Honda esquenta rumores de retorno à F1 e revela registro como fornecedora para 2026

Presidente de automobilismo da Honda, Koji Watanabe revelou que empresa está registrada como uma das fornecedoras de motores para 2026, mas não garantiu retorno definitivo ao grid

A Honda deixou a Fórmula 1 como fornecedora de motores após o fim da temporada 2021, coroada com o primeiro título mundial de Max Verstappen. No entanto, o retorno da montadora japonesa pode estar mais próximo do que se imagina. Na apresentação dos planos da empresa para o ano que vem, Koji Watanabe — presidente do braço automobilístico da marca — revelou que a fabricante se registrou como uma das fornecedoras de unidades de potência para 2026 — mas avisou que isso não garante um retorno definitivo ao grid.

“Como Honda, nós nos registramos como uma das fornecedoras de unidades de potência a partir de 2026”, admitiu Watanabe durante a apresentação dos Planos de Atividade Esportiva da Honda para 2023, na última segunda-feira (5). “As regras da F1 de 2026 em diante estão indo em direção à neutralidade de carbono”, destacou.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

MASASHI YAMAMOTO; MAX VERSTAPPEN; RED BULL; HONDA; F1;
Ao lado da Red Bull, a Honda deu a volta por cima na F1 após um retorno desastroso na McLaren (Foto: Chris Graythen/Getty Images/Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Apesar de admitir a inscrição, Watanabe explicou que a entrada não necessariamente significa que a Honda voltará à F1. Segundo o presidente, a intenção da montadora é continuar suas pesquisas sobre eletrificação, e o regulamento de motores de 2026 permite isso. De acordo com o japonês, as duas situações “batem”, o que favorece os planos da montadora japonesa.

“Além disso, a eletrificação tem sido promovida, e a promoção da eletrificação e da neutralidade de carbono da Honda tem sido a mesma. Os alvos batem”, ressaltou. “Como uma equipe de corrida, nós nos registramos como fabricantes para avançar nossas pesquisas no automobilismo. Ainda há o fato de que o dia 15 de novembro foi o último [para se registrar]. Então, nos registramos para podermos continuar as pesquisas”, adiantou.

Os rumores sobre um possível retorno da Honda à F1 começaram a ganhar força quando as conversas entre Red Bull e Porsche caíram, já que as duas partes não entraram em acordo. Os taurinos logo admitiram que estariam interessados em uma possível retomada da parceria, enquanto os japoneses nunca descartaram completamente um retorno — o logotipo da marca, inclusive, voltou a estampar o RB18 desde o GP do Japão, quando Verstappen conquistou o bi. Agora, o primeiro passo já foi dado.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.