Russell cita problema com capacete no Japão e culpa turbulência: “Difícil acompanhar carros”

A turbulência gerada pelos carros era tão forte no Japão que o capacete de George Russell saía do lugar. O piloto explicou que tem sido "uma questão" na temporada 2024

Vira e mexe, as consequências que o efeito-solo trouxe aos carros é posto em pauta na Fórmula 1, e George Russell foi mais um a manifestar preocupação quanto ao conforto dos pilotos durante as corridas. O britânico da Mercedes sofreu bastante com o capacete por conta da turbulência durante o GP do Japão.

A turbulência é causada pelo intenso fluxo de ar direcionado para a parte de trás do carro — também comumente chamada de ‘ar sujo’ pelos competidores. Essa espécie de barreira invisível atrapalha não só a proximidade dos carros como também influencia no equilíbrio do equipamento, dificultando a pilotagem.

Na corrida realizada em Suzuka, há duas semanas, Russell disse que a turbulência era tão forte que o capacete não ficava no lugar e chegava a levantar nos trechos de alta velocidade.

“Tem sido uma questão este ano”, começou o piloto da Mercedes ao ser questionado pela revista inglesa Autosport sobre o problema.

George Russell sofreu nas curvas de alta do circuito de Suzuka (Foto: AFP)

“Não tive problemas com capacetes nos treinos e na classificação, mas assim que chegamos à corrida, com toda a turbulência e carros ao redor, foram muitos ‘golpes’ e tive dificuldades nesse aspecto”, salientou.

“Os carros estão definitivamente mais difíceis de acompanhar hoje do que no passado. Não tenho tanta certeza da razão. Pode haver uma pequena perda de potência, só temos de avaliá-la”, concluiu Russell.

Fórmula 1 volta entre os dias 19 e 21 de abril, para o GP da China, retorno da etapa ao calendário pós-pandemia, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.