Hamilton troca motor inteiro, é punido e larga no fim do grid do GP da Itália

Danos na terceira unidade de força de Lewis Hamilton na temporada foram causados por acidente com Fernando Alonso na Bélgica

EXCLUSIVO: FITTIPALDI É SONDADO POR EQUIPES DA F1 E IMPRESSIONA CAMPEÃO

O GP da Itália de Fórmula 1, marcado para o próximo domingo, vai contar com Lewis Hamilton largando no fim do grid de Monza, independente do que o heptacampeão fizer na classificação do sábado. O motivo é uma punição por conta do uso da quarta unidade de força no fim de semana em Monza.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A mudança de motor não é planejada pela Mercedes, mas uma resposta. O motor perdeu fluidos, de acordo com a equipe, após o acidente entre Hamilton e Fernando Alonso, na largada do GP da Bélgica. O impacto da colisão foi de 45G e chegou a tirar o carro de Lewis do chão antes de tirá-lo da corrida.

A Mercedes chegou a levar o motor de volta para a fábrica de Brixworth, na Inglaterra, onde as unidades de força da companhia são projetadas e construídas. A análise levou à conclusão de que não era prudente usar o motor novamente numa situação de corrida após a prova da Holanda, que seguiu a Bélgica.

Lewis Hamilton tem vida mais difícil em Monza (Foto: Mercedes)

Monza é a pista do calendário da Fórmula 1 que tem a maior média de velocidade e, portanto, oferece oportunidade de se recuperar de uma punição como essa, que obrigatoriamente empurra o piloto para o fim do grid. Na Holanda, as chances de fazer isso são muito menores; em Singapura, próxima prova, seria ainda mais difícil, em tese, pelas circunstâncias travadas da pista.

A Fórmula 1 limita o uso dos componentes da unidade de força, que são cinco, como três para cada piloto. Como Hamilton vai usar a quarta unidade de todos os componentes, então tem de largar no fim da fila.

LEIA MAIS
+ Alonso recebe boné autografado e faz pazes com Hamilton após acidente em Spa e farpas

A Mercedes ainda avalia o terceiro motor para saber quais componentes podem ser aproveitados para o restante da temporada — uma troca futura de componentes de volta ao componente já utilizado não rende punição. Se a Mercedes conseguir salvar componentes talvez use algum deles na sexta-feira, evitando desgastar o novo motor.

Pelas características do GP de Singapura, é possível que mais gente acabe aceitando punições na Itália. Valtteri Bottas é um grande favorito para tanto, bem como Sergio Pérez também é cotado.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália de Fórmula 1.

DRUGOVICH NA F1: ACORDO COM ASTON MARTIN ENCAMINHADO | TT GP #68
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.