GP às 10: Halo livra Fórmula 1 de tragédia no Bahrein ao salvar vida de Grosjean

No GP às 10, Fernando Silva fala sobre o trabalho incessante e contínuo da FIA e da Fórmula 1 no aspecto de segurança e como o halo foi fundamental para preservar a vida de Romain Grosjean na esteira do pavoroso acidente na primeira volta do GP do Bahrein

Leia também
OPINIÃO GP: F1 e Grosjean têm muito a agradecer: a Bianchi e à existência do halo
Haas confirma Fittipaldi no lugar de Grosjean em Sakhir, e Brasil volta a ter piloto na F1
Grosjean bate em acidente gravíssimo, renasce das chamas e sai de ambulância no Bahrein
Haas informa que Grosjean tem queimaduras leves e suspeita de fratura nas costelas
Grato por saúde de Grosjean, Hamilton lembra que riscos da F1 “não são brincadeira”

O acidente terrível e inacreditável sofrido por Romain Grosjean na noite do GP do Bahrein do último domingo é uma das imagens mais chocantes do esporte a motor dos últimos anos. O carro do piloto franco-suíço da Haas partiu-se ao meio e explodiu depois do impacto no guard-rail da curva 3 do circuito de Sakhir.

Em outros tempos e em outras condições, o acidente teria proporções trágicas, mas o trabalho contínuo da Fórmula 1 e da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para elevar a segurança do esporte e proteger todos os envolvidos, seja pilotos, equipes e as pessoas em geral, tem salvado vidas.

É inegável que a adoção do halo, muito criticado à época da sua adoção na Fórmula 1, especialmente pelos puristas, é o maior responsável por hoje Romain Grosjean estar vivo. Foi um grande milagre, sim, mas também foi o resultado de um enorme avanço dos dispositivos de segurança que compreendem, por exemplo, a célula de segurança reforçada, as roupas anti-chama, um capacete mais robusto a acidentes e, claro, o halo.

No GP às 10 desta segunda-feira pós GP do Bahrein, Fernando Silva fala sobre o alento que foi ver Romain Grosjean sair do carro diante de circunstâncias tão terríveis e lembra o esforço do saudoso Charlie Whiting, um dos principais incentivadores para que o halo fosse implementado na Fórmula 1.

PS: Vídeo gravado antes do anúncio da Haas sobre a substituição de Grosjean por Pietro Fittipaldi no fim de semana do GP de Sakhir neste fim de semana.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.