FIA lamenta ausência em festa, mas exalta campeonato notável de Mercedes e Hamilton

Jean Todt descartou punir Lewis Hamilton pela ausência na festa de premiação da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), mas ressaltou que gostaria de celebrar com o heptacampeão a performance na temporada 2021

F1 2021 ACABA: FIA ASSUME CULPA. HAMILTON NÃO VAI À FESTA | WGP

Presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Jean Todt lamentou a ausência de Lewis Hamilton e Toto Wolff na festa de premiação da entidade, na noite de quinta-feira, em Paris. Na visão do dirigente, o britânico e a Mercedes mereciam mais pela temporada que fizeram em 2021.

Hamilton foi superado por Verstappen na briga pelo título em uma final polêmica em Abu Dhabi, já que a postura da direção de prova foi determinante para abrir uma chance para o holandês depois de o heptacampeão dominar a corrida quase que de ponta a ponta. A Mercedes chegou a apresentar um protesto e ameaçou recorrer a instâncias superiores depois de ter os pedidos rejeitados pela FIA, mas abandonou as queixas após a entidade máxima se comprometer com uma revisão completa dos acontecimentos de Yas Marina.

LEIA TAMBÉM
Mercedes encerra protesto e parabeniza Verstappen, mas pressiona FIA por clareza
Mercedes diz que “interpretação freestyle” da regra fez Hamilton “alvo fácil” em Abu Dhabi
# Mercedes evita fadiga inútil nos tribunais e acumula poder na F1 com vantagem sobre FIA

Jean Todt avaliou que a Mercedes merecia uma recompensa maior pelo trabalho em 2021 (Foto: FIA)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Ainda assim, Hamilton e Wolff decidiram não comparecer à festa de gala. A oito vezes campeã do Mundial de Construtores, então, foi representada por James Allison, diretor-técnico da equipe.

A ausência de Hamilton, contudo, é uma infração ao código esportiva, que obriga que o top-3 do campeonato esteja presente na celebração. Ainda assim, Todt rejeitou aplicar punições.

Questionado sobre a ausência de Hamilton e Wolff, Todt respondeu: “Acho que esta noite nós temos de celebrar ao invés de entrar em qualquer tipo de controvérsia. Não faz sentido. De que adiantaria?”.

“Acho que, de certa forma, eu lamento, pois a Mercedes deveria ter muito mais recompensa, já que oito títulos do Mundial de Construtores é uma coisa única”, comentou. “Mas este jovem fez um trabalho excelente, e é nisso que devemos pensar ao invés de dizer: ‘Vamos puni-lo, pois ele não veio’”, continuou.

O dirigente destacou, porém, que gostaria de celebrar a ótima temporada de Hamilton, especialmente por entender que a Mercedes foi a melhor equipe.

“Ele foi uma combinação incrível. Provavelmente, tinha o melhor carro e a melhor equipe, e ele nunca comete um erro. Desta vez, [Max] simplesmente ganhou dez corridas e nós devemos reconhecer que isso é notável”, ponderou.

Por fim, o presidente da FIA reconheceu que Verstappen teve sorte com a intervenção do safety-car, mas avaliou que, em outros momentos da temporada, o rubro-taurino perdeu sem culpa.

“Acho que ele conseguiu o que merece. Ele fez uma ótima temporada. É humano, sabe, focar na última volta. Mas é preciso olhar para a temporada toda. Ele teve sorte em Silverstone? Teve sorte no Azerbaijão? Teve sorte em Budapeste? Não teve”, concluiu.

VERSTAPPEN JÁ ESTÁ NO TOP-5 DOS MELHORES DO SÉCULO NA F1?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.