Mario Andretti vê “talento excepcional” e diz que Herta “precisa mostrar isso” na F1

Campeão mundial em 1978 revelou querer ver Colton Herta no grid da F1, caso a Andretti consiga ingressar na categoria em 2024

ANDRETTI -SAUBER NA F1: AFINAL, O ACORDO SAI OU NÃO? | GP às 10

No que depender de Mario Andretti, Colton Herta é presença certa no grid da Fórmula 1, especialmente se a marca que leva o sobrenome conseguir, de fato, ingressar na categoria. O campeão mundial de 1978 declarou, ao jornal Indystar, que quer ver o piloto de 21 anos competir no mais alto nível do automobilismo.

“Eu 100% quero Colton na Fórmula 1. Ele merece estar lá. Para mim, é um talento excepcional e precisa ser capaz de mostrar isso na F1”, afirmou o patriarca da família Andretti.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Colton Herta se destacou na Indy em 2021 (Foto: Indycar)

“E talvez se ele não conseguir os resultados que espera obter, pode conseguir uma oferta para guiar em algum outro lugar, mas pelo menos ele teria um acordo justo com Michael (Andretti). Você tem duas corridas, potencialmente três, nos Estados Unidos. Acho que não iria machucar ninguém que a F1 tivesse outro time norte-americano e, definitivamente, ao menos um piloto estadunidense. Quanto a isso, você pode ter certeza. Se não, corto a mesada de Michael (risos)”, completou.

LEIA TAMBÉM
+Andretti pode começar trabalho na F1 “no dia seguinte” de aprovação da FIA, diz Mario

Michael, filho de Mario e responsável por tocar os negócios da marca, está à frente do pedido do grupo americano de ingressar na F1 a partir de 2024. A FIA jogou água no chope e afirmou “não estar atualmente em posição de considerar ou comentar qualquer expressão de interesse ou inscrição recebida para novas equipes em relação ao Mundial de Fórmula 1”, mas ainda assim a possibilidade segue em aberto.

A confiança da Andretti se baseia na garantia do grupo de ter – e cumprir – todos os requisitos necessários para se tornar a 11ª equipe no grid. De acordo com Mario, seu filho tem um projeto de ingresso na Fórmula 1 formulado há algum tempo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Eles têm trabalhado duro para conseguir funcionários. As instalações em Indianápolis seriam separadas (da sede da equipe para a Indy), mas tudo ficaria sob o mesmo telhado – juntos, mas separados”, disse.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que Michael tenta adentrar na principal categoria do esporte a motor mundial. No fim de 2021, a marca passou perto de adquirir a Sauber no fim do ano passado, o que faria a Alfa Romeo se transformar em Andretti. No entanto, a negociação fracassou – de acordo com Mario, não por dinheiro, e sim por diferenças no controle criativo. Além disso, o americano já havia sondado também a Haas e a Williams.

Paddockast #136 | Nova presidência da FIA já começa a indicar algo na F1?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.