Ferrari elogia pilotos e destaca “fim de semana perfeito” em Mônaco: “Direção certa”

Chefe da Ferrari, Frédéric Vasseur fez questão de elogiar Charles Leclerc e Carlos Sainz pelo resultado conquistado no GP de Mônaco, mas também não deixou de parabenizar a equipe na fábrica de Maranello

Nas palavras de Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari, o fim de semana do GP de Mônaco foi “perfeito” e “importante” para motivar a escuderia de Maranello a continuar evoluindo nas próximas etapas da temporada 2024 da Fórmula 1. No cargo desde o início de 2023, o francês fez questão de elogiar não só os pilotos, mas também as pessoas que trabalham na fábrica em Maranello.

Desde as primeiras atividades nas ruas estreitas de Monte Carlo, realizadas na sexta-feira (24), a SF-24 já mostrava ser o carro mais equilibrado do grid, principalmente nas mãos de Charles Leclerc, que liderou o TL2 e TL3 antes de conquistar a pole-position no sábado. Apesar de já ter largado da posição de honra duas vezes no Principado, em 2021 e 2022, o dono do #16 nunca havia vencido em sua casa. O resultado inédito, claro, deixou Vasseur extremamente satisfeito.

“É uma sensação fantástica. Era importante para a equipe e para o Charles [conquistar essa vitória]. Todos sabemos qual era a situação. Charles sempre teve muito azar em Mônaco. Foi uma conquista importante para ele também, pois é ótimo alcançar esse objetivo. Agora vamos aproveitar a noite e depois nos concentraremos na próxima [corrida]”, disse o dirigente em entrevista à edição italiana do Motorsport.

Frédéric também elogiou a mentalidade de Leclerc durante todo o fim de semana, mais concentrado e cometendo poucos erros, muito diferente da situação vista em 2023. “Acho que no ano passado, Charles estava um pouco estressado quando chegamos a Mônaco, mas este ano o vi muito mais relaxado”, continuou.

Charles Leclerc soube administrar bem a corrida em Mônaco (Foto: Ferrari)

“Ele esteve confortável desde a primeira volta no TL1, e teve um ritmo excelente em todas as sessões. Mesmo quando houve momentos difíceis, como no Q1, quando foi afetado por causa de um saco plástico na asa dianteira, ele manteve a calma e fez um ótimo trabalho, tendo a corrida sob controle da primeira à última volta. Honestamente, foi um fim de semana perfeito”, elogiou o chefe da Ferrari.

Após a bandeira vermelha causada pelo acidente entre Sergio Pérez e Kevin Magnussen logo na primeira volta, a guerra de estratégias entre as equipes não aconteceu, já que a maior parte dos pilotos trocou os pneus enquanto a prova estava paralisada. A partir deste momento, porém, foi importante administrar bem o ritmo para conseguir chegar até o fim, ao mesmo tempo em que os rivais deveriam ser anulados.

“Depois da relargada, sabíamos que era mais uma questão de manter o controle, sem ficar nervoso e sem forçar demais. Em algumas ocasiões, Charles nos perguntou se ele poderia ir mais rápido, porque estava muito difícil controlar. Mas foi uma grande corrida”, lembrou Vasseur, que também não deixou de parabenizar Carlos Sainz pelo terceiro lugar.

“Também foi uma boa corrida por parte de Carlos, porque pedimos para que ficasse a 5s de [Oscar] Piastri, mas também que mantivesse um ritmo que pudesse manter [George] Russell a uma certa distância. Ele fez um trabalho perfeito. É um grande sucesso para a equipe”, sublinhou o chefe da Ferrari, que ainda destacou o trabalho que está sendo feito internamente.

Carlos Sainz quase teve a corrida arruinada, mas terminou em terceiro (Foto: Ferrari)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Podemos dizer que, desde o início do fim de semana, a dinâmica dentro da equipe foi positiva. Acho que todo o grupo está se esforçando muito e evoluindo na direção certa. Claro que não somos campeões mundiais, por isso precisamos manter a calma, mas a direção que estamos tomando é a certa. Esta é uma grande motivação para toda a equipe, na pista e na fábrica”, finalizou.

Com a vitória neste domingo, Leclerc agora acumula 138 pontos na classificação do Mundial de Pilotos, ficando atrás apenas de Max Verstappen, que tem 169 tentos. Sainz, por sua vez, chegou a 108 e é o quarto colocado com apenas cinco pontos de desvantagem para Lando Norris, terceiro. Entre as equipes, a Ferrari está apenas 24 tentos atrás da Red Bull — 276 contra 252 para os taurinos.

Fórmula 1 retorna de 7 a 9 de junho com o GP do Canadá, nona etapa da temporada 2024.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.