Eduardo Freitas enfim estreia como diretor de prova da F1 na Espanha após cinco corridas

Após saída de Michael Masi, FIA determinou rodízio entre Niels Wittich e Eduardo Freitas como diretores de prova da Fórmula 1. Ocupado com o WEC, o português enfim fará sua estreia na categoria em Barcelona

FÓRMULA 1 2022: VERSTAPPEN ATROPELA EM MIAMI. COMO FERRARI RESPONDE? | Paddock GP #286

Eduardo Freitas fará sua estreia como diretor de prova da Fórmula 1 no GP da Espanha. Depois de Niels Wittich assumir o posto nas cinco primeiras corridas da temporada, o português enfim estará no comando da função em Barcelona, entre os dias 20 e 22 de maio.

De acordo com a revista Autosport, Freitas será o diretor também no GP de Mônaco, antes de voltar suas atenções às 24 Horas de Le Mans – evento que acontecerá no mesmo fim de semana que a disputa da F1 no Azerbaijão.

LEIA TAMBÉM
+ FIA sugere que F1 evite conflito de datas com 24 Horas de Le Mans em 2023

Após a polêmica saída de Michael Masi do cargo de diretor de prova da Fórmula 1, o presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) Mohammed Bem Sulayem determinou os nomes de Wittich e Freitas para assumirem o posto, em esquema de revezamento. Além deles, Herbie Blash atua como conselheiro-sênior permanente para a dupla.

Como Eduardo Freitas ainda tem compromissos com o WEC (Mundial de Rali), Niels Wittich ficou responsável pelo posto durante os primeiros GPs da temporada da F1. O cumprimento fiel às regras do alemão tem, em geral, sido aprovado pela categoria.

“Niels é bastante direto em termos de garantir que as regras sejam aplicadas. Ele também é bastante direto em termos de transmitir o que está esperando de nós. E é disso que eu pessoalmente gosto”, revelou o chefe da McLaren, Andreas Seidl.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
+ Quem são Niels Wittich e Eduardo Freitas, novos diretores de prova da F1?

Niels Wittich foi diretor de prova da F1 nas cinco primeiras corridas do ano (Foto: FIA)

“Ao mesmo tempo, ele está sempre disponível para diálogo e também para contribuições construtivas, se você acha que as coisas precisam ser reconsideradas. E desse ponto de vista, quando olho agora como foram essas primeiras corridas, acho que estamos em um bom lugar”, completou.

Nem tudo são flores, no entanto. A insistente escolha em acionar primeiramente o safety-car virtual em claras situações de imediato carro de segurança – como em Miami, após a colisão entre Lando Norris e Pierre Gasly -, além de toda a polêmica envolvendo a ‘regra das joias’ tem irritado os pilotos.

Recentemente, tanto Freitas quando Wittich testaram positivo para a Covid-19 e tornaram-se dúvidas para o GP de Miami – no entanto, o alemão logo negativou para a doença e a corrida seguiu sem problemas. O português, portanto, estreia na Espanha – mas o verdadeiro desafio deve estar mesmo na etapa de Mônaco.

FÓRMULA 1 2022: MAX VERSTAPPEN VENCE GP DE MIAMI DE F1 | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.