Haas divulga pintura atualizada para 2022 sem cores da bandeira da Rússia

Equipe americana mostrou ao mundo o novo VF-22, após todas as repercussões do conflito no leste europeu dentro do time

Mercedes choca mundo da Fórmula 1 com carro quase sem sidepods (Vìdeo: DAZN España/F1)

Após a saída da Uralkali e de Nikita Mazepin, a Haas revelou ao mundo a nova pintura do VF-22 para a temporada de 2022 da Fórmula 1. Nesta quinta-feira (10), o carro da equipe americana foi divulgado sem as cores da bandeira da Rússia, em tons pretos, vermelhos e brancos.

A decisão representa um efeito claro da invasão russa à Ucrânia. A guerra no leste europeu, inclusive, causou uma série de repercussões dentro da Haas: no último dia de testes em Barcelona, por exemplo, a equipe já havia retirado as cores russas de seu carro, quando o conflito ainda era recente.

Vista lateral da nova pintura da Haas (Foto: Reprodução/Haas)

Além disso, as esperadas saídas da patrocinadora Uralkali – empresa russa de fertilizantes comandada por Dmitry, pai de Mazepin -, além da demissão do piloto Nikita, também se concretizaram. Ainda que quisesse, por algum motivo ou outro, manter a pintura original em seu VF-22, a Haas não poderia: em reunião extraordinária convocada no início do mês, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) determinou que “nenhum símbolo nacional russo/bielorrusso, cores, bandeiras [uniforme, equipamento e carro] devem ser exibidos”.

Após atraso na chegada de equipamentos ao Bahrein, consequência de um problema no avião cargueiro, a Haas confirmou ausência na primeira sessão de testes no Bahrein. A expectativa da equipe é estar presente no período da tarde desta quinta (10) no circuito de Sakhir, com o brasileiro Pietro Fittipaldi no volante.

Depois dos primeiros dias de testes em Barcelona, a Fórmula 1 retoma as atividades para a temporada 2022. O palco agora é o deserto bareinita, que sedia também a primeira corrida do campeonato, em 20 de março. Serão mais três dias de trabalhos no circuito de Sakhir, entre 4h e 13h (de Brasília).

A maior categoria do esporte a motor vive uma revolução técnica neste ano. Na tentativa de melhorar o espetáculo e equilibrar as forças do grid, a F1 aposta no conceito do efeito solo, configuração aerodinâmica usada já no fim dos anos 1980, mas que vem redesenhada. 

LEIA TAMBÉM
Haas pretere Fittipaldi e escolhe Magnussen para lugar de Mazepin na temporada 2022
UE coloca Mazepin e pai na lista de sancionados após encontro com Putin

Detalhe do novo VF-22 (Foto: Reprodução/Haas)

Além de toda a expectativa envolvendo o novo regulamento, o Mundial também espera uma revanche entre Max Verstappen e Lewis Hamilton. Os dois pilotos travaram uma dura batalha pelo título em 2021 e a tendência é que a briga aconteça mais uma vez, mas agora com outros elementos. 

GRANDE PRÊMIO acompanha a cobertura da pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein AO VIVO e em TEMPO REAL. A análise acontece no Briefing assim que as atividades em pista acabarem.

Detalhe do novo VF-22 (Foto: Reprodução/Haas)
FÓRMULA 1 2022: POR QUE O PESO DOS CARROS SE TORNOU UM PROBLEMA?
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar