Como Verstappen conseguiu ser punido cinco vezes no GP da Arábia Saudita de F1

Com manobras irregulares para defender a posição e até um brake-test, Max Verstappen viveu um domingo de pesadelo na Arábia Saudita

Verstappen diminuiu a velocidade no meio da pista e foi atingido por Hamilton em Jedá (Vídeo: Reprodução/F1TV)

Max Verstappen foi um dos protagonistas do polêmico GP da Arábia Saudita, disputado no último domingo (5), mas não necessariamente pelo lado positivo. O holandês lutou com Lewis Hamilton pela vitória na corrida noturna em Jedá, mas teve uma jornada marcada por decisões erráticas e até um perigoso brake-test, no meio da reta, que causou o incidente mais controverso da prova com a batida do piloto da Mercedes na traseira do carro da Red Bull. No fim das contas, ao longo de uma prova de 50 voltas e duas interrupções com bandeira vermelha, Verstappen sofreu nada menos que quatro punições, enquanto outra foi anunciada horas depois do desfecho da disputa.

A primeira das punições sofridas pelo holandês aconteceu depois da primeira relargada. Beneficiado pela estratégia da Red Bull, que optou por não chamá-lo para trocar pneus durante o período de safety-car após acidente com Mick Schumacher — bandeira amarela que depois virou vermelha com a primeira interrupção da corrida —, Verstappen assumiu a liderança da prova e tinha Hamilton em segundo.

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Verstappen cortou caminho na curva para passar Hamilton na primeira relargada (Foto: Reprodução)

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Foi assim que os dois partiram, lado a lado, para a segunda largada da corrida. Só que Hamilton largou muito melhor que o rival, e Verstappen cortou a curva 1 e retomou a liderança ao exceder os limites de pista, voltando à frente de Hamilton e de Esteban Ocon.

Após toda a bagunça com os acidentes sofridos por Sergio Pérez, George Russell e Nikita Mazepin, veio nova bandeira vermelha. E aí a direção de prova, depois de negociar com a Red Bull, determinou que Verstappen cedesse as posições para Hamilton e Ocon, ficando assim em terceiro no grid para a terceira largada da noite.

Já na metade final da corrida, depois de breve intervenção do VSC, Hamilton foi pra cima de Verstappen, acionou a asa móvel pela primeira vez e quase fez a ultrapassagem na curva 1. O holandês não deu espaço, e os dois foram para fora da pista, num repeteco do que aconteceu em Interlagos.

Na sequência daquela volta 37, um misto de falha bizarra de comunicação por parte da FIA e uma atitude temerária de Verstappen, que reduziu a velocidade bruscamente e acionou a terceira marcha no meio da reta. Naquele momento, Max teria de devolver a posição para Hamilton, e a Red Bull o aconselhou a fazê-lo de forma estratégica. Foi quando aconteceu o momento mais polêmico da corrida.

Com sete voltas para o fim da corrida, veio a terceira sanção e, logo depois, a quarta. Isso porque Max havia sido instruído pela direção de prova a, novamente, devolver a posição para o rival. Hamilton conseguiu passar Verstappen, mas o holandês retomou a primeira posição em seguida. Logo depois, a FIA anunciou punição a Max por ter cortado caminho na curva e ter obtido vantagem. 5s de acréscimo para o holandês no tempo total de prova.

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Cerca de três horas depois da bandeirada, a direção de prova da FIA para a Fórmula 1 anunciou a quinta punição imposta a Verstappen. O piloto da Red Bull foi considerado pelos comissários como “predominantemente culpado” pelo incidente com Hamilton no brake-test. Max teve 10s acrescidos ao seu tempo total de prova, mas na prática nada mudou, já que o holandês se manteve na segunda colocação do caótico e polêmico GP da Arábia Saudita.

O próximo fim de semana vai marcar o desfecho da temporada 2021 e vai definir o grande campeão deste incrível ano. O GP de Abu Dhabi acontece entre 10 e 12 de dezembro no circuito de Yas Marina. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

F1 NA ARÁBIA: HAMILTON VENCE, VERSTAPPEN 2°: EMPATE NA DECISÃO | Briefing
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