Hamilton lembra reação da Mercedes ao reclamar do W14: “Falaram que estava errado”

Lewis Hamilton alertou a Mercedes sobre os problemas no desenvolvimento do W14, mas equipe estava segura de si e preferiu não dar ouvidos ao heptacampeão

Em março do ano passado Lewis Hamilton externou seu descontentamento com a Mercedes por não ter sido ouvido sobre o desenvolvimento do W14, carro utilizado em 2023. O atrito entre o piloto e o time vai ser aprofundado na sexta temporada de Drive to Survive, que estará disponível na Netflix na próxima sexta-feira (23). A equipe, que estava segura do que estava fazendo, cravou que a opinião do heptacampeão estava equivocada.

Depois de dominar a Fórmula 1 por oito anos, a Mercedes não conseguiu se encontrar com o regulamento que explora o efeito-solo, que passou a vigorar em 2022, e desde então sofre com o desempenho. Em 2023 a equipe até conseguiu o segundo lugar no Mundial de Construtores, mas passou longe de alcançar os resultados desejados e não venceu uma corrida sequer. 

Ao longo de 2022 Hamilton sacrificou o próprio desempenho em algumas provas para testar diferentes configurações no W13 e, com isso, tentar encontrar uma solução para que o W14 fosse mais competitivo. Porém, durante a concepção do carro de 2023, a Mercedes ignorou completamente as sugestões do heptacampeão e garantiu que sabia o que estava fazendo.

“Lembro de reclamar com a equipe e dizer, ‘olha, temos de fazer essas mudanças, senão esse é o caminho que vamos seguir e teremos problemas. Por favor, façam algo a respeito’”, disse Lewis.

Frédéric Vasseur levou Lewis Hamilton para a Ferrari (Foto: Reprodução)

“Lembro que eles disseram, algo como, ‘nós sabemos o que estamos fazendo, você está errado’. E esse foi um momento interessante. Eu estava tipo, ‘ok, vou recuar, não quero pisar no calo de ninguém’. Então, quando entramos na temporada, conversamos novamente e eles disseram ‘ah, talvez você estivesse certo’”, finalizou Hamilton. 

Com três pontos a mais do que a Ferrari, a Mercedes somou 409 pontos, oito pódios e conquistou o segundo lugar no Mundial de Construtores em 2023. A escuderia italiana, por sua vez, foi ao pódio em nove oportunidades e venceu o GP de Singapura com Carlos Sainz. Para 2025 Lewis Hamilton vai deixar a equipe alemã, onde conquistou seis de seus sete títulos, e vai se mudar para Maranello.

O terceiro dia de testes começa nesta quinta-feira, às 4h (de Brasília). Todas as sessões são transmitidas pela F1 TV e recebem cobertura total do GRANDE PRÊMIOcom a análise do Briefing após cada dia de atividade.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.