Grosjean fica intrigado com melhora da Haas: “Não sei de onde veio essa performance”

A Haas foi uma grata surpresa nesta sexta-feira de treinos livres do GP da Espanha. Romain Grosjean se destacou nos dois treinos livres do dia em Barcelona, sendo sexto lugar pela manhã e fechando a tarde no top-5. O franco-suíço foi muito sincero ao tentar responder sobre o que levou o seu carro a andar tão bem na pista catalã

Ver a Mercedes na frente, com direito até a dobradinha, é algo normal e bastante esperado. O mesmo se aplica, por exemplo, à presença habitual de Max Verstappen em terceiro, só atrás dos carros pretos de Brackley. Mas poucos poderiam imaginar uma performance tão boa da Haas e de Romain Grosjean nesta sexta-feira (14) de treinos livres do GP da Espanha de Fórmula 1. O franco-suíço foi o sexto mais rápido na sessão da manhã, que teve seu companheiro de equipe, Kevin Magnussen, em nono. À tarde, o dinamarquês não foi tão bem, mas Grosjean fez as vezes da casa novamente com outra volta muito boa para completar o dia na quinta posição.

O fato é que nem o próprio Grosjean sabe explicar ao certo o que levou seu carro a andar tão bem na abertura dos trabalhos na Catalunha.

“Realmente não sei de onde veio essa performance”, afirmou o piloto. “Para sermos justos, é o mesmo carro do começo do ano, e estamos fazendo algum trabalho de acerto desde Silverstone. O desempenho lá foi muito bom, mas é [uma pista] mais sensível à potência, enquanto aqui é um pouco menos”, explicou.

De onde veio tamanha performance nesta sexta-feira? Nem Grosjean sabe explicar (Foto: Haas)

Grosjean ainda não pontuou na temporada e luta contra as deficiências do VF20. Seu melhor resultado foi o 13º lugar no GP da Estíria, enquanto a colocação nas duas últimas corridas realizadas em Silverstone foi a mesma: 16º. Desta forma, o desempenho até inexplicável nesta sexta-feira é visto como intrigante e, ao mesmo tempo, pra lá de alentador.

“Sexto lugar no primeiro treino, quinto no segundo, e o ritmo de corrida foi muito bom também. Estamos muito felizes com tudo isso. Há um pouquinho mais de trabalho a ser feito no carro para deixá-lo mais ao meu agrado. Espero que nada mude, espero que tudo permaneça o mesmo, então amanhã podemos partir para uma classificação muito boa. O que configuraria um bom fim de semana”, complementou.

Dono do único ponto logrado pela Haas até agora no campeonato, Magnussen seguiu o discurso do companheiro de equipe ao avaliar o trabalho da equipe em Barcelona.

“Foi um dia positivo. Não andei tão bem com pouco combustível no segundo treino, então minha melhor volta não pareceu tão boa, mas Romain mostrou o que está no carro. Andar com alta carga de combustível foi muito positivo. O carro parece funcionar muito bem aqui. Está muito calor, os pneus esquentaram bastante, mas parece que está dando certo”, destacou.

F1; FÓRMULA 1; KEVIN MAGNUSSEN; HAAS; BARCELONA;
Kevin Magnussen também se colocou entre os dez pela manhã (Foto: Haas)

“Acho que essa pista se adequa um pouco melhor a nós, obviamente. Estou bastante otimista e muito feliz com o dia de hoje. Vai ser muito difícil amanhã, mas espero que possamos avançar um pouco mais na classificação do que fizemos até agora neste ano e, a partir de lá, termos uma boa corrida”, finalizou o dinamarquês.

A Fórmula 1 volta a acelerar neste sábado em Barcelona com o terceiro treino livre, marcado para 7h (de Brasília), enquanto a sessão que vai definir o grid de largada acontece a partir de 10h. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL todo o fim de semana do GP da Espanha de F1.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube