Ferrari testa novo assoalho nos treinos livres do México, mas reprova e volta para versão antiga

O assoalho atualizado da Ferrari voltou a ser testado no México, mas não foi aprovado por Sebastian Vettel. É o segundo fim de semana seguido, após os Estados Unidos, em que a equipe falha em fazer a nova peça funcionar corretamente

A Ferrari, ainda em busca de soluções para o carro de 2018, viu-se com um dilema em relação ao assoalho a ser utilizado no GP do México. A equipe italiana testou uma versão atualizada da peça nos dois primeiros treinos livres, mas não gostou da performance vista. Desse jeito, os italianos optaram por seguir correndo com o conjunto desatualizado que rendeu bom desempenho nos Estados Unidos.
 
A decisão chama atenção. O assoalho atualizado já estava disponível nos Estados Unidos e foi testado nos treinos livres, mas o desempenho não agradou e a Ferrari optou por competir com o antigo. A decisão se provou acertada, já que Kimi Räikkönen teve desempenho suficiente para vencer pela primeira vez em cinco anos e meio.
 
Uma semana se passou e a Ferrari segue sem achar um jeito de fazer o novo assoalho funcionar. Falando à imprensa, incluindo o GRANDE PRÊMIO, no Hermanos Rodríguez, Sebastian Vettel foi sucinto: "Foi uma manhã interessante. Aprendemos muito, mas vamos voltar ao pacote antigo mesmo”, disse.

Com o assoalho atualizado, o desempenho da Ferrari realmente não foi encantador. Vettel foi o melhor da equipe, mas sem ir além do sétimo lugar no TL1 e do quarto no TL2. Nas duas ocasiões, o déficit para a Red Bull foi dos grandes: 2s na primeira atividade, 1s2 na segunda.

Sebastian Vettel (Foto: AFP)

A postura de Vettel vai de acordo com as impressões da Ferrari frente às atualizações mais recentes. Depois de apresentações decepcionantes nos GPs da Rússia e do Japão, a equipe se livrou de mudanças feitas no carro e reencontrou o bom desempenho visto na fase europeia da temporada.

 
Para Vettel em particular, a nova abordagem parece ter vindo tarde demais. O alemão tem chances remotas de ser campeão, já que precisa vencer os últimos três GPs e torcer para que Lewis Hamilton não some mais do que cinco pontos no mesmo período. Um sétimo lugar no México dá o título a Lewis independente dos resultados de Sebastian.
GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ o GP do México de F1 neste fim de semana com a repórter Evelyn Guimarães.
 
E o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontece este ano nos dias 9, 10 e 11 de novembro, no autódromo de Interlagos. Os ingressos para a corrida estão disponíveis no único site oficial do evento: www.gpbrasil.com.br.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.