Marussia se diz "chocada e indignada por alegações falsas" sobre circunstâncias do acidente de Bianchi em Suzuka
Em nota nesta quarta-feira (15), a Marussia se disse chocada e indignada com alegações de que Jules Bianchi não reduziu a velocidade do carro no trecho de bandeira amarela por conta do acidente anterior com Adrian Sutil em Suzuka e de que a equipe tenha pedido ao piloto para forçar o ritmo na tentativa de manter a posição à frente da Caterham
A Marussia enviou uma nota à imprensa nesta quarta-feira (15) e se mostrou indignada com relação às informações publicadas em diversos meios de comunicação na Europa sobre as circunstâncias do acidente sofrido por Jules Bianchi em Suzuka, há pouco mais de uma semana.
Enquanto o francês de 25 anos ainda permanece internado em estado crítico em um hospital próximo do circuito japonês, a equipe anglo-russa se disse chocada com algumas publicações que sugeriram que a culpa pela batida tenha sido do piloto e do próprio time. A Marussia não especificou as reportagens.
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Entende-se que alguns meios de comunicação europeus tenham informado que Jules não reduziu a velocidade de seu carro no trecho em bandeira amarela dupla, por conta do acidente anterior com Adrian Sutil, e que a esquadra pediu a ele para forçar o ritmo, mesmo sob o pano amarelo, na tentativa de se manter à frente da Caterham do sueco Marcus Ericsson.
Ambas as alegações foram veementemente negadas pela equipe no comunicado. "A Marussia está chocada e indignada com essas alegações. No momento em que seu piloto está gravemente ferido no hospital, a equipe sempre deixou claro que a prioridade maior é cuidar de Jules e sua família, que está angustiada em ter de responder aos rumores profundamente perturbadores e imprecisos sobre as circunstâncias do acidente de Jules", disse o time na nota.
O time citou ainda que entregou todos dados de telemetria à FIA, além de uma cópia das mensagens de rádio feitas entre Bianchi e o time durante toda a corrida. A esquadra deixou claro ainda que as informações foram analisadas por Charlie Whiting, que confirmou que o jovem gaulês reduziu, sim, a velocidade do trecho de perigo.
1) que Jules não reduziu a velocidade no trecho de bandeira amarela dupla mostrada após a rodada de Adrian Sutil em condições de pista molhada e 2) que a equipe pediu a Jules para forçar o ritmo durante o trecho de bandeira amarela para manter Marcus Ericsson atrás.
A Marussia está chocada e indignada com essas alegações. No momento em que seu piloto está gravemente ferido no hospital, a equipe sempre deixou claro que a prioridade maior é cuidar de Jules e de sua família, que está angustiada em ter de responder aos rumores profundamente perturbadores e imprecisos sobre as circunstâncias do acidente de Jules.
No entanto, dado que essas alegações são inteiramente falsas, a equipe não tem alternativa a não ser considerar isso. Sobre o primeiro ponto: Jules diminuiu a velocidade sob as bandeiras amarelas duplas. Isso é um fato irrefutável, como comprovado pelos dados de telemetria que a equipe forneceu à FIA. Na coletiva de imprensa que a FIA realizou em Sochi, na sexta-feira, dia 10 de outubro, Charlie Whiting, diretor de provas da F1, confirmou que a equipe forneceu esses dados. Ele mesmo examinou as informações e disse que Jules realmente reduziu a velocidade.
Sobre o segundo ponto: uma cópia completa do áudio das transmissões de rádio entre a equipe e Jules, assim como a transcrição escrita, foram entregues à FIA. É bastante claro que, a partir da transmissão e da transcrição, em nenhum momento durante o período que antecedeu ao acidente a equipe pediu a Jules para aumentar o ritmo ou ainda fez qualquer comentário sugerindo que ele deveria aumentar o ritmo.
A equipe espera sinceramente que, depois de ter esclarecido os fatos, pode evitar distrações e se manter focada em seu principal objetivo no momento, que é o apoio a Jules e sua família.
As imagens do acidente de Jules Bianchi
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Torcedor registra momento do acidente com BianchiF1 2014: o acidente de Jules Bianchi com um guindaste no GP do Japão