Fórmula 1 adiciona segundo ponto de abertura da asa móvel para GP de Portugal

Circuito de Portimão ganha uma novidade para 2021: Uma zona extra de uso da asa móvel, agora entre as curvas quatro e cinco

Volta rápida na pista de Miami, que recebe a F1 em 2022 (Vídeo: Miami)

Às vésperas do GP de Portugal, marcado para o próximo fim de semana, a Fórmula 1 anunciou uma novidade para as atividades em Portimão: a adição de uma segunda zona de acionamento do DRS, a asa móvel, localizada entre as curvas quatro e cinco do traçado português.

A nova zona de acionamento da asa móvel terá seu ponto de detecção – quando o piloto precisar estar a menos de 1s de distância para ter uso liberado – 35 m antes da subida à esquerda, enquanto o ponto de ativação será colocado 180 m após a saída da curva quatro.

Em contrapartida, a zona original de DRS, localizada na reta principal do circuito, sofrerá uma redução de tamanho considerável, começando 120 m à frente do ponto determinado para o ano passado – com 120m a menos, portanto.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Lewis Hamilton, o novo recordista de vitórias na Fórmula 1 (Foto: Beto Issa)

Por 25 anos fora do calendário oficial, o GP de Portugal voltou aos holofotes como circuito substituto no ano passado, por conta de diversos cancelamentos causados pela pandemia de Covid-19. Agora a pista sedia um evento da Fórmula 1 pelo segundo ano consecutivo, consolidando-se como praça da F1 numa dobradinha ibérica, com o GP da Espanha na semana seguinte.

Em 2020, além do retorno celebrado à categoria, Portimão entrou de forma definitiva na história da Fórmula 1, servindo de palco para a histórica 92ª vitória de Lewis Hamilton, que, com o triunfo, superou Michael Schumacher e se isolou como o piloto que mais vezes subiu ao lugar mais alto do pódio na Fórmula 1.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.