Verstappen ignora chove-para de Silverstone e conquista pole do GP da Inglaterra
Mesmo com a chuva indo e voltando em Silverstone, Max Verstappen sobrou na hora decisiva da tomada de tempos e ficou com a pole do GP da Inglaterra
É quase desanimador tentar: sob quaisquer condições, não importa qual barreira tente se impôr, é praticamente impossível superar Max Verstappen em atividades importantes na Fórmula 1 2023. Nesta sábado (8), em Silverstone, numa daquelas situações de chove-para que costumam causar o caos para a ordem de forças, o líder do campeonato apenas esperou a pista melhorar um pouco. Foi quando sentiu cheiro de sangue na água, como um verdadeiro tubarão, e partiu para abocanhar a sétima pole na temporada, 27ª na carreira. E isso mesmo após uma baita barbeiragem no Q1.
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Um surpreendente Lando Norris deu a comemoração que o público gostaria de ter para um piloto da casa ao chegar a liderar o Q3 com cronômetro zerado por alguns segundos. Aí, veio Verstappen. Norris fica com a segunda posição e uma McLaren extremamente surpreendente com as atualizações instalados para esta corrida. Além de Norris, ainda comemora com Oscar Piastri na terceira colocação.
As duas Ferrari, que chegaram a dar indícios de que estava em ritmo de classificação bem parecido ao da Red Bull, acabaram superadas pelos carros da McLaren. Mas Charles Leclerc e Carlos Sainz foram quarto e quinto, seguidos por George Russell e Lewis Hamilton. Alexander Albon, Fernando Alonso e Pierre Gasly fecharam o top-10.
Destaque ainda para Sergio Pérez, que ficou para o fim do Q1 após uma bandeira vermelha causada pelo problema no carro de Kevin Magnussen e não conseguiu dar a última volta rápida, também por conta de um outro problema, esse de Valtteri Bottas. Assim, o mexicano foi eliminado na primeira fase da formação de grid. Já é a quinta prova seguida em que não vai ao Q3.
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Fórmula 1 2023 AO VIVO e EM TEMPO REAL. No domingo, a largada está marcada para as 11h (de Brasília, GMT-3). O GP transmite em segunda tela em parceria com a Voz do Esporte.
Confira como foi a classificação do GP da Inglaterra:
Diferente do terceiro treino livre, quando a pista começou seca e com a expectativa de chuva, na classificação o asfalto já estava úmido de saída. A temperatura ambiente era de 21°C e o asfalto úmido ficava em 22°C. Apesar de não haver chuva no momento da bandeira verde, já se sabia que as chances eram enormes de voltar a cair água a qualquer instante.
Q1 – Pérez, incrivelmente, eliminado de novo no começo da classificação
As equipes resolveram investir em estratégias diversas. Algumas foram para a pista de pneus intermediários, crendo na força da água que já estava por ali, mas outras preferiram pneus macios. Os macios logo se provaram a melhor opção.
A Ferrari fora uma a sair de pneus intermediários, levando em conta o aviso de pouca aderência, mas após alguns metros no traçado Charles Leclerc avisou que o certo era parar e trocar. Já Lewis Hamilton estava de macios, mas viu em primeira mão como era escorregadio: rodou sozinho na Stowe e teve de evitar no braço que o carro batesse.
Max Verstappen garantiu volta na casa de 1min33s, mas, como a pista secava rápido, os tempos obviamente cairiam. Os avisos de rádio eram claros: já chovia em certas partes de Silverstone e a água aumentaria.
Verstappen emendou 1min30s719, com Fernando Alonso somente 0s011 atrás. Leclerc veio a reboque, com o restante já ligeiramente distante. A chuva ganhava força e, antes que a força fosse demais, Carlos Sainz e Hamilton conseguiram sair das últimas posições.
Alexander Albon, rapidíssimo em todos os treinos livres, foi outro a pular para o 12º lugar, mas teve a volta cancelada e, com cinco minutos pela frente, estava em 19º. Aliás, as duas Williams apareciam dentro da zona de eliminação.
A chuva ganhava força, e o movimento nos boxes seguia a toada. Nyck de Vries reclamou bastante da McLaren, que soltou Oscar Piastri da garagem quase em cima do holandês.
Aí, então, um problema e bandeira vermelha: Kevin Magnussen perdeu potência e parou na pista logo após passar pela entrada do pit-lane. Bandeira vermelha com pouco mais de 3min pela frente para a retirada da Haas.
O curioso foi o que aconteceu dentro do pit-lane: Verstappen foi manobrar o carro para embicar na garagem e, como um motorista comum de habilitação a perigo da suspensão, dei com o bico da asa dianteira no pit-wall e partiu a peça em duas. “Fiquei sem aderência nenhuma”, disse.
O período de bandeira vermelha permitiu a chuva a parar e a pista melhorar um tanto. O suficiente para a alegria daqueles que estavam na zona de eliminação. Albon foi momentaneamente para a liderança, com Valtteri Bottas em segundo e Logan Sargeant no top-5.
Mas a melhora, claro, era geral. Lando Norris foi para a liderança, seguido por Leclerc, Russell e Hamilton antes de Verstappen. Até que Bottas foi mais um a parar na pista com perda de potência: bandeiras amarelas duplas no segundo setor e fim das chances de andar para aqueles que abriram volta tarde.
