Diretor-técnico minimiza “falta de confiança” de chefe e vê AlphaTauri “ainda alinhada”

Jody Egginton afastou indícios de crise na AlphaTauri após o chefe, Franz Tost, dizer que não confia na equipe de aerodinâmica e ressaltou que todos na fábrica estão alinhados na tentativa de cumprir as metas estabelecidas para a temporada 2023

A AlphaTauri começou a temporada 2023 da Fórmula 1 como fechou 2022: é uma das piores equipes do grid. Isso fez com que o chefe do time, Franz Tost, detonasse os responsáveis pela engenharia aerodinâmica no mês passado, o que apimentou o clima dentro da fábrica em Faenza, na Itália. Mas o diretor-técnico Jody Egginton tratou de afastar a crise.

O engenheiro britânico destacou que todos os integrantes da AlphaTauri estão “alinhados” e que as declarações de Tost para a imprensa não abalaram os ânimos do time.

“Franz [Tost] conhece a equipe de engenharia há muito tempo. É a mesma equipe que deu carros em 2019, 2020 e 2021 que marcaram pódios. Franz fez uma declaração, potencialmente tirada um pouco fora do contexto, e que realmente não dá a imagem exata das coisas”, justificou Egginton ao portal Motorsport.com.

“Mas trabalhamos em equipe, sentamos com Franz, discutimos as coisas e realmente continuamos. Então é assim. Franz deu algumas entrevistas e enviou algumas sugestões, mas seguimos. Não muda nada, todos estão alinhados no que temos de fazer e seguimos em frente”, completou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Tost detonou equipe de engenharia da AlphaTauri, que chegou a dizer para ele que a AT04 era “fantástica” (Foto: Red Bull Content Pool)

Para o diretor-técnico, a “decepção do lado de Tost, como chefe de equipe, é que o carro não está bem estabelecido na parte intermediária do grid”, que é como a AlphaTauri desejava estar. Segundo Egginton, algumas metas ainda não foram atingidas e algumas melhorias na AT04 foram apresentadas no GP da Austrália, realizado no último dia 2, e outras serão implementadas nas próximas corridas.

“No final das contas, atingimos algumas de nossas metas. Foram metas válidas, boas metas. Ainda não atingimos algumas das outras, mas iremos. Não tenho preocupações de que nossas metas estejam longe do que precisamos fazer para sermos competitivos. São apenas algumas delas que ainda não conseguimos. É um meio [do grid] muito apertado. Se você não atingir seus objetivos, você cai para o fim dele. Então, quando atingirmos nossas metas, estou confiante de que serão metas válidas e serão suficientes para nos estabelecer no meio”, continuou.

“A atualização aqui [na Austrália] nos deu um passo mais próximo de uma série de metas que tínhamos. E as atualizações para a próxima corrida e corridas subsequentes farão isso novamente. Não é incomum não atingir metas, acontece, ninguém gosta. Mas não erramos de propósito, é assim mesmo”, finalizou.

A equipe sediada em Faenza está na penúltima colocação do Mundial de Construtores com apenas 1 ponto, conquistado por Yuki Tsunoda, em Melbourne. A última colocação, até o momento, pertence à Williams, com a mesma pontuação.

A Fórmula 1 entrou em um recesso forçado de quatro semanas, por conta do cancelamento do GP da China, e retoma a temporada 2023 entre os dias 28 e 30 de abril, com o GP do Azerbaijão, nas ruas de Baku.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.