Ricciardo lamenta ‘Caso Horner’ e espera investigação com “resultado justo” 

Daniel Ricciardo lamentou a situação de Christian Horner e espera que Red Bull conclua a investigação da forma mais rápida e justa possível

Daniel Ricciardo lamentou as investigações que estão correndo contra Christian Horner, chefe da Red Bull. O piloto australiano, que faz parte da família Red Bull e foi piloto do dirigente britânico entre 2014 e 2018, disse ter “sentido” toda a situação por ter uma relação próxima com o ex-chefe. No entanto, garantiu que isso não atrapalhou seus trabalhos junto da RB.

A Red Bull GmbH abriu investigação sobre Horner em fevereiro com acusações de “comportamento inapropriado” vindo de uma funcionária. O jornal neerlandês De Telegraaf chegou a dizer que, na verdade, Christian estava sendo acusado de assédio sexual e que tentou fazer um acordo com a denunciante — que recusou. Segundo a publicação alemã Motorsport-Total, o mandatário deve tomar medidas legais contra o De Telegraaf por conta da notícia.

Desde a última terça-feira, a informação era de que o desfecho do ‘Caso Horner’ estava para ser resolvido de maneira iminente. No dia anterior, a Red Bull se preparava para informar a decisão antes do GP do Bahrein, mas a coisa evoluiu na terça. O investigador independente contratado pela equipe entregou o resultado final da apuração, que já podia ser analisado pela marca dos energéticos.

F1 2023, AFP, ÁUSTRIA, DOMINGO, RED BULL, CHRISTIAN HORNER
Horner é chefe da Red Bull desde 2005, quando a equipe entrou na Fórmula 1 (Foto: AFP)

Ricciardo contou que tanto ele quanto a RB estavam cientes do acontecido antes mesmo dos testes de pré-temporada, que aconteceram entre os dias 23 e 23 de fevereiro. Porém, ainda que exista uma relação próxima entre as duas equipes, Daniel garantiu que isso não foi uma distração.

“Quando entramos no teste, obviamente estávamos cientes de tudo que estava acontecendo. Mas eu diria que foi uma distração na pista? Não, não foi. Sabendo que também temos tão pouco tempo, foi realmente ‘Preciso me concentrar em mim, na minha equipe, na minha pilotagem’ e tentar começar esta semana o mais forte possível’”, contou Ricciardo.

Embora o lado profissional não tenha ficado comprometido, o australiano reforçou que, no âmbito pessoal, ficou sentido pelo que aconteceu com o caso que envolve o amigo e ex-chefe.

“Eu sinto por ele durante tudo isso? Sim! Conheço Christian há muito tempo. Ele sempre foi ótimo comigo. Então, espero que haja um resultado justo e uma resolução em breve, espero que antes deste fim de semana, para que não seja realmente uma distração para ele ou, obviamente, para qualquer pessoa da equipe”, disse Ricciardo.

“Mas, honestamente, para nós, tivemos que nos concentrar apenas em nós mesmos e em tentar continuar com a tarefa”, finalizou.

F1 abre a temporada 2024 no próximo fim de semana, entre os dias 29 de fevereiro e 2 de março, com o GP do Bahrein. O GRANDE PRÊMIO transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após cada dia de atividade.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.