FIA decepciona ao aceitar veto ao Halo para 2017, e F1 corre risco de nunca ver proteção do cockpit virar realidade
Motivada pelos acidentes com Jules Bianchi, em 2014 no Japão, e pelo de Justin Wilson, na Indy, a FIA decidiu que já era hora de intensificar os estudos para ampliar a proteção do cockpit dos carros de F1. Duas soluções chegaram a suas mãos. O Halo, elemento que foi originalmente sugerido pela Mercedes, e o Aeroscreen, idealizado pela Red Bull. Ambos foram testados, mas o primeiro acabou escolhido. Porém, o Grupo de Estratégia o uso para 2017
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Relacionadas
window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});
(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
O fato é que a equipe italiana foi pioneira. O time construiu a peça e a instalou no carro durante os últimos dois dias da pré-temporada, em Barcelona. Tanto Kimi Räikkönen quanto Sebastian Vettel percorreram algumas voltas com o recurso. E a primeira grande dúvida foi quanto à visibilidade, dada a parte frontal do Halo. Ambos minimizaram esse fato de início. Mas foram apenas giros de instalação. A partir daí as pesquisas se intensificaram, porque o modelo havia agradado aos membros da FIA.
Mesmo diante das críticas e de certo ceticismo, a verdade é que a FIA seguiu conduzindo testes de impacto e de materiais, juntamente com a Ferrari. Paralelamente, a Red Bull também iniciou estudos para um projeto próprio: o Aeroscreen.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Assim como o Halo, o Aeroscreen também acabou sendo testado em pista. E a equipe dos energéticos escolheu a pista de Sóchi para a primeira aparição pública do novo elemento. Ricciardo foi o escolhido para andar com a peça instalado no carro no primeiro treino livre para o GP russo. O objetivo foi testar a visibilidade. E poucas voltas foram completadas.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
E este acabou sendo o último grande teste em pista do Halo. A partir daí, a FIA passou a trabalhar para aprovar a introdução da peça nos carros de 2017. A equipe chefiada por Christian Horner foi a primeira a sinalizar o veto. Ainda assim, a entidade procurou os pilotos e, em uma reunião no fim de semana da Hungria, decidiu apresentar a eles como o Halo poderia ampliar a segurança. O encontro impactou muitos pilotos, especialmente os que se mostravam contrários ao equipamento. A verdade é que os pilotos finalmente se colocaram a favor da introdução do elemento de proteção ao cockpit.
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”; |
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);