FIA cede e aumenta limite de motores por piloto para temporadas 2024 e 2025 da F1

A Federação Internacional de Automobilismo alterou o limite de motores permitidos e também diminuiu o número de voltas para liberar o uso do DRS

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) cedeu aos pedidos das equipes da Fórmula 1 e aumentou o número de motores permitidos para as duas próximas temporadas da categoria. Na primeira reunião da Comissão da categoria na FIA em 2024, realizada nesta segunda-feira (5), em Londres, ficou definido que o limite será agora de quatro unidades de potência por temporada para cada piloto.

A legislação já havia sido alterada no início do ano passado, por conta do aumento do número de corridas e dos gastos de peças com as corridas sprint. As equipes foram autorizadas a usar quatro motores de combustão interna, além de turbo, MGU-H e MGU-K. Antes, o limite era de até três para cada um dos componentes — ou seja, duas trocas permitidas — por temporada.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Fórmula 1 aumentou limite de motores para 2024 e 2025 (Foto: Ferrari)

Além da mudança no limite de motores, a categoria também optou por diminuir o número de voltas necessárias para liberação da asa móvel traseira, o DRS. Antes, eram necessárias duas voltas após a largada ou reinicio de prova para o dispositivo ser liberado. Com a mudança, o DRS poderá ser ativado pelos pilotos logo no giro seguinte.

A mudança mais substancial decidida na reunião conduzida por Nikolas Tombazis, diretor de monopostos da FIA, e Stefano Domenicali, presidente e diretor-executivo da Fórmula 1, foi em relação ao formato dos fins de semana de corridas sprint. A categoria ouviu pilotos e equipes e decidiu inverter o cronograma: a corrida sprint seguirá aos sábados, mas pela manhã, agora antes da classificação da prova principal.

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.