Consultor da F1 espera por mudanças nos carros e vê “subida de patamar” da Ferrari

Consultor-técnico da Fórmula 1, Rob Smedley ressaltou mudanças na ordem de forças da categoria, mas afirmou que espera por grandes alterações nos carros à medida em que as equipes se familiarizam com o novo regulamento

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A Fórmula 1 se preparou para uma nova era a partir de 2022, com a entrada de um regulamento técnico que mexeu com as estruturas da categoria. Se a Red Bull conseguiu se manter como uma das forças dominantes neste ano, o mesmo não pode ser dito da Mercedes. Além das duas protagonistas da batalha de 2021, a Ferrari se tornou o maior destaque do ano, liderando Mundiais de Piloto e Construtores após duas corridas. No entanto, o consultor-técnico da F1, Rob Smedley, enxerga uma mudança para o futuro.

Segundo o britânico, que também atua como diretor dos sistemas de dados da categoria e tem largo histórico em Ferrari e Williams, as novas regras possibilitam que as equipes consideradas mais fracas se recuperem na mesma medida em que mexeram com a ordem de forças de um ano para o outro.

“A Mercedes é a primeira a admitir que não conseguiu entender as coisas”, disse Smedley à Reuters. “A Ferrari fez um ótimo trabalho em subir de patamar e estar lado a lado com a Red Bull. Mas eu esperaria uma mudança maior nesse ano do que em qualquer outro, conforme as pessoas vão encontrando grandes pedaços de desempenho em várias áreas diferentes”, explicou.

Rob Smedley espera por grandes mudanças nos carros da F1 até o final do ano (Foto: Williams)

“A fase de desenvolvimento do carro ainda está em um estágio imaturo, eles vão mudar significativamente da primeira até a última corrida”, salientou. “Vai existir uma curva de aperfeiçoamento muito, muito grande para esses novos carros”, ressaltou.

Para Smedley, o fato de algumas equipes estarem saindo à frente de outras neste começo de ano é normal, já que cada uma cria sua interpretação das regras e isso pode levar a caminhos diferentes. No entanto, a observação de cada uma sobre as concorrentes pode levar a mudanças cada vez maiores ao longo do ano.

“Sempre soubemos que seria o caso de alguns entenderem [as novas regras] melhor do que outros”, afirmou. “Acho que a beleza é essa, é certamente o que a Fórmula 1 estava esperando quando fez essa grande mudança de regulamento, ver mudanças na ordem [de forças]. Mas você vai conseguir ver evoluções ao longo da temporada”, destacou.

Charles Leclerc e Max Verstappen travaram batalha tática em Jedá (Foto: F1)

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Por fim, o britânico destacou a principal mudança feita nos carros do ano passado para cá: a alteração na aerodinâmica que possibilitou aos pilotos perseguirem o competidor à frente mais de perto. Essa alteração já pôde ser vista nas duas primeiras corridas do ano, com diversas disputas entre os rivais — inclusive na liderança, com Charles Leclerc e Max Verstappen puxando os holofotes até o momento. O monegasco venceu no Bahrein, e o neerlandês deu o troco em Jedá.

“Se você pensar sobre todos os momentos icônicos da Fórmula 1 ao longo dos anos, sempre tivemos dois ou três pilotos disputando aquelas clássicas batalhas na pista e correndo a 300 km/h ao lado do outro”, disse. “A resolução veio após entenderem porque os carros não conseguiam seguir uns aos outros de perto. Times que estavam muito focados no desempenho de seus carros inadvertidamente criaram um problema para quem os seguia”, finalizou.

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