Governo declara Ayrton Senna como patrono do esporte brasileiro

Lei sancionada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin garantiu a Ayrton Senna, tricampeão mundial da Fórmula 1, o título de patrono do esporte brasileiro

A partir desta quarta-feira (26), Ayrton Senna é, oficialmente, patrono do esporte brasileiro. A lei foi sancionada pelo vice-presidente do país, Geraldo Alckmin, aprovada pelo Senado no fim do mês de março e já está publicada no Diário Oficial da União. Tricampeão mundial de Fórmula 1, o piloto faleceu após um acidente no GP de San Marino de 1994, disputado em Ímola.

A proposta foi protocolada ainda em 2019, pelo deputado federal Filipe Barros, mas levou até março de 2023 para ser aprovada — ainda que tenha tramitado na Câmara no mesmo ano. A partir daí, ficou pendente de aprovação e acabou sancionada nesta quarta pelo atual vice-presidente.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Senna é oficialmente patrono do esporte brasileiro (Foto: McLaren)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Com 161 corridas de Fórmula 1 no currículo, Senna conquistou 41 vitórias, 65 poles e foi campeão mundial pela McLaren três vezes, em 1988, 1990 e 1991. O brasileiro fez sua estreia na principal categoria do esporte a motor em 1984, pela Toleman, e já garantiu sua primeira vitória no ano seguinte, na temporada de estreia pela Lotus, quando triunfou nos GPs de Portugal e Bélgica.

Após mais dois anos com a equipe inglesa, Senna partiu em direção à McLaren e fez história: venceu 35 corridas com a escuderia de Woking, com três títulos mundiais e dois vices [1989 e 1993] no período. Muito além dos números, Ayrton se tornou um símbolo para o Brasil e ficou marcado como ídolo de gerações, considerado até hoje um dos maiores pilotos de todos os tempos.

O acidente que levou à morte do piloto aconteceu na terceira etapa da temporada 1994, sua primeira pela Williams, após dois abandonos nas duas primeiras corridas do ano [GPs do Brasil e do Pacífico, no Japão]. Mais de 200 mil pessoas acompanharam o velório do tricampeão, que recebeu honrarias de chefe de Estado e motivou três dias de luto oficial no país.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.