GUIA 2024: RB adota ‘filosofia Red Bull’ e dá cartada final por sucesso na F1
A RB passou por uma completa reestruturação que vai muito além da mudança no nome da equipe e de sua identidade visual. Agora trabalhando ainda mais próxima da Red Bull, a escuderia italiana tem de se provar e mostrar que pode ser competitiva na F1
A RB chega com muitas expectativas para a temporada 2024 da Fórmula 1. Isso porque depois da Red Bull cogitar vender a equipe por causa da falta de competitividade e dos problemas financeiros, a escuderia de Faenza passou por uma completa reestruturação. Agora, conta com Laurent Mekies, ex-Ferrari e substituto de Franz Tost no cargo de dirigente. Além disso, a RB estreitou ainda mais os laços com a Red Bull e está prometendo um carro competitivo para a campanha que se aproxima.
Na verdade, o time italiano já teve um salto de desempenho considerável nas últimas corridas de 2023, quando decidiu seguir a ‘filosofia’ do time austríaco para desenvolver a AT04. Tanto que Daniel Ricciardo foi capaz de somar bons pontos ao cruzar a linha de chegada do GP do México na sétima posição. Yuki Tsunoda, por sua vez, foi aos pontos nos GPs do Brasil e de Abu Dhabi. Os resultados sólidos quase foram o suficiente para tomar o sétimo lugar da Williams no Mundial de Construtores. Embora não pareça muito, a evolução foi notória. Ainda mais se considerarmos que a então AlphaTauri ocupou a lanterna da tabela em boa parte de 2023.
Agora, com identidade visual totalmente alterada e uma reestruturação interna forte, a RB tem grandes chances de seguir na crescente que mostrou no fim de 2023 e avançar ainda mais na tabela. Um movimento interessante adotado pelo time foi mudar o local da fábrica. Agora, as instalações da equipe em Bicester, no Reino Unido, serão fechadas de forma permanente e vão se mudar para Milton Keynes, cidade da fábrica da Red Bull.
“Não estamos satisfeitos com o que temos hoje em Bicester em termos de infraestrutura. Era uma instalação muito pequena, crescemos demais e estamos lá porque usamos nosso túnel de vento, mas esse não é mais o caso. Decidimos que a fábrica vai fechar. Ela abrange o departamento aerodinâmica, o departamento de conceito e algumas outras peças, mas será descontinuada”, disse Mekies.
Como parte da expansão do time, toda a área aerodinâmica será movida para Milton Keynes. A nova estrutura será maior e, com isso, Mekies acredita que estar mais próximo da equipe irmã Red Bull pode ser benéfico para o desenvolvimento do carro.
E por falar em carro, a RB chega com as expectativas lá em cima com a VCARB 01. Ainda que não tenha conseguido a maior das quilometragens nos testes de pré-temporada, Yuki Tsunoda gostou do que sentiu do novo bólido. Depois de ficar com o quinto melhor tempo no último dia de atividades no Bahrein, o japonês afirmou que o modelo melhorou de forma considerável em relação ao carro anterior.
“Os testes foram tranquilos. Não seguimos nosso programa por inteiro por conta dos problemas com a pista, mas tivemos boas respostas. Senti que o carro evoluiu em relação ao ano passado, então estou feliz com isso até o momento. O equilíbrio melhorou e a frente está especialmente mais forte. Ainda temos que ajustar o balanço na traseira, mas estamos no caminho certo”, disse Tsunoda.
Daniel Ricciardo, por sua vez, embora também espere uma evolução do time sediado em Faenza, foi um pouco mais cauteloso quanto ao verdadeiro potencial da RB. Ainda assim, para o australiano, “liderar o pelotão intermediário” é uma meta realista.
“É o início da temporada, precisamos ser um pouco cautelosos”, disse Ricciardo. “Conforme a temporada for avançando, o objetivo é estar à frente no pelotão intermediário. Mas diria que, no momento, estamos mais atrás. Não tenho certeza de que estamos lá ainda, mas é certamente nosso objetivo”, disse Daniel.
“Sei que algumas pessoas estão animadas conosco antes do início da temporada, mas quero ser um pouco mais cauteloso. Temos um carro decente, mas ainda temos muito trabalho a fazer. Com os números que tiramos dos testes, acreditamos que ainda precisamos encontrar algumas coisas”, afirmou Ricciardo.
Para 2024 a RB optou por não contar com nenhum piloto jovem da academia da Red Bull e decidiu manter Yuki e Daniel. Tsunoda caminha para sua quarta temporada na F1 junto da mesma equipe e, certamente, é um piloto que evoluiu nesse período. A maior prova disso foram os resultados mais sólidos ao longo de 2023, mesmo com um carro ruim no início do ano.
Por outro lado, Ricciardo está no grid da Fórmula 1 desde 2011 e trabalhou com os membros da RB entre 2012 e 2013, quando a equipe ainda se chamava Toro Rosso. É certo que os últimos anos do australiano junto da McLaren não foram dos mais convincentes, mas Daniel parece estar se encaixando bem na RB e pode ajudar na evolução do time. A Red Bull deu uma última chance para a escuderia de Faenza e se reorganizou de forma a tentar ser mais competitiva em 2024. Resta saber se as mudanças vão surtir efeito.
O GRANDE PRÊMIO publica nesta semana um guia completo de tudo que é preciso saber sobre a temporada 2024 da Fórmula 1, que começa no próximo fim de semana, entre os dias 29 de fevereiro e 2 de março, com o GP do Bahrein. O GRANDE PRÊMIO transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após cada dia de atividade.
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