ª marca, 2s166 atrás de Hamilton.
 
Daniil Kvyat aparece na sequência, escoltado por Marcus Ericsson e Felipe Nasr. O brasileiro da Sauber fez sua melhor volta em 1min37s547, 2s603 mais lento que o ponteiro.
 
Kevin Magnussen ficou com o 19º tempo, com Romain Grosjean, Pascal Wehrlein e Esteban Ocon completando a lista de 22 pilotos que participaram dos treinos.
 
Confira declarações dos pilotos:
 
FERRARI

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

 
Kimi Räikkönen, quarto: “Foi um dia meio confuso do nosso lado, pelo menos para mim. Não foi muito suave. O feeling não foi muito bom ao longo de todo dia, então estou um pouco surpreso pelo tempo de volta não ser tão ruim quanto é o feeling. Tenho certeza de que podemos melhorar amanhã. Foi um dia longe do ideal”.
 
RED BULL
 
Max Verstappen, quinto: “As duas sessões não foram ruins. Na primeira, você se prepara, especialmente com o novo asfalto você tem de pegar a mão com o carro. Acho que foi um dia positivo, nossos short-runs podem ser um pouco melhores, mas os long-runs parecem muito fortes. Se pudermos encontrar um pouco mais no short-run, então podemos ficar felizes. Senti que tinha algum tempo de volta com os macios. Mas fiquei mais feliz com os long-runs, senti que podia fazer o que quisesse com o carro, podia jogá-lo na curva como queria e o ritmo ainda estava lá”.
 
Daniel Ricciardo, oitavo: “O novo asfalto é bom, dá um pouco mais de aderência, o que é sempre divertido, mas não acho que encontrei tanta aderência quanto os outros. Nós ainda temos de encontrar um pouco de tempo tanto com o tanque vazio quanto cheio. Nós realmente não tivemos um ganho grande com o pneu macio e pouco combustível, então essa é uma das coisas que precisamos ver. Vamos trabalhar um pouco nesta noite e, definitivamente, melhorar para amanhã. A última curva não é a mais atraente do calendário, mas é desafiadora, então acho que isso é positivo. A temperatura da pista foi, acho, medida em 61°C, nunca ouvi um número assim alto antes. Estava bem quente. Acho que domingo será divertido, apenas temos de nos manter hidratados e deve ser um bom desafio”.
 
FORCE INDIA
 
Sergio Pérez, sexto: “Foi um início promissor de fim de semana. A pista é muito diferente em comparação com o ano passado, então hoje foi para aprender o máximo possível. As mudanças tornaram o circuito muito mais divertido de guiar. Acho que é uma grande melhora em comparação com o passado. Tivemos uma sessão movimentada e, apesar da interrupção em bandeira vermelha nesta manhã, nós coletamos uma boa quantidade de informações. No ritmo em short e long-run parece bom e me dá confiança de que podemos ter um resultado forte neste fim de semana, especialmente na classificação de amanhã. Nosso foco, entretanto, é na corrida: é quando precisamos estar em nosso melhor. Precisamos fazer ajustes esta noite, mas acho que estamos chegando lá”.
Nico Hülkenberg elogiou as mudanças feitas em Sepang (Foto: Force India)
Nico Hülkenberg, nono: “Foi um bom dia. Não tivemos nenhum problema com o carro, passamos por todos os pontos do nosso programa e provamos todos os compostos de pneus para coletar as informações necessárias. Foi um dia tranquilo — do jeito que você quer que seja uma sexta-feira. A nova superfície da pista tornou muito suave guiar aqui, porque costumava ser bem ondulado. É um bom feeling, mas com um sol tão forte e altas temperaturas, você pode sentir a pista absorvendo o calor — fica muito quente dentro do carro. As mudanças na última curva a tornaram um desafio de verdade: é a curva onde você pode perder uma boa volta, bem no fim, então você precisa ser muito cuidadoso”.
 
McLAREN
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Jenson Button, décimo: “O décimo lugar não é ruim. Nós saímos um pouco tarde no TL2 porque tivemos de fazer algumas mudanças no carro, e isso demorou mais do que pensávamos. Quando eu fui para a pista, os demais estavam andando com os tanques cheios, e acabei pegando Kevin Magnussen na curva 10 e ele não se moveu, entrou na trajetória, e isso me custou alguns décimos. O ritmo do carro não está muito ruim em apenas uma volta, mas acho que podemos mais que isso. Em longos stints, ainda está um pouco complicado, mas sabemos que temos de fazer para melhorar”.
 
TORO ROSSO
 
Carlos Sainz Jr., 11º: “Acho que foi um dia muito interessante para nós aqui. O fato de a pista ter sido reasfaltada significa que é como estar em uma pista nova — nós já fomos cerca de 3s segundos mais rápidos em comparação com o ano passado e ainda é só treino livre. Está sendo, definitivamente, um novo desafio, com tempos de volta mais rápidos, e devo dizer que o carro está incrível de guiar, já que tem muita aderência, então estou curtindo! Agora nós precisamos trabalhar para amanhã. Como esperado, não estamos tão fortes quanto em Cingapura, mas também não tão ruins quanto em Monza ou Spa, então estou ansioso para o resto do fim de semana. É bom estar lutando com o resto do pelotão intermediário. Vamos seguir lutando”.
 
Daniil Kvyat, 16º: “Hoje foi um bom dia. Nós conseguimos completar muitas voltas em uma pista que foi recapeada, então foi importante fazer isso. Tenho de dizer que é um prazer guiar em uma superfície tão suave! Nós coletamos muitos dados úteis que vão nos ajudar a melhorar para amanhã. Nós agora precisamos encontrar alguns passos à frente nesta noite, tentar fazê-los funcionar e ver onde terminamos”.
 
RENAULT
 
Jolyon Palmer, 12º: “Foi um dia bem tranquilo do meu lado da garagem — acho que a ação estava do lado do Kev hoje. Nós tivemos alguns momentos forçando ao limite enquanto aprendíamos a nova superfície nesta manhã, mas ainda é muito recompensador guiar nessa pista. Nós fizemos um progresso decente na sessão desta tarde e devemos estar bem posicionados para mais evolução amanhã”.

#GALERIA(6807)
 
WILLIAMS
 
Valtteri Bottas, 13º: “Hoje foi uma sexta-feira bem padrão. Nós coletamos muitos dados e foi interessante entender como o novo asfalto vai afetar o carro deste ano, Ele, definitivamente, oferece mais aderência. Os pneus também estavam se comportando de forma mais consistente do que nos anos anteriores. Os long-runs foram especialmente interessantes hoje, mas o feeling foi positivo e nós conseguimos boas informações deles. Nós ainda precisamos melhorar nosso ritmo em uma volta, mas, no geral, o feeling é Ok”.
 
HAAS
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Esteban Gutiérrez, 14º: “Foi um dia muito produtivo para nós. A pista é muito interessante. É extremamente suave, o que está mudando a forma como os pneus trabalham e o acerto do carro. Nós experimentamos um pouco hoje para aprender tudo que podíamos sobre a performance do carro aqui. Nós estamos progredindo bem e tomara que possamos extrair o máximo do nosso acerto, que a coisa mais importante em que estamos focando. Esta noite nós vamos analisar todos os dados para ver a direção que precisamos seguir para termos a melhor performance possível durante a classificação”.
 
Romain Grosjean, 20º: “Foi um treino difícil nesta tarde. Nós simplesmente não encontramos o equilíbrio do carro. É frustrante. Não fiquei feliz com o carro, mas só precisamos colocar a cabeça no lugar e aparecer com soluções para amanhã. Se tem algo positivo, é que conseguimos dar algumas voltas nesta sexta, mas ainda temos muito trabalho para melhorar o fim de semana”.
 
SAUBER
 
Marcus Ericsson, 17º: “Foi um bom primeiro dia aqui em Sepang. Foi uma típica sexta-feira, nos preparando para o fim de semana com short e long-runs com compostos de pneus diferentes. Nós também continuamos nossas medições aerodinâmicas para coletar mais informações sobre o nosso pacote. No geral, foi um dia livre de problemas no qual eu pude completar uma boa quantidade de voltas. Agora, preciso sentar com os meus engenheiros e analisar os dados para podermos melhorar”.
 
MANOR
 
Pascal Wehrlein, 21º: “Foi uma sexta-feira mais positiva do que em Cingapura, por isso estou realmente feliz. A pista é ótima, mas o carro vem se comportando de uma maneira diferente do que esperado, e agora tentando descobrir o porquê. Precisamos analisar todos os dados nesta noite para ver o que temos de fazer. Nós estamos lutando com os pneus aqui, mas temos também algum trabalho a fazer em termos de acerto”.
 
Esteban Ocon, 22º: “Estou muito feliz com o trabalho que fizemos entre a prova de Cingapura e essa. Estamos definitivamente progredindo, o que é muito positivo. Demos passos importantes entre o TL1 e o Tl2, por isso acho que amanhã teremos uma classificação promissora”.
PADDOCK GP #48 RECEBE DENNIS DIRANI E DISCUTE MOTOGP, STOCK CAR E F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube