Andretti destaca “imprevisibilidade” na F1 e aposta em Verstappen no duelo contra Norris

Mario Andretti analisou o atual cenário do Mundial de Pilotos, citou os problemas enfrentados pela Red Bull em 2024 e ainda afastou os temores de uma nova era de domínio na Fórmula 1, desta vez liderada pela McLaren

Enquanto ainda sonha em ver a equipe que leva seu sobrenome ocupando um lugar no grid da Fórmula 1 em um futuro próximo, Mario Andretti decidiu opinar sobre a atual disputa entre Max Verstappen e Lando Norris pelo título do Mundial de Pilotos. O campeão de 1978 ainda falou sobre os problemas recentes enfrentados pela Red Bull e a imprevisibilidade da categoria em 2024.

Enquanto equipes e pilotos desfrutam de um segundo período de férias após o GP de Singapura, realizado há quase 20 dias, os entusiastas da classe rainha esfregam as mãos na expectativa das últimas seis provas — e três sprints — do certame. Apesar de não ganhar há oito corridas, o dono do RB20 #1 conseguiu se manter na liderança e chegou a 331 pontos na classificação, ficando 52 tentos à frente do rival da McLaren.

Mesmo com a vitória no circuito de Marina Bay, o britânico agora não depende mais só de si se quiser conquistar o primeiro título da carreira, já que Daniel Ricciardo ‘roubou’ o ponto extra pela volta mais rápida nos giros finais e ajudou Verstappen. Andretti, por sua vez, analisou todo o cenário e apostou no neerlandês.

“Acho que ainda vai dar Max. Ele não precisa vencer, apenas subir no pódio, e acho que Lando terá de vencer a maioria das corridas. Não calculei a matemática disso, mas ainda acho que Max vai ser o campeão este ano”, disse o ex-piloto em entrevista ao site GPblog.

Mario Andretti apostou em Max Verstappen no duelo contra Lando Norris (Foto: Red Bull Content Pool)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Mercedes encena conto da Cinderela ao ver W15 voltar a ser abóbora na F1 2024

Mario não deixou de citar as dificuldades enfrentadas pela Red Bull e o tricampeão no momento, mas frisou que nem mesmo esses empecilhos podem mudar a situação do campeonato. “Eles estão tendo alguns problemas, mas ainda são competitivos. Max ainda é competitivo, mesmo que não esteja dominando, obviamente”, continuou.

Depois de um início de temporada esmagador dos taurinos, a expectativa era de mais um ano de domínio do time de Milton Keynes, assim como foi em 2023. No entanto, a situação mudou completamente a partir do GP de Miami, com McLaren, Ferrari e Mercedes obtendo sucesso em desenvolver os respectivos bólidos e compartilhando vitórias desde então. Embora Verstappen esteja caminhando para o tetracampeonato, a escuderia de Andrea Stella já assumiu a dianteira no Mundial de Construtores.

Andretti elogiou o atual equilíbrio na F1 e disse que a imprevisibilidade, já que nunca é possível saber de antemão quem vai vencer cada etapa, é boa para quem acompanha a categoria. “Acho que desse ponto de vista, você pode ver que é uma coisa boa para os fãs saberem que não é mais tão previsível como era nos dias maravilhosos de Michael Schumacher. Na época, a questão era saber quem iria terminar em segundo. Não é mais assim no momento, o que é ótimo”, destacou.

Andretti minimizou preocupações com nova era de domínio na F1 (Foto: AFP)

No entanto, a queda da Red Bull abriu espaço para a ascensão da McLaren e os temores de uma nova era de domínio tendo início. Entretanto, Andretti minimizou tal preocupação e disse que a categoria sempre foi desta forma. “O domínio na Fórmula 1 não é novidade, sempre aconteceu. Essa é uma característica da categoria, mas então as coisas começam a mudar. Ninguém pode ficar no topo para sempre. Isso é algo que já vimos”, apontou.

“Vivemos tempos interessantes agora. Ainda falta bastante temporada, sem dúvida. As coisas podem mudar drasticamente a esse respeito, mas, ao mesmo tempo, ainda aposto nas equipes que estão na parte de cima. A Red Bull vem sofrendo, sem dúvida. Eles não escondem isso, mas, ao mesmo tempo, não estão fora da disputa de forma alguma”, finalizou Andretti.

Fórmula 1 volta entre os dias 18 e 20 de outubro para o GP dos Estados Unidos, em Austin.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.