Dentr estes, Sergio Pérez. Incrivelmente, pela quinta corrida seguida, o mexicano, dono do melhor carro da F1, não iria ao Q3. Desta vez, eliminado direto no Q1, com a 16ª posição. Yuki Tsunoda era o 17º, seguido por Guanyu Zhou, Nyck de Vries e Kevin Magnussen.
Q2 – McLaren reforça poderio, mas Verstappen retoma primeiro lugar
Na chegada ao Q2, informações conflitantes. A Haas disse a Nico Hülkenberg que a chuva voltaria a cair em breve, enquanto a McLaren disse para Piastri que não teria mais água. Já na líder Red Bull, o aviso era de que ao menos uma chuva leve voltaria a aparecer dentro de cinco minutos após o começo da sessão.
Alonso foi o primeiro a registrar volta rápida, ainda na casa de 1min30s6, e foi melhor que o companheiro Lance Stroll, que completou tempo logo em seguida. Mas Norris continuava bastante veloz e tirava 1min29s427. Tempo bem mais alto que aquele com o qual liderou o Q1, mas ao menos servia para tomar o primeiro posto. Verstappen só passou em terceiro.
A pista evoluía ainda mais. Suficiente para Alonso recuperar a dianteira e Albon chegar com a segunda colocação. Após a primeira rodada de voltas, Hamilton era o mais lento entre os que de fato contabilizaram volta: Stroll e Sargeant tiveram giros cancelados por conta dos limites da pista, enquanto Bottas, com problemas do fim do Q1, nem entrou.
Mas Hamilton conhece Silverstone como poucos. Logo após Verstappen passar com o primeiro tempo, Hamilton foi ainda melhor, para o delírio do público, e assumiu a dianteira com 1min28s545.
Uma bela volta, mas pouco na comparação ao que Norris faria em seguida: 1min28s042, impressionante. Piastri levou a McLaren ao terceiro lugar, reforçando a impressão de que as atualizações do MCL60 funcionaram ao menos para ritmo de classificação.
Com dois minutos pela frente, a briga para fugir da eliminação também ganhava peso. Bottas estava fora, bem como Hülkenberg estava com situação difícil. Stroll sofria para andar bem, enquanto as duas Alpine e Sargeant lutavam para ver quem cairia.
As duas Ferrari pularam para as posições dois e três, mas, na volta derradeira, Verstappen voou e anotou 1min27s702 para assumir a ponta. Piastri melhorou o tempo dele e bateu Norris, mas o inglês sequer estava na pista àquela altura, uma vez que já tinha classificação garantida.
Albon se jogou a um forte quarto posto, à frente de Sainz e Leclerc. Alonso, Hamilton, Pierre Gasly e Russell foram os últimos classificados.
Isso significa que as posições do 11º ao 15º lugar sobraram, nesta exata ordem, para Hülkenberg, Stroll, Ocon, Sargeant e Bottas.
Q3 – Em qualquer condição, Verstappen é favorito na F1 2023
É verdade que de vez em quando ainda dava para notar leves gotas de chuva em Silverstone, mas era o sol que saía e dava o recado para a definição da pole na pista inglesa: a pista só melhoraria na parte final da classificação.
E, com isso, estava claro quem é que levaria vantagem. Logo na primeira rodada de voltas rápidas, Verstappen engoliu a competição e anotou 1min27s084: 0s633 mais rápido que Hamilton, o segundo colocado. Piastri e Leclerc vinham colados nele, com Sainz, Alonso, Albon, Gasly, Russell e Norris em seguida. Lando cometeu um erro na volta.
Na rodada posterior, porém, nada de erro por parte de Norris e ordem de forças realmente mais próxima que que se via. Lando pulou para a dianteira com uma voadora volta em 1min26s961 e fez as arquibancadas tremerem em Silverstone.
Piastri vinha em terceiro, seguido por Leclerc e Sainz, Russell e Hamilton, além de Albon, Alonso e Gasly. Mas faltava Verstappen.
Para jogar água no chope do público inglês, Max voou e anotou 1min26s720 para superar Norris por 0s241 e ficar com a sétima pole dele na temporada 2023.
F1 2023, GP da Inglaterra, Silverstone, Grid de Largada:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:26.720 | ||
2 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:26.961 | +0.241 | |
3 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:27.092 | +0.372 | |
4 | C LECLERC | Ferrari | 1:27.136 | +0.416 | |
5 | C SAINZ | Ferrari | 1:27.148 | +0.428 | |
6 | G RUSSELL | Mercedes | 1:27.155 | +0.435 | |
7 | L HAMILTON | Mercedes | 1:27.211 | +0.491 | |
8 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:27.530 | +0.810 | |
9 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:27.659 | +0.939 | |
10 | P GASLY | Alpine | 1:27.689 | +0.969 | |
11 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:28.896 | +2.176 | |
12 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:28.935 | +2.215 | |
13 | E OCON | Alpine | 1:28.956 | +2.236 | |
14 | L SARGEANT | Williams Mercedes | 1:29.031 | +2.311 | |
15 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:29.968 | +3.248 | |
16 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:30.025 | +3.305 | |
17 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:30.123 | +3.403 | |
18 | N DE VRIES | AlphaTauri Honda | 1:30.513 | +3.793 | |
19 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:32.378 | +5.658 | |
20 | V BOTTAS* | Alfa Romeo Ferrari | DSQ |