Alonso admite superioridade de Verstappen em Mônaco: “Não tínhamos chance”

Segundo colocado, Fernando Alonso admitiu que não seria possível alcançar Max Verstappen no GP de Mônaco e admitiu surpresa com ausência de safety-car em condições adversas

Segundo colocado no grid de largada, segundo colocado na bandeirada. Essa foi a história contada por Fernando Alonso no GP de Mônaco de 2023, disputado neste domingo (28) pela Fórmula 1. O espanhol, que não chegou a ser ameaçado na pista por nenhum concorrente, levou um susto ao trocar colocar pneus de pista seca em um momento em que o asfalto já estava molhado em Monte Carlo. No entanto, conseguiu desfazer a troca a tempo de segurar o segundo posto.

Após a disputa, o bicampeão mundial destacou a estratégia pensada pela Aston Martin, que largou de pneus duros para buscar uma vantagem em um possível safety-car. No entanto, o espanhol elogiou a pilotagem do vencedor Max Verstappen, que dominou mais uma vez e terminou 27s9 à frente.

“Foi difícil. Tivemos de começar com pneus duros, então cedemos bastante nossas possibilidades na curva 1”, avaliou Alonso. “Pensamos a longo prazo com a estratégia, mas Max [Verstappen] pilotou muito bem com os pneus médios naquele primeiro stint. Então, não tínhamos muitas chances. No fim, a chuva complicou as coisas — não foi fácil de pilotar”, admitiu.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Alonso foi ao pódio em cinco das seis corridas da temporada 2023 (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Alonso destacou as condições adversas proporcionadas pela chuva em um asfalto já desafiador e parabenizou os outros pilotos pela não-entrada do safety-car ao longo das 78 voltas da disputa.

Curiosamente, a prova foi marcada por diversos erros, principalmente sob chuva, e muitos toques, mas Fernando não teve a oportunidade de acompanhar o que se passava com os carros de trás — ao contrário do que fez em Miami.

“Era muito difícil frear na curva 5 e na curva 10”, reconheceu. “Admito que fico surpreso por não termos nenhum safety-car aqui, nenhum incidente. Acho que todos fizeram um grande trabalho hoje para manter os carros na pista”, finalizou.

A etapa seguinte da Fórmula 1 acontece já no próximo fim de semana, com o GP da Espanha programado para ser realizado entre os dias 2 e 4 de junho. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.