Russell fica sob investigação por infringir bandeira amarela na classificação em Baku

Depois de garantir o quinto lugar no grid do GP do Azerbaijão, George Russell entrou na mira dos comissários por incidente ainda durante o Q1 e corre o risco de ser punido

Depois de Pierre Gasly, agora foi a vez de George Russell entrar na mira da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e correr o risco de receber uma punição no grid do GP do Azerbaijão, que acontece neste domingo (15). De acordo com os comissários, o britânico supostamente ultrapassou o limite de velocidade durante o regime de bandeira amarela.

Em um documento divulgado pela direção de prova, o #63 da Mercedes foi acusado de infringir o artigo 2.5.5 do código internacional de regras da federação, que trata exatamente sobre o comportamento dos pilotos durante os momentos de precaução na pista. Ainda de acordo com as informações apresentadas, o incidente aconteceu às 9h10 (de Brasília, GMT-3), ou seja, durante o Q1.

Porém, levando em consideração o horário, a bandeira amarela em questão não seria a mesma que causou a polêmica eliminação de Lando Norris em Baku, mas, sim, antes. Ainda no decorrer da sessão, quando poucos minutos haviam sido completados, Carlos Sainz também passou reto em uma das travadas curvas do circuito azeri e acionou o sinal de alerta por parte dos comissários.

Russell cravou 1min41s874 e terminou o dia como o quinto mais rápido, 0s509 atrás de Charles Leclerc, pole-position. De acordo com o britânico, o resultado foi “justo”. No entanto, dependendo da investigação da FIA, mudanças podem acontecer.

George Russell pode ser punido por infringir bandeira amarela (Foto: AFP)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: 5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP do Azerbaijão da F1 2024

*Atualização: Após investigação, os comissários declararam que Russell já estava contornando a curva 2 quando a bandeira amarela causada pelo incidente de Sainz foi acionada e, por isso, o #63 da Mercedes não teve tempo de diminuir a velocidade para ficar dentro do limite estabelecido em casos como esse. Desta forma, George recebeu apenas uma advertência e teve o quinto lugar no grid de largada confirmado.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No domingo (15), os pilotos disputam a corrida em Baku a partir das 8h (de Brasília, GMT-3).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.