Ímola libera entrada de funcionários essenciais para retirada de equipamentos da Fórmula 1

Depois de cerca de um dia e meio afastados do autódromo de Ímola, funcionários da Fórmula 1 foram liberados para entrar no circuito para recolher os equipamentos que precisam ser despachados para Mônaco

Funcionários essenciais da Fórmula 1 foram liberados para entrar no circuito de Ímola para recolher e despachar os equipamentos para o GP de Mônaco do próximo fim de semana. O GP da Emília-Romanha foi suspenso por causa da emergência climática que atinge o norte da Itália.

De acordo com veículos de comunicação da Itália, choveu na região de Emília-Romanha em apenas 36 horas o equivalente a seis meses de chuva. 14 rios transbordaram na região norte, nove pessoas morreram e muitas ainda estão desaparecidas.

O paddock de Ímola, completamente alagado após as chuvas que assolaram o norte da Itália (Foto: Twitter/Steffen Dietz)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A Itália não é o único país afetado por chuvas torrenciais. Sérvia, Croácia e Eslovênia também foram atingidas.

Na última terça-feira, as autoridades locais pediram que o Autódromo Enzo e Dino Ferrari fosse esvaziado, já que temiam a inundação do local por conta da cheia do rio Santerno, que contorna a pista. No dia seguinte, a proibição seguiu valendo.

Na tarde de ontem, a F1 anunciou a suspensão do GP da Emília-Romanha, que estava previsto para este fim de semana. Ao GRANDE PRÊMIO, um porta-voz da categoria afirmou que não está descartado o reagendamento da prova ainda em 2023, mas assumiu que é “improvável”.

Apesar de a inundação ter atingido o circuito — afetando o paddock da Fórmula 2 e as instalações de TV da F1 —, os boxes e os paddock da categoria de elite do automobilismo mundial escaparam das águas.

Com a melhora das condições climáticas na manhã desta quinta-fera, foi possível um acordo para permitir a entrada do pessoal essencial para a desmontagem dos equipamentos das equipes. A viagem a Mônaco, palco da corrida da próxima semana, não será fácil, já que muitas rodovias da Itália seguem interditadas e com deslizamentos de terra.

Ainda assim, de acordo com a publicação inglesa Autosport, a Fórmula 1 não teme impactos na programação da corrida em Monte Carlo.

Fórmula 1 continua a temporada 2023 já na próxima semana, com o GP de Mônaco, em Monte Carlo, entre os dias 26 a 28 de maio.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.