GP às 10: Halo livra Fórmula 1 de tragédia no Bahrein ao salvar vida de Grosjean

No GP às 10, Fernando Silva fala sobre o trabalho incessante e contínuo da FIA e da Fórmula 1 no aspecto de segurança e como o halo foi fundamental para preservar a vida de Romain Grosjean na esteira do pavoroso acidente na primeira volta do GP do Bahrein

Leia também
OPINIÃO GP: F1 e Grosjean têm muito a agradecer: a Bianchi e à existência do halo
Haas confirma Fittipaldi no lugar de Grosjean em Sakhir, e Brasil volta a ter piloto na F1
Grosjean bate em acidente gravíssimo, renasce das chamas e sai de ambulância no Bahrein
Haas informa que Grosjean tem queimaduras leves e suspeita de fratura nas costelas
Grato por saúde de Grosjean, Hamilton lembra que riscos da F1 “não são brincadeira”

O acidente terrível e inacreditável sofrido por Romain Grosjean na noite do GP do Bahrein do último domingo é uma das imagens mais chocantes do esporte a motor dos últimos anos. O carro do piloto franco-suíço da Haas partiu-se ao meio e explodiu depois do impacto no guard-rail da curva 3 do circuito de Sakhir.

Em outros tempos e em outras condições, o acidente teria proporções trágicas, mas o trabalho contínuo da Fórmula 1 e da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para elevar a segurança do esporte e proteger todos os envolvidos, seja pilotos, equipes e as pessoas em geral, tem salvado vidas.

É inegável que a adoção do halo, muito criticado à época da sua adoção na Fórmula 1, especialmente pelos puristas, é o maior responsável por hoje Romain Grosjean estar vivo. Foi um grande milagre, sim, mas também foi o resultado de um enorme avanço dos dispositivos de segurança que compreendem, por exemplo, a célula de segurança reforçada, as roupas anti-chama, um capacete mais robusto a acidentes e, claro, o halo.

No GP às 10 desta segunda-feira pós GP do Bahrein, Fernando Silva fala sobre o alento que foi ver Romain Grosjean sair do carro diante de circunstâncias tão terríveis e lembra o esforço do saudoso Charlie Whiting, um dos principais incentivadores para que o halo fosse implementado na Fórmula 1.

PS: Vídeo gravado antes do anúncio da Haas sobre a substituição de Grosjean por Pietro Fittipaldi no fim de semana do GP de Sakhir neste fim de semana.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube