Alonso se desculpa com “lenda” Hamilton e acusa imprensa por repercussão de ofensa

Bicampeão mundial também revelou não concordar com transmissão dos rádios entre pilotos e equipes. Por isso, planeja fazer votos de silêncio durante as corridas daqui para frente

Hamilton toca em Alonso na Les Combes, catapulta e abandona o GP da Bélgica (Vídeo: Reprodução)

A batida entre Lewis Hamilton e Fernando Alonso na Les Combes segue dando pano para manga. No GP da Bélgica de Fórmula 1, o heptacampeão disputava posição com o piloto da Alpine quando tentou uma ultrapassagem por fora. Só que os dois acabaram se tocando, e o britânico foi quem levou a pior, catapultando na pista e abandonando na sequência.

Alonso continuou na disputa, mas reclamou muito de Hamilton no rádio, dizendo que o “idiota” rival “só sabe pilotar quando larga em primeiro”. Na entrevista coletiva desta quinta-feira (1), antes do GP da Holanda, o bicampeão pediu perdão ao hepta — mas não sem antes, claro, fazer uma ressalva.

“Primeiramente: Lewis é um campeão, uma lenda do nosso tempo. Quando você fala algo — e eu lamento ter de dizer isto — contra um piloto britânico, há um grande envolvimento da imprensa depois. Sempre falam muitas coisas de ‘Checo’ (Pérez), Carlos (Sainz) e de mim também. Se você diz algo para um piloto latino, tudo fica um pouco mais divertido. Quando fala para os outros, a coisa fica séria”, apontou Alonso.

Hamilton tentou passar Alonso por fora, mas fechou rival e levou a pior (Foto: Reprodução/F1)

“De qualquer maneira, sim, peço desculpas. Não estava pensando direito quando falei. Não acho que exista muito a se culpar naquele momento, para ser honesto. Olhando para os replays e tudo — é um acidente de primeira volta, estamos todos muito próximos um do outro”, analisou o espanhol.

Vale lembrar que Hamilton assumiu responsabilidade pelo acidente. Mesmo sem punição da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) por conta da batida, o piloto da Mercedes se vê sob risco de ter de trocar o motor de seu W13 e largar do fundo do grid em Zandvoort.

LEIA TAMBÉM
+ Alonso lembra batida Hamilton × Rosberg em 2014 e ironiza: “Essas coisas acontecem”
+ Hamilton nega desculpas a Alonso após acidente: “Bom saber o que pensa sobre mim”
+ Mercedes debocha de crítica de Alonso e cita hepta de Hamilton: “Funcionou para ele”

“Não, não, não. Não acredito no que falei. Quero dizer, não é uma questão de acreditar ou não — fatos mostram que não é isso (Hamilton só saber largar e pilotar da primeira colocação). É algo que você diz no calor do momento. Mas como já falei, nada do que eu disse é verdade. Tenho grande respeito (por Hamilton). Quando estivermos falando com as TV’s, vou me aproximar dele e pedir desculpas. Eu absolutamente não tenho nenhum tipo de problema com ele. Como eu disse, o sentimento é de grande respeito”, reiterou Alonso.

Voto de silêncio

Em protesto diante toda repercussão do caso, o espanhol da Alpine prometeu “se aquietar” no rádio daqui para frente. Comparando a Fórmula 1 com outros esportes, Alonso declarou ser contra a transmissão ‘desenfreada’ dos áudios de interação entre pilotos e equipes.

Alonso faz sinal para Hamilton após batida entre os dois em Spa (Vídeo: F1)

“Quando você diz algo no rádio, naquele momento, você pensa que está falando com seu engenheiro, preparando estratégias. Obviamente, tenho que estar sempre ciente de que tudo é transmitido. Mas se alguém te dá um carrinho no futebol, naquele momento, você fala algo para seu companheiro de equipe ou para o adversário que não é transmitido para todos. Com certeza, (a partir de agora) vou ficar bem quieto no rádio. É um esporte que tem isso de transmitir coisas que você deveria ter um pouco de privacidade com o time. Então vou tentar me aquietar no rádio e não ser parte deste show que não concordo”, disparou.

“(Rádios serem transmitidos) acho que não deveriam. Futebol, tênis, tanto faz — estes são esportes em que você pode ter seus momentos de privacidade e se preparar para tudo. Mas sei que é parte do show. Como eu disse, as coisas que são transmitidas do rádio normalmente são mais ‘picantes’, porque o esporte quer isso — apimentar a corrida. Eles nunca transmitem instruções do meu engenheiro, porque não é interessante — e é disso que falamos a cada volta. Mas entendo tudo isso. Infelizmente, a medida que preciso tomar para evitar isso é ficar quieto o tempo todo”, finalizou o bicampeão mundial.

LEIA TAMBÉM
+ Hamilton destaca impacto de batida com Alonso em Spa: “Quase quebrei as costas”
+ Mercedes revela que Hamilton sofreu impacto de 45G na batida com Alonso na Bélgica
+ Hamilton x Alonso: quem tem razão? Jornalistas debatem

ALONSO FOI INOCENTE NA BATIDA, MAS PASSOU DOS LIMITES COM HAMILTON | F1 2022

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.