F1 garante GP do Canadá apesar de preocupação com incêndios florestais

Fórmula 1 espera que a qualidade do ar melhore o suficiente até o GP do Canadá e crê que o evento vai acontecer com segurança. Incêndios florestais afetam a região de Quebec

A Fórmula 1 tem a expectativa de que o GP do Canadá, programado para acontecer entre os dias 16 e 18 de junho, seja realizado normalmente apesar dos incêndios florestais que afetam a região de Montreal, onde está localizado o Circuito Gilles Villeneuve, que sedia a corrida.

Questionada pelo site RaceFans, a F1 afirmou que os incêndios acontecem a 800 km do circuito, e que a qualidade de ar em Montreal já começou a melhorar, não tendo preocupações para o evento da semana que vem. Nesta quinta-feira, a qualidade do ar na cidade é apontada como satisfatória, sem riscos pela poluição.

São mais de 400 incêndios em todo o país, sendo 150 apenas na província de Quebec, onde está localizada a cidade de Montreal. A fumaça já atinge cidades vizinhas da região e outras partes da América do Norte.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Nova York amanheceu coberto por uma névoa laranja oriunda dos incêndios no Canadá (Foto: reprodução/David Dee Delgado/Getty Images)

Para se ter uma ideia, a situação é tão crítica que a fumaça oriunda das queimadas chegou até a cidade de Nova York, que ficou coberta por uma névoa laranja nas últimas 48 horas. As autoridades, então, aconselharam a população a usar máscaras N95 ao ar livre por conta da poluição e os baixos níveis da qualidade do ar.

O impacto da poluição forçou o adiamento e cancelamento de partidas esportivas em Nova York, Washington e na Filadélfia. A partida de basquete entre New York Knicks e Minnesota Lynx, pela WNBA, foi cancelada, assim como o jogos entre New York Yankees contra Chicago White Sox e Washington Nationals x Arizona Diamondbacks, pela MLB. Já o jogo entre Philadelphia Phillies e Detroit Tigers foi adiado de quarta-feira a tarde para noite de quinta-feira.

Não é o primeiro imbróglio climático que a Fórmula 1 sofre em 2023. O GP da Emília-Romanha, em abril, precisou ser cancelado já durante a semana do evento por conta das enchentes que afetaram os arredores do circuito de Ímola.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.