Ferrari vê F1 2026 como “página em branco” e foca na SF-25: “Cada milissegundo conta”

Diretor-técnico de chassi da Ferrari, Loïc Serra deixou claro que, apesar de ser uma continuidade da SF-24, o novo carro para a temporada 2025 da Fórmula 1 apresenta "muitas peças novas", embora o conceito principal continue o mesmo

Chefe de engenharia de desempenho de chassi e responsável por supervisionar as áreas de aerodinâmica e performance na Ferrari, Loïc Serra falou sobre o trabalho empreendido no desenvolvimento da SF-25, carro para a atual temporada da Fórmula 1, e dos desafios de ter de focar, ao mesmo tempo, no projeto do próximo ano, quando o novo regulamento entra em vigor na categoria.

Após quase 15 anos colaborando com a equipe comandada por Toto Wolff, o francês pegou carona na barca liderada por Lewis Hamilton e decidiu se mudar para Maranello, assim como Jérôme D’Ambrosio, que saiu exatamente no mesmo momento. Agora, ao lado dos velhos conhecidos e de Frédéric Vasseur, tem como objetivo levar a escuderia italiana de volta aos tempos de glórias.

“[A SF-25] é mais uma continuidade do carro anterior. Na verdade, mudamos muitas peças. Mudamos a maioria das peças do carro. Mas o conceito principal de performance continua o mesmo”, disse Serra em entrevista ao portal neerlandês GPblog. “Então, na verdade, não espero uma curva de aprendizagem mais íngreme do que no ano passado”, continuou.

“Esperamos que a taxa de desenvolvimento seja impulsionada em comparação com o que era no final da temporada passada. Mas não esperamos, necessariamente, operar o carro de uma maneira muito diferente”, explicou.

SF-25 será primeiro carro de Lewis Hamilton com a Ferrari na F1 (Vídeo: Ferrari)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GPTV alcança 2 milhões de espectadores e prepara novos formatos de exibição

Na sequência, o engenheiro ainda falou das dificuldades enfrentadas pela Ferrari em tentar conciliar dois projetos simultaneamente. Ao mesmo tempo em que os vermelhos esperam desbancar McLaren, Red Bull e Mercedes para, enfim, voltar a conquistar um título na F1, a equipe também sabe que precisa se concentrar na mudança de regras para entrar em 2026 com o pé direito.

“2025 vai ser uma temporada bastante difícil, uma temporada bastante desafiadora. Se pensarmos sobre isso, teremos de desenvolver dois carros, dois animais bem diferentes durante o mesmo ano. E como sabemos, o regulamento de 2026 é bem diferente, muito diferente, porque afeta as unidades de potência, afeta o chassi, os pneus também são diferentes. Então vai ser um grande desafio”, declarou.

“Além disso, sabemos que temos uma SF-25 onde cada milissegundo conta. E está ficando cada vez mais difícil encontrar essa performance. Mas esses milissegundos são relevantes, enquanto que para o carro de 2026, temos uma página em branco, com uma taxa de desenvolvimento muito íngreme. Então, também será muito difícil equilibrar o desenvolvimento dos dois. Mas estamos ansiosos por isso”, encerrou o diretor-técnico da Ferrari.

Fórmula 1 se aproxima da volta às pistas. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.